segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Traficante é preso pela Força Tática no Olaria

Por volta das 11:00 da manhã desta segunda-feira 31/08, os policiais da Força Tática equipe do sargento Agenor e os soldados Tenório e Scarpa, prenderam o desocupado V.S.R de 18 anos vulgo "Nê", que realizava tráfico de drogas na quadra de esportes do bairro Olaria em São Sebastião.

Em patrulhamento pelo bairro, a equipe deparou com o acusado conduzindo uma moto que ao ser abordado não portava nenhuma documentação pessoal e do veículo.

Na casa do suspeito os policiais foram em buscas aos documentos do mesmo, e localizaram um rádio transmissor HT na frequência da policia, e 34 pinos de cocaína e 3 porções de maconha.

Dado voz de prisão, o marginal acabou preso na delegacia por tráfico de drogas.

Pedreiro é preso por tráfico de drogas na Ponte Seca

O pedreiro A.R.G de 38 anos, foi surpreendido com pedras de crack por volta das 23:50 de domingo 30/08, na Rua. Antonio Rosa no bairro Ponte Seca.

Os policiais Portella e Gonzaga, relizavam patrulhamento pelo local, quando depararam com o suspeito que tentou correr para dentro de casa ao perceber que seria abordado.

Abordado pelos policiais o acusado teve localizado em seu poder a quântia de R$100,00 e 20 pedras de crack.

Segundo a policia, a mãe do pedreiro ao perceber que o filho estava sendo preso correu para o banheiro e tentou dispensar no vaso sanitário mais 25 pedras de crack e 1 bucha de maconha, porém foi impedida pela guarnição.

Conduzido a delegacia, ele foi indiciado e preso por tráfico de drogas, já a mãe ficou como testemunha do ocorrido.

Bar no Sertão da Quina registra segundo homicídio em menos de um mês

Um bairro que há tempos atrás era local para seminaristas e jovens da renovação carismática da igreja católica, começa a se transformar em uma das áreas mais violentas da cidade.


Em menos de um mês um bar localizado no bairro do Sertão da Quina registra o segundo homicídio, com características semelhantes.
Quatro homens chegaram na madrugada do último sábado e entraram em um bar movimentado.

Os bandidos desceram de duas motos e usando capacetes para impedir a identificação, deflagraram quatro disparos contra o autônomo José Ferreira, 39 anos. A vítima foi atingida no pescoço, tórax, braço e orelha, vindo a falecer no local.
Logo após a rápida ação, os bandidos saíram em disparada pelo bairro, antes que a viatura da Polícia Militar chegasse ao local para as averiguações.

As informações foram encaminhadas para o Setor de Investigações da Delegacia de Ubatuba, que inicia o inquérito hoje, assim como as oitivas das pessoas que estavam no local na hora do crime.
O órgão trabalha com três hipóteses: acerto de contas, vingança ou dívida. Segundo investigações, o bar seria ponto de encontro de bandidos.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Ubatuba também poderá ser acionado para investigar se o local possui ou não alvará de funcionamento.

Garota de programa é encontrada morta em casa no Poiares

A Delegacia da cidade investiga mais uma morte suspeita. O corpo de Neuza Aparecida, 40 anos, foi encontrado no último sábado em residência no bairro do Poiares, próximo a uma padaria.

Segundo informações, a vítima estava nua e tinha marcas de violência no corpo, inclusive nas partes íntimas. Sua residência se encontrava semi-aberta. A vítima, conhecida na região por ser garota de programa, foi encontrada em adiantado estado de putrefação, o que, segundo a polícia, leva a crer que o corpo estaria no local há três dias.

O Setor de Investigação da Polícia Civil trabalha com as hipóteses de roubo e estupro seguido de morte, estupro seguido de morte ou até mesmo vingança, já que a vítima havia lavrado semanas antes um Boletim de Ocorrência relatando ter sofrido ameaças de uma outra mulher, cuja vítima citou como sua companheira.

Crack, maconha e cocaína são apreendidas com menor no Pontal da Cruz

45 pedras de crack, 22 porções de maconha e mais uma porção de cocaína. Foram essas drogas que policiais militares na última sexta-feira com o adolescente J.L.B., 17 anos. A ação foi realizada enquanto os homens da corporação desenvolviam o patrulhamento de rotina pela Avenida Manoel Hipólito do Rego, trecho situado no bairro Pontal da Cruz, na região central da cidade.

Segundo informações fornecidas pelo 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPM/I), no momento em que os policiais trafegavam pelo local, o adolescente começou a apresentar atitudes suspeitas, que chamaram a atenção. Diante da situação, foi realizada a abordagem e a revista pessoal, que além dos entorpecentes, resultou na localização de mais R$ 8,75 em dinheiro.

Encaminhado ao 1º Distrito da Polícia Civil, no bairro Vila Amélia, também na área central do município, o infrator prestou depoimentos aos investigadores que estavam de plantão e foi liberado, mediante a presença de seus responsáveis. Por ser menor de idade, J.L.B., foi apenas enquadrado por ato infracional de tráfico de entorpecentes. Caso fosse maior e condenado, poderia pegar entre cinco até 15 anos de prisão.

Condenados por furto são capturados na Oswaldo Cruz e Rio-Santos

Homens da 3ª Companhia da Polícia Militar capturaram na última semana duas pessoas, ambas condenadas pela Justiça pelo crime de furto. Os dois infratores foram localizados em trechos das Rodovias Oswaldo Cruz (SP-125), trecho do bairro Jardim Carolina, e na Rodovia Doutor Manuel Hipólito do Rego, (SP-55), trecho do Perequê-Açu.

Na Oswaldo Cruz, os policiais militares prenderam o jovem M.P., 24 anos. A ação foi motivada quando os PM’s desenvolviam o patrulhamento de rotina pela região e avistaram o infrator em atitudes suspeitas e em poder de duas bicicletas. Apesar de nada de irregular ser constatado enquanto era realizada a revista pessoal, a sua passagem pela polícia foi confirmada depois de uma pesquisa criminal feita junto à Central de Operações corporação (Copom).

Já na Rio-Santos, N.J.A., 46 anos, foi detido. Assim como na ocorrência anterior, os PM’s estavam em patrulhamento e confirmaram a infração através de uma consulta ao Copom. Nada de ilícito foi encontrado durante a revista pessoal. Em ambos os casos, os infratores foram levados ao Distrito da Polícia Civil, no Centro do município, onde prestaram depoimentos aos investigadores e, em seguida, conduzidos à Cadeia Pública, onde ficarão à disposição da Justiça. O crime de furto, segundo o Código Penal, pode punir o indiciado com até 10 anos de reclusão.

PM morto no Japuí se queixava de ameaças

O sepultamento do policial militar Marco Antônio Vieira, de 44 anos, morto a tiros na tarde do último sábado na casa de parentes, em São Vicente, foi marcado pela tristeza e inconformismo de amigos, familiares e colegas de profissão. O enterro foi realizado ontem às 14 horas, no Cemitério Municipal Memorial Vicentino.

"Ele era uma pessoa muito querida no bairro onde morava. Estava sempre disposto a ajudar quem precisasse. Dava a vida pelas pessoas. Ele se foi, mas honrou a sua farda e tinha muito orgulho do trabalho que fazia", afirmou uma parente que preferiu não se identificar.

Segundo ela, Marco Antônio chegou a comentar que estava sendo ameaçado. "Um das filhas dele falou que ele ia armado até no banheiro".

De acordo com o tenente-coronel Marcelo Prado, comandante do 39o Batalhão da PM de São Vicente, há cinco meses Marco Antônio havia comparecido ao batalhão para ser ouvido a respeito das ameaças que vinha recebendo.

"Ele não tinha identificação de quem o ameaçava e não imaginava quem poderia ser. A corregedoria foi notificada sobre o fato e nós estávamos intensificando o patrulhamento nas imediações da residência dele, sobretudo, nos horários de saída e retorno. A fiscalização era feita por meio da Força Tática e de viatura da 1a Companhia da corporação", explicou Prado, que acompanhou o velório e o enterro do policial.

Para o coronel, apesar da tristeza, o momento é de motivação para que os criminosos sejam presos o mais rápido possível. Sobre a investigação, ele explicou que já foram encontrados o veículo, um Corsa, e a arma utilizada pelos bandidos. "Já temos alguns nomes. Estamos aguardando apenas a complementação pelas provas periciais, através de impressão digital. É um trabalho conjunto com a polícia civil e corregedoria da PM", disse.

O oficial estima que quatro pessoas estejam envolvidas no assassinato. Segundo ele, as testemunhas que estavam no local viram apenas dois indivíduos. Porém a polícia trabalha com a hipótese de a dupla ter recebido apoio de outras duas pessoas em uma motocicleta.

FAMÍLIA

Apesar de algumas pessoas afirmarem, durante o enterro, que a família de Marco Antônio estaria sendo ameaçada, o tenente-coronel garantiu que a família está em segurança. "Estamos cuidando dos familiares e monitorando o tempo inteiro não só a residência deles, como todo o bairro do Japuí".

Inconformado e principalmente pronto para prender os culpados, Prado pediu o apoio da comunidade. "Solicitamos que o cidadão de bem por meio do telefone 181 entre em contato conosco e passe detalhes para que possamos prender esses indivíduos o mais rápido possível".

E completou: "toda vez que um policial militar tomba em razão de estar exercendo a sua função, a instituição perde um companheiro, um amigo, mas na realidade a sociedade perde um guardião da cidadania, uma pessoa que foi treinada para servir e proteger".

Polícia de Taubaté procura homem acusado de matar a namorada

Era pra ser o aniversário de uma criança de um ano, mas a festa não terminou bem. A dona da casa contou que a amiga dela, Selma Cristina Moreira Reis, de 41 anos, veio com o namorado. Os dois foram conversar na cozinha, quando ela ouviu um barulho diferente. "Os dois estavam conversando e eu fiquei na mesa aqui fora. Aí e eu e minha prima escutamos um barulho que parecia de bexiga", disse a auxiliar de limpeza Vânia Fernandes.

Quando foram ver que barulho era aquele, encontraram o corpo da mulher caído no chão, com um tiro. Ela morreu na hora. Os outros convidados tentaram impedir que o namorado dela fugisse, mas não conseguiram. "Ele chegou a efetuar disparos contra essas pessoas e acabou se evadindo do local", disse o Tenente Carlos de Souza, da Polícia Militar.

Policiais também fizeram buscas mas não encontraram o acusado. Fernando Alves da Silva está foragido. Já a vítima foi sepultada neste domingo (30), no Cemitério Municipal de Taubaté.

Adolescente agredida pelo ex-namorado se finge de morta, é jogada em rio, e se salva no interior de SP

Uma adolescente de 15 anos, moradora de Indaiatuba, a 105 km de São Paulo, se livrou de ser assassinada pelo ex-namorado ao se fingir de morta na noite de sábado. Ela foi jogada no Rio Capivari, em Monte Mor, de uma altura de cerca de 15 metros. O ex-namorado, um rapaz de 18 anos, foi preso junto com o tio, de 33, que o ajudou na tentativa de homicídio.

Segundo a Polícia Militar, os dois acusados obrigaram a garota a entrar no carro em Indaiatuba e seguiram em direção a Monte Mor. No caminho, a menor foi agredida pelo ex-namorado, que a enforcou.

De acordo com o registro na polícia, a garota se fingiu de morta e foi jogada da ponte sobre o Rio Capivari a uma altura de cerca de 15 metros. Ela conseguiu nadar e pedir ajuda a um morador, que chamou a polícia.

Os dois acusados foram presos na casa onde moram, no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. Eles foram levados para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial, em Campinas.

Balconista morre após ser alvejado com cinco tiros

O balconista Rafael Araújo dos Santos, de 24 anos, foi assassinado a tiros na noite do último sábado, na Vila Margarida, em São Vicente. O crime aconteceu na esquina das ruas Lovely Plauchut e Arnaldo Rodrigues. A Polícia Militar investiga ainda os autores dos disparos.


De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia-sede do município, a vítima foi atingida por cinco tiros na região do tórax. O primo de Rafael, José Ricardo da Silva Félix, de 23 anos, chegou a encaminhá-lo ao Hospital Municipal de São Vicente, mas o jovem não resistiu aos ferimentos.

José Ricardo contou que saía de casa, próximo à rua do assassinato, quando soube do ocorrido e se dirigiu até o local, prestando socorro imediato ao primo. A Polícia não conseguiu o depoimento de testemunhas que tenham presenciado o crime.

Presos tentam fugir e fazem cinco reféns

Cinco criminosos armados apontados como integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) mantiveram cinco funcionários do CDP (Centro de Detenção Provisória) 1 de Guarulhos (Grande SP) reféns ontem, dia de visita, em uma tentativa frustrada de fuga.

Portando uma pistola e uma segunda arma que depois foi identificada como falsa, os presos tentaram escapar por volta das 12h30, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

Por volta das 14h30, após negociação com a direção do CDP, os presos entregaram a arma e os reféns foram liberados. Após a confusão, a polícia iniciou uma revista para ver se existiam outras armas com os presos. A secretaria também disse que investigará como a pistola entrou no local.

Segundo a PM, um dos presos foi atingido de raspão por uma bala no pescoço. O tiro, disse a PM, foi disparado por um dos reféns que tentou se defender --informação não confirmada pela secretaria.

Para ajudar na segurança do lado de fora, a PM foi acionada. O uso do helicóptero da PM também foi necessário para fiscalizar possíveis fugas. A prisão, que tem 768 vagas, está superlotada e abriga 1.927 detentos.

Após o tumulto, a visita, que deveria terminar às 16h, foi interrompida. As mulheres foram liberadas primeiro e, em seguida, os homens. Mães deixavam o local chorando de nervosismo, preocupadas com os filhos presos e sem saber ao certo o que tinha acontecido. Muitas afirmaram terem ouvidos tiros durante a confusão. A auxiliar de limpeza Tânia Aparecida Mendes, 46 anos, disse que chegava para visitar o filho, às 13h, quando funcionários disseram que ninguém entraria nem sairia do local. "Foi horrível", disse.

O advogado de um dos presos, Jeferson Badan, disse que os responsáveis pela tentativa de fuga deverão ser transferidos para uma prisão que funciona em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), onde o detento passa até 22 horas por dia trancado. Segundo ele, a transferência será para penitenciária de Presidente Venceslau (611 km de SP).

domingo, 30 de agosto de 2009

Mulher é encontrada morta no Poiares

Por volta das 13:00 do ultimo sábado 29/08, a autônoma Neusa Aparecida Rosa de 48 anos, foi encontrada morta em sua casa na Marginal Esquerda no bairro Poiares.

A mulher estava caída na sala da residência, e o corpo estava com as calças arriadas levando a hipótse de violência sexual antes de ser morta após ter o pescoço quebrado.

De acordo com a policia, a vitima havia registrado um Boletim de Ocorrência de ameaça contra uma mulher que a teria ameaçado de morte, porém nada esta esclarecido.

A vitima já estaria morta há pelo menos dois dias, a policia encontrou na casa vários preservativos usados, levantando a informação que prostituição ocorria no local.

O caso será investigado pela policia civil, e denúncias podem ser feitas no 197.

Rapaz é preso acusado de tráfico de drogas em Ubatuba

Um rapaz de 19 anos foi preso, acusado de tráfico de drogas, essa madrugada, em Ubatuba.

Depois de denúncia pelo 190, a Polícia Militar prendeu o jovem com cocaína, crack e R$ 35 em dinheiro, no bairro Ipiranguinha. Ele está preso na cadeia da cidade.

Aposentado espera mais de três horas por atendimento no hospital e caso vai para Ministério Público


Mais um embate foi formado entre a Casa de Saúde Stella Maris e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores, Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapcut) de Caraguatatuba. Dessa vez foi a falta de atendimento preferencial a um homem de 78 anos que deu entrada na unidade hospitalar com fortes dores. Com isso, a entidade entrou com uma representação no Ministério Público contra o hospital.

O caso teria ocorrido no dia 16 passado por volta das 18h15. Segundo o diretor de base do sindicato, José Rodrigues Cidreira, o paciente estava com dores decorrentes de problemas de coluna e teria ficar mais de três horas deitando em um banco de cimento à espera de atendimento médico.

“Após acionado, me dirigi ao balcão de atendimento do hospital solicitando que fosse respeitado o direito do idoso no que diz respeito à prioridade no atendimento, mas isso foi negado”, esclarece Cidreira
A informação que teria recebido, conforme consta na representação, é que “a entidade não dispõe de atendimento preferencial ao idoso e por este razão deveria continuar aguardando pela chamada”.

Diante do fato, a Polícia Militar foi acionada por meio do 190 e só após a chegada dos policiais é que o paciente teria sido atendido, bem como outros que se encontravam no local.

Invocando afronta ao dispositivo legal do artigo 71, inciso 3º do Estatuto do Idoso, Cidreira disse que a opção foi acionar o Ministério Público para que a Casa de Saúde passe a respeitar os direitos dos idosos e implante placas informativas relativas ao atendimento preferencial.

Ontem, o promotor dos Direitos Humanos, de Caraguá, Matheus Jacob Fialdini, explicou que vai analisar a representação, ouvir os envolvidos, antes de tomar qualquer medida.

Justiceiro acusado de 26 mortes é recapturado

Um justiceiro acusado de 26 homicídios nos anos 1990 foi recapturado na madrugada deste sábado em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo. Osvaldo Ribeiro da Conceição, de 46 anos, conhecido como Tchê, fugiu do Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital, em novembro do ano passado.

O foragido andava com um revólver calibre 38 na cintura e 12 munições nos bolsos. Na casa dele, foram encontradas três espingardas.

A Polícia Militar descobriu onde Tchê estava por meio de uma denúncia anônima. Pouco depois da 0h, os policiais cercaram a pequena casa, rodeada por mato alto, na Rua Circular, bairro Vale da Fonte.

Tchê tentou sequestrar a mulher e os filhos, mas acabou se entregando.

No caminho até a Delegacia de Embu-Guaçu, Tchê contou que foi preso em 1999 por integrar um grupo formado por mais oito justiceiros que matou mais de cem pessoas em bairros da Zona Sul da capital, em Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.

Condenado em três processos e inocentado em pelo menos dois por falta de provas, Osvaldo aproveitou a progressão de pena para o regime semi-aberto e fugiu. Ele lembra que saiu da cadeia para trabalhar um dia e não voltou mais.

PM aponta clássico como de alto risco

Mais de 400 policiais, cem motos, 80 cães, 40 cavalos e um helicóptero. Com esse efetivo, a Polícia Militar garante estar preparada para assegurar a tranquilidade neste domingo, no jogo considerado de alto risco entre são-paulinos e palmeirenses.

Neste sábabo, os líderes das principais torcidas organizadas do Tricolor e do Verdão estiveram reunidos com o tenente-coronel Almir Ribeiro, comandante do 2º Batalhão de Choque da PM. “O encontro serviu para acertamos uma série de coisas, entre elas o horário em que as torcidas irão utilizar as linhas de metrô e trem”, explicou Ribeiro, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

A fim de evitar que os torcedores rivais se encontrem nas estações, a PM criou um cronograma com os horários permitidos. As entradas no Morumbi também já estão definidas: os palmeirenses têm acesso pelo portão 15 e devem utilizar a Marginal Pinheiros e a Avenida Giovanni Gronchi para chegar ao estádio. Já os são-paulinos ficarão com as demais rotas e entradas do Morumbi.

Preso ladrão que roubava disfarçado de carteiro

Um homem que assaltava vestido de carteiro, que usava três nomes diferentes e tinha as digitais raspadas para não ser identificado foi preso na noite de quinta-feira em Francisco Morato, na Grande São Paulo.

O criminoso, que usava o disfarce há cinco meses, se aproximava das vítimas sem que elas desconfiassem e as rendia com uma pistola de brinquedo.

O ladrão já tinha passado oito anos preso por roubo e estava foragido.

Três pessoas morrem em chacina em Pirituba

Três pessoas foram mortas e uma ficou ferida após uma chacina ocorrida ontem de madrugada, na Vila Zatt, região de Pirituba (zona norte de SP). Até o final da tarde de ontem, a polícia ainda apurava o motivo do crime e tentava identificar seus autores. Por volta das 5h35, a polícia foi comunicada sobre um tiroteio na rua Tomé de Almeida e Oliveira.

No local, havia um carro SpaceFox preto com duas pessoas mortas a tiros: um homem que aparentava ter 28 anos e uma mulher que parecia ter 19 anos, segundo a polícia. Ao lado do carro, havia um homem e uma adolescente de 17 anos baleados. Ambos foram levados para o Hospital Municipal de Pirituba. O homem, Silvio Gomes de Matos, 42 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. Ele era o dono do SpaceFox e morava a um quarteirão do local do crime. A adolescente ficou internada, sem risco de morte. O caso foi registrado no 33º DP (Vila Mangalot) e será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

sábado, 29 de agosto de 2009

Secretário de Serra é assaltado dentro de casa

A casa do empresário Guilherme Afif Domingos (DEM), secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do governo José Serra (PSDB), foi invadida por seis ladrões na manhã de ontem, numa ocorrência que mobilizou a cúpula da polícia paulista.

De acordo com Afif, o grupo chegou a sua casa, no Jardim Paulistano (zona oeste de SP), afirmando ter uma "encomenda" para o "senhor Afif". Uma das empregadas tentou pegar o pacote. Mas, como ele era pesado, abriu o portão. A casa foi então invadida.

Armados, os assaltantes recolheram relógio, joias "do dia a dia usadas por minha mulher" e dinheiro vivo, "aquela reserva que a gente já guarda em casa para o ladrão", diz o secretário. Além de Afif, na casa estavam sua mulher, duas funcionárias e um dos filhos, que chegou a sofrer ameaças.

Os ladrões ficaram na residência por 20 minutos e sabiam detalhes da vida do secretário. "Além de me chamarem pelo nome, eles disseram que, se eu não indicasse em que lugar guardava o cofre, iriam para a casa em que mora a minha outra filha. Eles sabiam o endereço dela e fizeram a ameaça." O grupo conseguiu fugir.

Pelo menos outras duas residências próximas à de Afif --uma delas, em sua própria rua-- foram assaltadas na última semana. Numa delas, os ladrões se apresentaram como funcionários da Sky. Como o dono tinha de fato chamado a empresa para um conserto, abriu a porta.

O próprio Afif, um dia antes do assalto, solicitou os serviços da NET, outra empresa de TV por assinatura, mas teve medo quando os funcionários chegaram em sua residência. Antes de permitir a entrada deles, confirmou com a empresa se eram de fato os empregados enviados por ela para o conserto.

"É preciso cuidado. O bairro tem tido uma rotina de assaltos. E eles estão ocorrendo não apenas em casas, mas em apartamentos da região. Parece que é uma onda, que [os assaltantes] migraram de outro setor para os Jardins", disse o secretário.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Borracheiro é executado em plena luz do dia no Tinga

Eram 15:35 da tarde crianças brincavam na rua, pessoas conversavam quando dois individuos em uma moto efetuaram vários disparos contra o borracheiro Genildo Lima da Silva de 32 anos.

O palco deste assassinato novamente foi o bairro do Tinga, a vitima estava na Rio Santos quando uma moto aparentando ser de auto escola, parou e disparos foram efetuados contra o homem que não teve tempo de esbolssar reação.

Após cometerem o crime a dupla fugiu tomando rumo ignorado, crianças teriam pego cápsulas da pistola como se fossem algo bom para guardar ou brincar.

Socorrido o homem morreu a caminho do hospital.

Na cadeira de rodas "Raé" baleia dois no Sumaré

Dois homens foram baleados na tarde de ontem 27/08, na frente de uma padaria, no bairro Sumaré.
Um homem conhecido por "Raé", portador de deficiência física, parou sua cadeira de rodas na frente do estabelecimento, chamou uma pessoa e atirou contra ela com uma espingarda. Um segunda pessoa também foi atingida.

De acordo com a policia militar, o homem já tem passagem pela polícia por homicídio, e ficou preso por três anos. Após levar um tiro nas costas ele ficou paraplégico.

As vítimas foram levadas para o Hospital Stela Maris, em Caraguá, e não correm risco de morte, o homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

Homem é preso com 15 pedras de crack no Tinga


O desocupado A.C.B., 48 anos, foi preso no início da noite da última quarta-feira, com 15 pedras de crack. Ele foi detido enquanto policiais militares desenvolviam o patrulhamento de rotina pela Rua Benedito Mendes Souza, situada no Tinga, bairro da região central do município.

A ação foi motivada quando os PM’s que trafegavam pelo local perceberam que o homem apresentava atitudes suspeitas dentro de um bar. Diante da situação, foi realizada a abordagem e revista pessoal, que resultou na localização das drogas e de mais R$ 70 em dinheiro.

Detido, A.C.B. foi levado ao Distrito da Polícia Civil, no Centro, onde prestou depoimentos e foi enquadrado por tráfico de entorpecentes, crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/06 e que pune o indiciado com cinco até 15 anos de reclusão. Em seguida, foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro Porto Novo, na região sul da cidade.

Estudante é assassinado com tiro no olho em São Vicente

Um jovem de 17 anos foi assassinado em São Vicente com um tiro no olho, na noite desta terça-feira. A vítima, o estudante Diego Ricardo Oliveira da Silva, de 17 anos, foi morto em casa, na Vila Nova.

A polícia informou que já tem suspeitos do crime e a família contou que esta quarta-feira seria o primeiro dia de trabalho do jovem.

Diego foi atingido por volta das 22 horas na Rua Oito, pouco tempo depois de chegar da escola. ‘’Ele deixou o material em casa e saiu para falar com amigos’’, contou o tio da vítima, Edson Carlos Gracieri.

Foi quando, segundo ele, dois homens a pé chegaram e chamaram a vítima, que teria atravessado para o outro lado da rua, onde estavam os marginais. Os três teriam conversado e um dos autores disparou contra o adolescente. Populares teriam escutado o barulho de três tiros.

Após o crime, a dupla fugiu a pé em direção ao Parque das Bandeiras. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu.

O delegado titular do 3º DP, Ruy de Matos Pereira Filho, afirmou que a polícia já tem dois suspeitos, mas não deu detalhes para não prejudicar o trabalho de investigação.

“Pela violência, as pessoas foram com a intenção de fazer. Trabalhamos com as teses de dívida de drogas ou desentendimento na partilha de produto de roubo. Pela pesquisa a vítima não tinha passagem”.

Pessoas que tenham informações que ajudem na elucidação do caso podem entrar em contato com o distrito pelos telefones 3566-1371 ou 3576-3886. Não é preciso se identificar.

52 morreram em assaltos até junho

No segundo trimestre deste ano, 25 pessoas morreram na capital vítimas de assaltos que resultaram em mortes. O número é quase o mesmo do que no trimestre anterior, quando 27 pessoas morreram em decorrência de assaltos.

Ao todo, nos seis primeiros meses do ano, 52 pessoas haviam morrido durante assaltos na capital, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Em um dos últimos casos, em junho, um fisioterapeuta de 24 anos foi morto ao tentar salvar uma amiga de um assalto, na avenida Imperatriz Leopoldina, na Vila Leopoldina (zona oeste de SP). A amiga estava dentro de um carro, na porta de um banco.

Já os roubos a bancos registram queda. Entre janeiro e março deste ano, foram 41 casos. Entre abril e junho, a cidade teve 35 casos. Em deles, em abril, no Grajaú (zona sul de SP), uma quadrilha usou um ônibus para bloquear uma rua e fazer o assalto. Naquele episódio, não houve feridos.

Idosa leva tiro na cabeça na saída do banco

Uma aposentada de 62 anos levou um tiro na cabeça após sair de uma agência bancária com R$ 8.012 em Perdizes (zona oeste de SP). O motivo do crime ainda é um mistério para a polícia, isso porque a vítima não reagiu e seu dinheiro não foi roubado.

Ontem à noite, Maria José da Silveira Pessioni, 62 anos, passou por uma cirurgia no Hospital das Clínicas. Seu estado de saúde era gravíssimo, com risco de morte.

Ela saiu sozinha de sua casa na rua Venâncio Aires por volta do meio-dia. Foi a uma agência do Bradesco na avenida Antártica e, por volta das 14h, saiu de lá levando o dinheiro no bolso, de acordo com a Polícia Civil.

Poucos metros à frente, próximo à praça Marrei Júnior, foi chamada por um homem que aparentava ter 37 anos e 1,7 metro de altura.

"Temos uma testemunha. Ela disse que o homem tocou no braço da vítima e, quando ela se virou para ver quem era, disse só três palavras e atirou na cabeça dela", disse o delegado Percival de Moura Alcântara Júnior, do 23º Distrito Policial (Perdizes).

Segundo o depoimento dessa testemunha, que seguiu a dupla, o atirador então subiu na garupa de uma moto dirigida por outro suspeito. Os dois andaram por pouco mais de 300 metros até que o atirador voltou a descer do veículo e se misturou a uma multidão.

A polícia acredita que ele fez isso para dificultar sua identificação por policiais militares em patrulhamento.

"A rua estava muito cheia e barulhenta, acho que por isso quase ninguém ouviu o tiro. Uma mulher que disse que tinha visto tudo veio pedir ajuda no posto", disse o frentista de um posto próximo Antônio dos Santos Nunes, 44 anos.

Policiais militares levaram Maria José ao pronto-socorro do Hospital das Clínicas. Apenas lá os médicos perceberam que o dinheiro não havia sido roubado.

A principal hipótese da polícia é que o objetivo dos criminosos era roubar o dinheiro. Não se sabe porque eles teriam desistido do roubo. A polícia apura com o banco o motivo dela ter sacado a quantia em dinheiro.

Também não foi descartada a hipótese de crime encomendado, motivado por vingança ou herança.

Causou desconfiança aos policiais o fato de duas pessoas terem ligado para a Polícia Militar se identificando como parentes e perguntando se o tiro havia sido na cabeça. As ligações podem ter sido feitas ou pelos próprios atiradores ou por possíveis mandantes da emboscada.

A polícia procura agora imagens gravadas por câmeras de segurança de imóveis próximos ao local.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Litoral Norte tem 18 casos confirmados de gripe suína

Os quatro municípios do LN registravam ontem, 201 casos suspeitos de gripe suína – Influenza A (H1N1), contra os 132 notificados até quinta-feira passada. A região tem agora 18 casos confirmados da doença, entre os quais duas mortes de gestantes, uma em Ilhabela e outra em Ubatuba. Dezesseis pacientes aguardam o resultado de exames, 13 deles em São Sebastião. A região tem apenas um paciente internado, os demais estão em isolamento e tratamento domiciliar.

Caraguatuba tem 83 casos notificados, dos quais 25 eram crianças e foram medicadas, e outros 57 eram adultos, dos quais 39 foram medicados. O município tem seis casos positivos da doença, ninguém está internado e todos os exames já tiveram o resultado divulgado.
Em Ilhabela, 14 casos suspeitos foram notificados, dois deles de gestantes. O município tem quatro casos confirmados da doença, entre eles um óbito de gestante. Todos estes 14 pacientes realizaram a coleta de material para exame, dos quais apenas dois ainda não receberam o resultado. Desde o início da epidemia, 31 pessoas foram medicadas. Ontem, apenas duas estavam em tratamento, uma delas internada e outra em casa.FONTE: Imprensa Livre

Homem é preso com maconha em ônibus de viagem

Aproximadamente 30 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual na noite desta terça-feira. O material estava em um ônibus de viagem que foi parado pelos policiais em um entroncamento da Rio-Santos com a Rodovia Cônego Domenico Rangoni.

A droga era levada por um homem de 35 anos, que preso em flagrante. Ele vinha de Santos André, no ABC paulista, e venderia o entorpecente em Guarujá

Policia prende estuprador que atacava homens


O desempregado Deivid Francisco Santana, de 21 anos, foi preso na tarde de ontem, na Zona Leste da capital, acusado de estuprar e roubar homens nas proximidades da estação de metrô Artur Alvim. Para a po-
lícia, Santana afirmou que fez cerca de 14 vítimas na região.

Segundo os policiais, ele agradeceu a prisão, pois não conseguia se controlar e parar de atacar. “Só a parte dos estupros que não é bem assim. Eles mantiveram relações comigo porque queriam. São homossexuais”, defende-se o acusado.

Secretário da Segurança faz críticas à Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo encontra-se em situação de "absoluta inépcia [falta de aptidão] e letargia [apatia]". Esses foram os termos usados ontem pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para definir a situação desde que assumiu o cargo na gestão do governador José Serra (PSDB).

Durante um debate sobre segurança pública promovido pela Fecomercio (Federação de Comércio), Ferreira Pinto fez um balanço de sua gestão, iniciada há cinco meses.

A uma plateia formada na maioria por PMs e cadetes o secretário disse que, para tirar a Polícia Civil desse estágio, iniciou-se uma reestruturação. Ele não fez menção a nenhum de seus antecessores.

Depois de elogiar o trabalho da PM, onde trabalhou 16 anos e saiu como capitão, o secretário afirmou que pode dedicar seu tempo para "resolver os problemas cruciais" da Polícia Civil. "Resolver todos [os problemas] seria muita pretensão, mas não posso comodamente ficar no meu gabinete tendo ciência de todos esses fatos, uma situação de absoluta inépcia e letargia da Polícia Civil."

As mudanças na estrutura da polícia paulista passam por diversos pontos, como a troca de diretores e o acúmulo de funções por delegados. Ferreira Pinto substituiu diversos comandos, como o do Deic (que investiga o crime organizado), o do DHPP (homicídios) e o da corregedoria. Esta, desde ontem, passou a ser subordinada diretamente ao seu gabinete.

O secretário disse que pretender resgatar o caráter investigativo da Polícia Civil. Para isso, fará mais duas mudanças: somente a PM fará escoltas de presos, e todos os termos circunstanciados de ocorrência (que substituem o boletim de ocorrência em casos menos graves) terão de ser feitos por policiais civis.

As mudanças feitas pelo secretário têm como objetivo trazer à Polícia Civil uma nova identidade, mais parecida com a da Polícia Federal. Por exemplo, em vez de dizer que o Deic fez uma operação para prender criminosos, a ação passará a ser caracterizada como da Civil.

Sobre a PM, Ferreira Pinto disse que a Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), apontada nos anos 90 como uma unidade composta por policiais violentos, deverá reforçar o policiamento na Grande SP. "Não significa nenhuma apologia ao arbítrio, ao desmando, à execução sumária, que, tristemente, nos lembramos 15 anos atrás. Mas não podemos ter timidez em valorizar a Rota", disse.

Moradores queimam ônibus e enfrentam a PM

Um grupo de pelo menos 150 manifestantes enfrentou a polícia por mais de três horas na noite de ontem na região do bairro do Jaçanã (zona norte de SP). Três ônibus, um caminhão e um carro foram incendiados. Até a meia-noite de ontem, a polícia continuava na região para tentar controlar grupos menores de manifestantes que continuavam nas ruas do bairro.

Por volta das 18h30, cerca de 150 manifestantes incendiaram três ônibus e apedrejaram um quarto. Segundo testemunhas, homens mascarados dispararam com armas de fogo na direção de policiais. "Vi cinco homens com toucas ninjas mandarem um ônibus parar. Na sequência, incendiaram o ônibus. Depois, eles tentaram botar fogo em um segundo ônibus, mas foram impedidos pela polícia", disse o segurança Afonso Alves Carneiro Filho.

Segundo os moradores, a revolta ocorreu porque o homem que foi morto, conhecido na região como Cheirinho, não era criminoso. A PM não divulgou a identidade do suspeito nem se ele tinha passagem pela polícia.

Conforme testemunhas, policiais civis teriam sido recebidos a tiros, inclusive por tiros de fuzis, quando tentaram entrar em uma região de favela e tiveram que recuar. O policiamento no 73º DP (Jaçanã), que fica do lado da região do protesto, foi reforçado para evitar possíveis ataques.

Unidades da Tropa de Choque e da Rocam (policiais de motocicletas) chegaram ao local e foram recebidos com pedradas e garrafadas. Eles responderam com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Os manifestantes fizeram barricadas com madeiras e pneus em chamas. O Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para apagar o fogo. Centenas de moradores foram retidos em bloqueios e impedidos pela PM de retornar para casa por causa do confronto. A situação começou a se acalmar por volta das 21h50.

Rapaz é executado no Tinga

O desocupado Carlos José da Silva Campos de 18 anos" VULGO Gordo da prata", foi morto a tiros por volta das 21:00 horas da noite de ontem 26/08.

O crime ocorreu na rua. Benedito Cruz da Costa no bairro Tinga. Segundo a policia militar, a vitima foi alvejada por três tiros que foram efetuados por individuo que estava em uma moto que passou em alta velocidade.

Após ser alvejado, a vitima foi socorrida á Santa Casa onde não reistiu aos ferimentos e morreu.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Três são presos pela policia civil de Ilhabela

A policia civil de Ilhabela prendeu três criminosos que vinham praticando uma sério de assaltos na cidade.

Na ultima terça-feira 25/08, foram três assaltos a estabelecimentos comerciais(Supermercados)em Ilhabela, que levaram a policia civil a fazer uma ofensiva contra criminosos.

Na manhã de hoje 26/08, os desocupados L.P.T 18,E.S.R-27 E A.E.S.F de 22 anos, foram presos, após denúncias sobre a autoria dos assaltos,realizaram as prisões a equipe de investigadores da delegacia de Ilhabela,sob comando da investigadora chefe Carla Toledo e da delegada titular, Dra.Josely Campos da Silva Almeida,com o apoio do Dr. Vanderlei Pagliarini de Almeida, delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), e do Policial Civil Robson Toledo da Ronda Operacional da Delegacia Seccional de São Sebastião.

Os policiais chegaram até a residencia onde se encontravam dois dos autores dos roubos, e em buscas no local encontraram parte dos produtos dos roubados e uma das armas utilizadas.

Em diligencias, foram localizadas em outra residencia mais produtos do roubo, além de entorpecente e peças de motocicletas "desmontadas".
Em uma casa , no bairro do Bexiga, foram localizadas duas motos usadas nos assaltos, sendo uma delas produto de furto em Caraguatatuba.

A arma calibre 38 usada no roubo também é produto de furto ocorrido a cerca de 1 ano em Ilhabela.

Foram recuperados jóias, relógios, telefones celular, dinheiro, cigarros e outros produtos roubados nos supermercados.

Com a prisão do trio,foram esclarecidos vários assaltos ocorridos em Ilhabela.

Na ultima semana doze marginais foram presos pela policia de Ilhabela.

Paciente de Caraguá morre em Taubaté com suspeitas de gripe suína

Uma mulher de Caraguatatuba morreu na tarde de hoje 26/08, no Hospital Universitário de Taubaté com suspeitas de gripe suína.

A paciente foi transferida da Santa Casa de Caraguatatuba, para o hospital que vem recebendo pacientes com suspeitas de várias cidades da região.

O blog tentou confirmar se a morte foi causada pelo virús Influenza A H1N1 (gripe suína), porém não recebemos a confirmação.

Segundo pessoas próximas da mulher, a causa morte teria sido pneumonia um dos sintomas do virús.

Rapaz é preso em flagrante suspeito de agredir e matar o filho em SP

Um rapaz de 20 anos foi preso em flagrante neste domingo (26) suspeito de agredir e matar o próprio filho, de apenas 4 meses, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O bebê foi levado pelos pais nesta madrugada para o Hospital Cachoeirinha, na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. De acordo com a pediatra que o atendeu, a criança estava com hematomas na face e no pescoço. Depois de constatar o óbito do bebê, a polícia foi chamada.

Aos policiais, o rapaz disse que estava brincando com filho e o teria pego pelo pescoço. Ao vê-lo com falta de ar, decidiu levá-lo para o hospital. Já a mãe, uma adolescente de 16 anos, informou apenas que estava dormindo e, devido a isso, não teria visto o que aconteceu. Na casa onde moram, os policiais conversaram com a mãe, de 35 anos, e a irmã, de 12 anos, do rapaz.

A mulher relatou à polícia que o filho é muito agressivo e que já havia batido no bebê antes. E a menina disse que acordou de madrugada com o choro do sobrinho e que teria visto o irmão enforcando a criança e depois a massageando no peito. De acordo com o receituário médico do hospital, a criança chegou às 3h55 com parada cardiorrespiratória e apresentava equimose e hematoma.

O delegado do 40º DP, no bairro do Limão, também na Zona Norte de São Paulo, onde a ocorrência foi registrada, solicitou perícia à casa da família e deu voz de prisão em flagrante ao rapaz. Além disso, ele acionou um conselheiro tutelar de plantão para encaminhar a mãe do bebê ao Centro de Referência da Criança e do Adolescente. O rapaz deverá responder por homicídio qualificado.

Homem é preso por suspeita de matar a mãe a facadas na Zona Leste de SP

Um homem de 27 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (26) por suspeita de matar a mãe a facadas na Zona Leste de São Paulo.

Segundo a polícia, mãe e filho tinham discutido antes do crime. O rapaz teria esfaqueado a mulher e depois ateado fogo ao cômodo onde estava o corpo dela. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

Agentes da Dise prendem manicure

A manicure Amanda Lima Santos, de 27 anos, foi presa em flagrante acusada de tráfico de drogas na Cidade Náutica, em São Vicente. Com a suspeita a polícia encontrou crack e também houve a apreensão de cocaína.


Policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Santos foram até a Rua Dique do Piçarro para apurar a denúncia sobre uma mulher que estaria traficando no local. Durante campana a indiciada foi localizada.

Os investigadores teriam visto a suspeita atender pessoas e receber algo delas. Em seguida Amanda tiraria algum objeto de seu bolso e lhes entregaria.

Ao perceber a aproximação da viatura tentou entrar em um imóvel, mas foi detida. Durante revista teriam sido encontradas 22 pedras de crack e R$ 46,00.

Questionada, a manicure teria indicado um cesto de roupas e lá foram achados outras 22pedras de crack e 33 frasconetes com cocaína. Durante a ação também foram apreendidas sete cartas e um celular.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão à indiciada e o caso apresentado na Dise. Ele foi registrado pelo delegado Francisco Garrido Fernandes. Chefiados por Paulo Álvaro, participaram dos trabalhos os investigadores Rita, Rosângela, Paulo Meneses, Osvaldir e Adel.

Após roubar moto, dupla sofre acidente e é encontrada pela polícia

Por volta das 6h30 desta terça-feira (25), uma moto tombou no km 20 da via Dutra, na altura de Lavrinhas, pista sentido São Paulo. Duas pessoas estavam no veículo na hora do acidente.

Um rapaz de 22 anos, que estava na carona ficou ferido e foi levado para a Santa Casa de Cruzeiro. Ao registrar o Boletim de Ocorrência, a Polícia Rodoviária Federal constatou que a moto havia sido roubada na cidade de Queluz, na madrugada desta terça.

A polícia aguarda a liberação médica para efetuar a prisão do rapaz. Já o condutor da moto fugiu e está sendo procurado pela polícia.

Operação da Polícia Civil prende 11 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas na região

Uma operação da Polícia Civil identificou hoje (25) um esquema de tráfico de drogas comandado de dentro dos presídios na região. Foram realizadas 11 prisões em Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba e Natividade da Serra. Com os detidos, foram encontrados drogas, munições e dinheiro.

As investigações começaram há dois meses. Com autorização da Justiça, escutas telefônicas revelaram um esquema de tráfico e associação, liderado pelo preso Everton Mauricio Quintanilha, conhecido como “Marvadão”, que agia de dentro da penitenciária de Tremembé. De fora, a responsável por executar as ordens dele era Valquíria Regina da Silva, companheira do traficante.

Além de Valquíria, parentes de Everton também foram presos hoje: dois irmãos, um cunhado e a sogra. Com a prisão dos integrantes da mesma família a polícia chegou aos demais detidos. A investigação aponta que, desde julho, a quadrilha teria negociado meia tonelada de maconha.

As escutas registraram também as conversas entre Valquíria e “Gordão”, um outro preso que ainda não foi identificado pela polícia. Em abril, outras 22 pessoas foram presas na primeira etapa da Operação Cadmo. Elas são apontadas como colaboradoras de uma facção criminosa. Na época foram encontrados celulares, dinheiro e drogas.

A Operação Cadmo recebeu este nome em referência a um herói da mitologia grega. As prisões realizadas são temporárias, por um prazo de 30 dias prorrogáveis por outros 30. Até a data, a polícia deve concluir o inquérito e apresentar a denúncia à Justiça.

Sete detentos são julgados nesta quarta por morte de delegado em Jaboticabal

Sete presos começaram a ser julgados, nesta terça-feira, em Jaboticabal, a 342 quilômetros da capital paulista, pela morte do delegado Adelson Taroco, ocorrida em maio de 2006, quando uma facção criminosa deflagrou uma megarrebelião nos presídios paulistas. Taroco foi atacado ao entrar na cadeia para conter uma rebelião. Ele foi enrolado em um colchão, ao qual os presos atearam fogo. O delegado chegou a ser socorrido, mas morreu dias depois.

Os sete presos são acusados de quatro crimes: homicídio duplamente qualificado, motim, danos ao patrimônio público e incêndio. Se condenados, podem pegar mais de 40 anos de prisão.

- Estou certo de que não foram meus clientes. Eles negam a autoria desde o momento em que foram presos em flagrante - diz o advogado de defesa dos presos, Paulo Henrique Scutti.

O julgamento não pôde ser gravado. Foram mostradas durante a sessão a roupa do delegado e a arma que ele portava na ocasião. Das 25 testemunhas convocadas, três não compareceram. Antes da sessão começar, um homem que ia ser testemunha foi preso e saiu do Fórum direto para a cadeia. Havia um pedido de prisão contra ele.

Por causa do julgamento, a segurança no fórum foi reforçada. Os detentos entraram pelas portas dos fundos. Na porta da frente, policiais vasculhavam bolsas e revistavam as pessoas com detectores de metal por medidas de segurança. A juíza Carmen Silvia Alves acredita que a pena pode sair em dois dias.

- Vai ser muito difícil a decisão. Não sabemos quem vai pegar a pena de homicídio ou não. O jurado terá dificuldade e terá que pensar muito - explica.

O Júri foi suspenso no início da noite e deve recomeçar na manhã de quarta-feira.

3 mortos e 6 presos em arrastão na Lapa

Três suspeitos foram mortos e outros seis foram presos ao tentar realizar um arrastão em um prédio na rua Croatá, na Lapa (zona oeste de São Paulo), na noite de ontem. De acordo com a polícia, a quadrilha chegou ao edifício em um Fiat Uno, que foi encontrado na garagem --mas não foi informado como o carro conseguiu entrar no prédio.

Foram feitos 20 reféns, inclusive o porteiro do edifício, que teria levado duas coronhadas. Moradores que suspeitaram da movimentação ligaram para o 190, e a Polícia Militar chegou ao local no momento em que os bandidos se preparavam para ir embora, pouco antes das 21h.

Os assaltantes, então, iniciaram um confronto com a polícia, e três deles acabaram mortos na troca de tiros. A seguir, os outros seis se entregaram.

Foram apreendidos uma metralhadora, duas pistolas e dois revólveres com o grupo. As informações iniciais eram que os ladrões não chegaram a sair do prédio com nenhum objeto roubado, mas a polícia inves-tiga se havia outros ladrões que conseguiram fugir.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Com passagem por roubo e furto, motorista é pego alcoolizado no Centro de Caraguá

Policiais militares prenderam na madrugada do último domingo, por volta das 4h, D.C., 34 anos. Ele foi submetido ao teste do etilômetro, popularmente conhecido por bafômetro, enquanto conduzia um Fiat Palio de cor azul na Avenida Arthur da Costa Filho, no Centro do município. A ação, de acordo com a PM, fez parte da “Operação Segura”.

O motorista já apresentava sinais de embriaguez no momento em que foi abordado pelos policiais. Além disso, também foi constatado, após consulta à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que o infrator já tinha passagem pela Polícia pela prática dos crimes de roubo e furto.
Levado ao Distrito da Polícia Civil, o motorista prestou depoimentos. Como não tinha dinheiro para pagar a fiança estabelecida, foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP).

“Operação Impacto” desarticula pontos de tráfico de drogas

Cinco pessoas presas, sendo quatro homens e uma mulher; sete pedras de crack; 27 tabletes de maconha; 45 pinos de cocaína e R$ 435 em dinheiro. Esse foi o resultado da “Operação Impacto”, realizada pela Polícia Militar durante o fim de semana e que desarticulou alguns pontos de tráfico de drogas no município.

De acordo com o tenente Robert Scott Brunocato Neil, responsável pela atuação da PM na cidade, o material foi apreendido nos bairros da Barra Velha, na região central e no Bexiga e Itaquanduba, ambos na área Sul. Uma das pessoas detidas é menor de idade. “Essas ações são direcionadas por um procedimento padrão, que é realizado diariamente nas delegacias e que mapeia onde a criminalidade tem maior incidência. Como Ilhabela não é tem índices tão elevados, a operação atingiu toda a sua extensão por igual”, conta Neil.
Para a realização da operação, a Polícia Militar utilizou equipes de radiopatrulhamento, Força Tática e Roçam (motocicletas).

PM prende homem com drogas e encontra revólver, munições e dinheiro

Um homem de 31 anos foi preso no final de semana, em São Sebastião, acusado pelo crime de tráfico de entorpecentes. Segundo informações da Polícia Militar de São Sebastião, o suspeito foi detido durante patrulhamento pela região da praia de Boiçucanga.

Durante o trabalho de fiscalização, os policiais constataram que o homem estava com os documentos da motocicleta que pilotava, uma Honda CG 150, placa DJT 4360, de Caraguatatuba, estavam vencidos. O veículo também estava com o lacre violado.

A polícia se deslocou até a residência do suspeito e localizou um revólver calibre 32, com a numeração raspada, uma cartucheira sem numeração, 10 munições de calibre 45, quatro tabletes de cocaína com peso de 243 gramas e R$ 128 em dinheiro.
O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Após prestar depoimento na Delegacia, o homem foi encaminhado ao CDP de Caraguatatuba. A motocicleta que ele usava foi apreendida.

Motociclista é preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas

O motociclista F.G.S., 31 anos, foi detido no final da noite de domingo, por volta das 23h, durante uma operação de fiscalização realizada por homens de uma viatura de radiopatrulhamento e da Força Tática, grupo de operações especiais da Polícia Militar, no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município.

Entre as infrações constatadas, o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do licenciamento do veículo utilizado, além do porte de um revólver calibre 32 com numeração raspada e de quatro tabletes de cocaína, equivalentes a 243 gramas do entorpecente.

O infrator, segundo informações fornecidas pela 1ª Companhia da PM, conduzia uma motocicleta, modelo Honda CG de 150 cilindradas e com placa DJT-4360 de Caraguatatuba. No momento em que os policiais desenvolviam a fiscalização, o motociclista começou a apresentar nervosismo.
Com as suspeitas de outras irregularidades, os PM’s se dirigiram até a residência do infrator, situada na Rua Canaã, onde foram encontrados o revólver e os quatro tabletes de cocaína. Além disso, foi localizado uma cartucheira sem numeração, 10 munições de calibre 45 e mais R$ 128 em dinheiro.

Diante da situação, a moto e os produtos encontrados foram aprendidos e o motociclista levado ao 2º Distrito da Polícia Civil, no mesmo bairro. Na unidade policial, o infrator prestou depoimentos e foi enquadrado por porte ilegal de armas, crime previsto no artigo 16 da Lei 10.826/03 e que pune o indiciado com dois até quatro anos de reclusão e, trafico de entorpecentes, delito que consta no artigo 33 da Lei 11.343/06 e que pode punir o envolvido com cinco até 15 anos de detenção.

Aposentado de 70 anos é barrado em ônibus da Praiamar

O aposentado Benedito Moreira da Silva, 70 anos, passou por uma situação constrangedora em Caraguatatuba. Na tarde da última sexta-feira, por volta das 14h, foi barrado pelo motorista ao tentar subir em um ônibus da empresa Praiamar Transportes Ltda. A situação ocorreu na Avenida da Praia, na região central, quando tentava se dirigir ao bairro do Travessão, na área Sul do município.

De acordo com o aposentado, a linha que planejava utilizar era o Centro-Pegorelli, porém, ao contrário de outras oportunidades, quando foi bem atendido pelos condutores, foi impedido ao subir no degrau do veículo. “Mostrei minha documentação, com foto e tudo, para confirmar a minha idade e a aposentadoria, mas o motorista, sem razão nenhuma, disse que não poderia subir e se permitisse, teria que pagar passagem e passar pela catraca”, relata Silva. “Sempre andei normalmente nesses ônibus. Não sei por que desta vez ocorreu isto”, lamenta.

Surpreso com a situação, o usuário, que também é hipertenso, ainda informa que passou por um quadro nada agradável. “Mesmo estando no começo do trajeto, o ônibus tinha uma boa quantidade de passageiros. Enquanto eu tentava entrar no ônibus e o motorista tentava me tirar, todo mundo era expectador da cena”.

Morador do bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, o aposentado conta que usa com freqüência o transporte coletivo em Caraguatatuba. Ainda segundo ele, em outras cidades, como São José dos Campos, e até em uma viagem para Santa Catarina, não teve problemas ao utilizar o tipo de serviço.

A situação vivida por Silva, segundo o Estatuto do Idoso, é considerada ilegal. No artigo 39, a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos é assegurado aos maiores de 65 anos. A única exigência neste caso é a apresentação de um documento que comprove a idade. Além disso, as empresas são obrigadas a reservar 10% dos assentos aos idosos.

Traficantes são presos pela DISE

Policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José apreenderam no fim da tarde de hoje 141 pedras de crack, 8 pinos de cocaína e R$ 56 em dinheiro que estavam em duas casas na rua Miguel Ângelo, no bairro Morumbi, zona sul da cidade.

Um rapaz de 18 anos foi preso em flagrante e encaminhado ao Plantão Sul, de onde será levado para o CDP, e uma menor, A.M.P.T., 16 anos, foi apreendida e levada para à Vara da Infância e Jventude, onde ficará à disposição.

Os dois vão responder pelos crimes de tráfico de entorpecente com pena de 5 a 15 anos de reclusão

Menor é assassinado em Lorena

Um menor foi assassinado na noite de ontem no bairro São Roque em Lorena, o rapaz de 16 anos, era conhecido como traficante no bairro.

Segundo a Polícia ele levou tiros no peito, foi socorrido por moradores para a Santa Casa da cidade, mas não resisitu aos feirmentos e morreu.

O caso foi registrado no Distrito Policial da cidade, e a polícia ainda não encontrou os suspeitos do crime.

Três são presos comercializando droga no Centro

Dois homens e um menor foram presos pela Força Tática na tarde de ontem em Caraguá por tráfico de drogas.

Eles vendiam a droga na praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro da cidade, quando foram avistados pelos policiais.

Segundo a PM, durante vistoria foram encontradas cerca de 34 pedras de crack, um celular e R$ 157 em dinheiro, nos bolsos dos rapazes.

Os três foram conduzidos ao 1º DP de Caraguá, onde foram ouvidos.

Os dois maiores foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória da cidade, e o menor foi liberado.

Polícia prende Gil Rugai em São Paulo após revogação de liberdade

O ex-seminarista Gil Rugai --acusado de matar o pai e a madrasta em São Paulo-- foi preso pela Polícia Civil de São Paulo na manhã desta terça-feira, após ter suspenso o seu habeas corpus, pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A prisão aconteceu por volta das 6h15, segundo a delegada Elisabete Sato, titular do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Às 7h30, Rugai permanecia na sede do departamento.

O ex-seminarista estava em liberdade desde fevereiro deste ano. Antes disso, o jovem estava preso por ter se mudado para Santa Maria (RS) sem informar as autoridades sobre a mudança de endereço. À época, o ministro Arnaldo Esteves Lima, da 5ª Turma do STJ, concedeu uma liminar sob a afirmação de que o fato não justifica a prisão.

Apesar disso, o ministro Felix Fischer discordou do entendimento do relator e revogou a decisão inicial. "Para sair do distrito da culpa, tem que comunicar ao juiz, ainda mais quando responde a um crime dessa natureza. Por isso denego a ordem de habeas corpus", concluiu.

O empresário Luiz Rugai e a mulher, Alessandra Troitino, foram assassinados a tiros em casa, em Perdizes (zona oeste de São Paulo) em 2004. Apontado como principal suspeito do crime, Gil Rugai ficou preso por dois anos até ser libertado por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) em junho de 2006.

A investigação da polícia apontou vários indícios contra Gil Rugai. Exames realizados em uma marca de sapato deixada na porta da sala de vídeo --onde o empresário teria tentado se esconder e que foi arrombada-- apontara que quem arrombou a porta teria lesões no pé. O IC (Instituto de Criminalística) realizou então exames de ressonância magnética da planta do pé de Gil, que apontaram tais lesões.

Além das provas colhidas na casa, a polícia levantou a hipótese de o crime ter ligação com o afastamento de Gil da empresa do pai, a Referência Filmes. O ex-seminarista estaria envolvido em um desfalque de cerca de R$ 100 mil na empresa e, por isso, teria sido demitido de seu departamento financeiro. A madrasta, segundo o gerente do banco onde a Referência Filmes tinha conta, proibiu que ele a movimentasse.

Auxiliar de enfermagem é suspeito de assédio sexual contra paciente no interior de SP

Um auxiliar de enfermagem do Hospital de Base de São José do Rio Preto, a 451 quilômetros da capital paulista, foi afastado das funções, acusado de assediar uma paciente. A polícia está investigando o caso. Uma mulher de 27 anos, que se recuperava de complicações em uma cirurgia na vesícula, contou a familiares que foi assediada pelo auxiliar de enfermagem durante o banho. Ela teria sido obrigada a tirar a roupa e tomar banho na frente do auxiliar, que trancou a porta do banheiro para evitar a saída da mulher do local.

O marido da vítima contou que ela se livrou do agressor simulando um desmaio, o que o obrigou a buscar ajuda. O marido registrou um boletim de ocorrência na tarde desta segunda-feira. A assessoria de imprensa do Hospital de Base de Rio Preto informou que, além de afastar o auxiliar de enfermagem, a direção abriu sindicância para apurar o caso.

Preso por matar casal de vizinhos

A Polícia Civil prendeu ontem um adolescente de 17 anos suspeito de roubar um computador de um casal de vizinhos e assassiná-los a facadas no Parque Santo Antônio (zona sul de SP).

Segundo o DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), o jovem de 17 anos se envolvia constantemente em brigas com os vizinhos: o garçom Flávio Santos Galvão, 37 anos, e sua mulher, a garçonete Eliene Gomes de Souza, 27 anos. Os dois trabalhavam em bares de Moema (zona sul de SP).

Em uma dessas brigas, ocorrida na última sexta-feira na rua Vila Biologia, Galvão disse ao adolescente que ele tinha fama de ser o "ladrãozinho da rua".

No dia seguinte, o suspeito decidiu ir à casa do vizinho tomar satisfações, segundo a polícia. Os dois voltaram a discutir. Eliene se aproximou para saber o que estava acontecendo e foi esfaqueada no peito pelo adolescente. Segundo o DHPP, Galvão foi morto em seguida, também a facadas. Ele ainda estuprou a mulher, diz a polícia, antes de matá-la.

De acordo com o DHPP, ele confessou o assassinato. O suspeito afirmou que agiu sob o efeito de cocaína.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Motorista tenta matar a mulher a facadas no Tinga

Na madrugada de sábado 22/08, por volta das 04h20min da madrugada o motorista M.A.S.C de 46 anos, foi preso após tentar matar a mulher a facadas.

O caso ocorreu na rua. Cinco no bairro Tinga, após o acusado chegar à casa alterada, e em posse de uma faca ter tentado contra a esposa que dormia. A professora E.M.S.C de 33 anos, foi salva pela filha de 14 anos que segurou o braço do pai, momento que a vitima aproveitou para correr para a rua e chamar por socorro.

Socorrida por populares ao hospital, a mulher recebeu os primeiros socorros e permaneceu em observação.

A policia militar foi acionada, e os policiais Marcelo Cruz e Reinaldo, detiveram o acusado em casa.

Ao ser detido o acusado relatou que tentou contra a vida da mulher, pois estava sendo traído, conduzido á delegacia foi constatado que ele já possuía passagens por tráfico de drogas, furto e porte de entorpecentes.

Desta vez o motorista acabou preso por tentativa de homicídio, e foi encaminha para o CDP (Centro de Detenção Provisória), onde permanecerá a disposição da justiça.

Rapaz furta guitarra de igreja e é detido pelo padrasto

Uma atitude exemplar ocorreu por volta das 10h30min do ultimo domingo 23/08, na Rua Santa Luzia no Perequê-Mirim.

O marceneiro S.S.S de 49 anos, deteve o enteado o desocupado D.A.S.S.M de 18 anos, que havia furtado de uma igreja evangélica no bairro uma guitarra.

Após deter o rapaz que é usuário de drogas, o padrasto ligou para a policia militar, onde estiveram os policiais Carvalho e Nunes, que tiveram que usar da força física moderada para conter o rapaz que estava agressivo.

Detido o acusado foi conduzido ao distrito policial onde o caso foi registrado.
Após ser registrado a ocorrência de apreensão de objeto o rapaz foi liberado.

Estudante de direito é preso com mais de um kilo de maconha

O estudante de direito R.C.F de 20 anos, foi preso pela policia militar, portando mais de um kilo de maconha, o flagrante ocorreu por volta das 21:00 da ultima sexta-feira 21/08, na avenida Dois no Jardim Britânia.

Os policiais cabo Henrique e soldado de Lucca realizavam patrulhamento, quando depararam com o suspeito em uma moto YBR cor preta, placa DVU 2241.

Abordado o acusado teve localizado em sua cintura um tijolo de maconha, com peso de Kg 1.023 gramas.

O estudante recebeu voz de prisão, e conduzido á delegacia acabou preso por tráfico de drogas.

Rapaz é preso por tráfico no Porto Novo

Por volta das 17h40min da ultima quarta-feira 19/08, os policiais militares Carvalho e Nunes, receberam informação de que um rapaz que trajava uma camisa roxa do Corinthians estava comercializando droga próximo ao campo do Brasília no Porto Novo.

No local os policiais depararam com o desocupado E.G.P de 18 anos, que indagado se possuía droga o mesmo apontou debaixo de uma telha,onde os militares lograram êxito em localizar 20 trouxinhas de maconha.

Após receber voz de prisão o acusado foi conduzido à delegacia, onde acabou preso por tráfico de drogas.

Duas pessoas são encontradas mortas na zona leste de São José

Duas pessoas foram assassinadas neste domingo (23), dentro de uma casa no Jardim Paranangaba, zona leste de São José dos Campos. Um homem foi encontrado com um tiro no rosto e uma mulher foi atingida com três tiros no peito e outro no braço.

A Polícia não encontrou sinais de arrombamento na casa e a arma do crime não foi localizada. O caso está sendo investigado e, até o momento, ninguém foi preso.

Envolvido com tráfico foge da polícia e acaba preso por direção perigosa

Obadias Cardoso Gomes, 22 anos, tentou fugir de uma operação da Polícia Militar, mas não teve sucesso. Segundo a PM, ele notou a ação policial e saiu dirigindo perigosamente pelo Morro dos Mineiros.
A partir daí, a polícia iniciou o acompanhamento da vítima, que foi obrigada a abandonar a moto que conduzia, quando ficou encurralada por um caminhão de lixo. Na manhã de ontem, às 10h54, a polícia prendeu o fugitivo na avenida dos Bandeirantes, em Itaquanduba.
A moto usada por Obadias era uma Yamaha DT 180, preta. A polícia checou o chassi do veículo e descobriu que sua cor original era amarela e a numeração do motor estava raspada.
Obadias foi preso e será encaminhado para o CDP de Caraguatatuba. Em sua ficha policial consta envolvimento com tráfico de entorpecentes, o que originou a fuga da polícia.

Quatro pessoas são presas no Bexiga

A polícia conseguiu localizar um grupo que comercializava entorpecentes na Ilha, durante patrulhamento na noite de sexta-feira no bairro Bexiga, na região Sul do município. O ajudante geral, Arlindo Gomes de Souza, 28 anos, e o desempregado, Thiago Martins Silva, de 19, foram abordados pela PM, munidos de seis tabletes de maconha, além de R$ 10, provenientes da venda de drogas.

Questionados pela polícia, os dois revelaram que os entorpecentes pertenciam ao casal Alexandra Partaglione de Souza, 24 anos, e de André Luis de Souza, 29. Alexandra trabalha como vendedora de salgados e seu marido é ajudante de jardinagem. Apesar disso, ela já é velha conhecida da polícia.
Na residência do casal, a polícia encontrou 20 tabletes de maconha em baixo do colchão, R$ 215 em dinheiro, além de uma balança de precisão.
Durante a operação, a polícia informou que não houve resistência dos envolvidos. Todos foram presos e encaminhados para o CDP de Caraguatatuba.

Homem é baleado em Boracéia

Um homem foi baleado quando chegava em casa, na Costa Sul, na noite de sexta-feira, por volta das 22h. O.J.O foi abordado por duas pessoas que fizeram dois disparos, um no nariz, o outro no lado esquerdo do tórax.

Os bandidos fugiram e tomaram rumo ainda desconhecido pela polícia. Segundo a PM, a vítima foi socorrida pela mãe, que registrou o Boletim de Ocorrência, porém não informou a idade do filho.
O.J.O foi encaminhado para o Pronto Socorro Central, porém a reportagem não obteve informações sobre seu ano de nascimento, nem seu estado de saúde.

Bandidos pedem pizza e baleiam entregador na Costa Sul

Um crime premeditado quase tirou a vida do comerciante Adriano Eduardo, de 20 anos. Ele é proprietário de uma pizzaria em Cambury, e também realiza as entregas em domicílios. A ocorrência foi registrada na última quinta-feira, por volta das 22h30, quando Eduardo foi entregar pizza no vilarejo da Baleia Verde.

Segundo a polícia, ao chegar no local, o jovem constatou que não havia ninguém no endereço informado por telefone. Ao retornar, foi fechado por uma motocicleta e alvejado por dois homens que dispararam de oito a 10 tiros. Quatro acertaram Eduardo – dois no braço esquerdo, um na coxa e outro no rim.

Mesmo baleado, o comerciante conseguiu fugir do local pilotando a moto. Perdendo muito sangue, o jovem acabou caindo e usou o celular para pedir socorro à esposa e amigos. Eduardo recebeu os primeiros atendimentos no pronto-socorro de Boiçucanga. De lá, seguiu para o Hospital das Clínicas, onde foi submetido a uma cirurgia. Eduardo perdeu o rim e permanece hospitalizado, porém não corre risco de morte. Policiais do 2° DP investigam o crime.

Mulher e genro são presos em flagrante por roubo e receptação de mercadoria

Policiais civis de São Sebastião prenderam ontem duas pessoas acusadas de roubo e receptação de mercadorias em Maresias, na Costa Sul, avaliadas em mais de R$ 40 mil.

Após receber denúncia e com ordem judicial nas mãos, os investigadores Ricardo Marques e Julimar Pereira, do 2º DP, localizado em Boiçucanga, fizeram diligência na casa de Nadir Zeferino Lopes, 39 anos, moradora na rua Nova Iguaçu.
Lá, eles encontraram diversas malas com roupas infantis, ainda com etiquetas e nos cabides, roubadas no sábado passado de representantes comerciais da cidade de Americana que estavam hospedados em casa na avenida Francisco Loup, em Maresias.

Ela foi enquadrada pelo artigo 157 (roubo) e disse que o produto era fruto do crime cometido por seu genro Zenildo Antonio de Oliveira, 28 anos. Os investigadores seguiram para o endereço indicado, na favela Bom Jesus, e lá encontraram o acusado com mais roupas, malas e toucas usadas no dia do assalto. Ele disse ainda que o crime teria sido praticado por mais dois comparsas.
Os dois acusados foram detidos e Nadir foi levada para a Cadeia Pública de Ubatuba enquanto Zenildo foi para o Centro de Detenção Provisória (CDP), em Caraguatatuba.

Jovem preso por matar namorado da ex

Um estudante de psicologia foi preso acusado de matar o atual namorado da sua ex, ontem, por volta das 20h30, no bairro Jardim Peri Peri (zona oeste de SP) alegando ciúmes da vítima.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito do crime, Edson Thiago Moreira dos Santos, 25 anos, disparou cinco tiros no rosto do mecânico Cláudio Roseno de Oliveira Júnior, 20 anos, que no momento do ataque estava sentado, na cozinha da casa da namorada. Oliveira e a namorada estavam juntos havia cinco meses. O assassino entrou na casa encapuzado, mas a namorada da vítima diz ter reconhecido a voz dele.

Minutos após o assassinato, o primo da jovem chegou ao local e encontrou a família em choque. O motorista, Sérgio Alves Coelho, 41, contou que a cena era de desespero. "Entrei na cozinha e vi minha prima abraçada com o Cláudio que já estava morto. Ele ainda estava sentando na cadeira", afirmou. Coelho disse que há um ano Santos já havia colocado fogo no carro do pai da ex- namorada.

O mecânico assassinado será enterrado no Rio, onde vive a família.

No momento da prisão, segundo informou a polícia, o suspeito estava na companhia de um amigo, que não tinha envolvimento com o crime, e confessou que atirou contra Oliveira alegando apenas ciúme do namorado da ex. A arma, um revólver calibre 38, foi encontrada por policiais militares em uma casa abandonada na rua onde mora o estudante.

O suspeito foi preso e levado para o Centro de Detenção Provisória de Osasco (Grande SP). Ele não havia constituído advogado até a tarde de ontem e falou pouco sobre o crime, segundo a polícia.

Um homem que faz a segurança da rua, próxima ao local ao crime chegou a ser considerado cúmplice do suspeito de assassinato do mecânico.

Segundo o primo da namorada da vítima, o motorista Sérgio Coelho, uma mochila que pertencia ao estudante de psicologia foi encontrada na guarita do segurança. No entanto, a Polícia Civil informou ter descartado a possibilidade da participação do vigia como cúmplice do estudante. Santos, teria deixado uma mochila com o vigia antes de entrar na casa da ex e disparar contra a vítima. Ainda de acordo com a polícia, o vigia não sabia das intenções do suspeito.

Sem vagas, 55 mil presos superlotam celas

O Estado de São Paulo precisa criar 55 mil vagas para solucionar o problema de superlotação das unidades prisionais. Apenas na região metropolitana há 21.670 presos sem lugar em penitenciárias, CDPs (Centros de Detenção Provisória), hospitais e centros de progressão penitenciária. Os dados são da própria SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

A população carcerária já atinge 149.647 no Estado, o equivalente ao número de habitantes da cidade de São Caetano do Sul (ABC). Cerca de 38% dos presos estão concentrados em 33 das 147 unidades coordenadas pela secretaria. Outros 11 mil detentos estão em cadeias públicas e, por isso, não fazem parte do levantamento.

Na lista da SAP, a Penitenciária Feminina da Capital é, proporcionalmente, a mais cheia. São 759 presas em celas capacitadas para receber 251 --três vezes mais. No ranking das dez unidades mais problemáticas do Estado há sete CDPs. Os centros que deveriam abrigar presos que aguardam julgamento acabam assumindo o papel de penitenciárias. Os principais exemplos estão na capital, Santo André e Hortolândia.

"São verdadeiros infernos na terra. Os CDPs funcionam como Carandirus de porte médio, com o agravante de que a estrutura não é a mesma dos presídios. Lá, a carência é absoluta. Faltam colchões, funcionários, remédios e até água", diz Alessandra Teixeira, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

A dona de casa M.B., 37, conhece de perto essa realidade. Seu filho, preso há oito meses no CDP de Pinheiros 1, tem de dividir a cela com 32 pessoas. "O número correto deveria ser 20, mas não é. Metade dorme das 22h às 4h, enquanto outra parte dorme das 4h às 10h", revela.

Segundo os números da SAP, o excedente de presos no Estado é de 58%, a mesma média observada no Brasil. A taxa deve aumentar até a entrega de novos presídios --o governo planeja construir 49 --se o total de prisões efetuadas pela Polícia Militar for mantido. Em 2008, foram 102 mil.

Para a socióloga Paula Ballesteros, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, não há solução a curto prazo, mas ela passa, necessariamente, por uma mudança de postura dos poderes Executivo e Legislativo, além da sociedade.

"Construir presídios não é suficiente. É preciso haver uma assistência jurídica. Boa parte dos presos não está onde deveria. A sociedade também precisa entender que respostas imediatistas não funcionam, são falsas. A superlotação não viola apenas os direitos dos presos, mas também das pessoas livres, que sentem-se inseguras com riscos de rebeliões e fugas. "

sábado, 22 de agosto de 2009

Policiais são presos após brigar em porta de boate no centro de SP

Um policial federal e um policial civil foram detidos, na madrugada deste sábado, depois de uma briga na porta de uma boate na Avenida Ipiranga, no centro de São Paulo. Guardas civis viram um homem armado e outro no chão, com machucados no rosto. Depois de desarmar o policial federal, os guardas ainda descobriram que o homem ferido era policial civil, e que os dois haviam brigado. O policial federal foi encaminhado para a delegacia, e o civil, para um hospital.

Publicitária encontrada morta em SP pode ter cometido suicídio, diz polícia

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo não descarta a possibilidade da publicitária Marisa Mitsue Toma, de 33 anos, ter cometido suicídio. O corpo de Marisa foi encontrado na cozinha do apartamento dela, no Alto de Pinheiros, bairro nobre da capital, na sexta-feira, pela empregada doméstica. Segundo a polícia, o corpo tinha uma facada no peito e uma outra faca foi encontrada ao lado. Depois de registrar o caso como homicídio, a polícia recuou e o boletim de ocorrência mudou para morte a esclarecer.


De acordo com o DHPP, não há sinais de luta e nada foi levado do apartamento da vítima. A empregada contou à polícia que a porta do apartamento estava aberta quando ela chegou para trabalhar. A família de Marisa não quis falar com a imprensa. Ela deve ser enterrada, na tarde deste sábado, em Santo André, na Grande São Paulo.

Advogado é preso ao pagar jovens por sexo

O advogado L., 47 anos, foi preso em flagrante anteontem com três adolescentes em seu apartamento, localizado em um edifício de classe média alta em Higienópolis (região central de SP). O acusado, segundo a polícia, estava com uma garota de 14 anos e duas de 15 --duas delas são irmãs.

No momento da chegada dos policiais ao local, ele estaria nu da cintura para baixo e deitado na cama com uma das meninas. Segundo a polícia, ele teria prometido pagar R$ 50 para cada uma das jovens, que moram em Cidade Tiradentes (zona leste de SP).

O início da investigação que levou à prisão do suspeito ocorreu na quarta-feira, quando a mãe de duas das adolescentes procurou a polícia. No 69º DP (São Mateus), na zona leste, ela disse que havia estranhado o fato de a caçula ter chegado em casa à noite, dois dias antes, com doces. Ela disse que a garota não soube explicar como comprou.

A mãe disse ainda ter descoberto, por meio dos vizinhos, que a filha tinha feito um programa juntamente com outra garota do bairro e que havia marcado um novo encontro com o mesmo homem na tarde de anteontem.

Segundo a polícia, as três adolescentes usaram ônibus e metrô para irem de casa até Santa Cecília (região central de SP) para encontrá-lo. De acordo com a polícia, o acusado atrasou cerca de seis horas por ter participado de uma audiência. Por volta das 20h, ele parou seu EcoSport em frente à estação de metrô, e as meninas entraram no carro.

A delegada Deidiene Fialho Costa e mais cinco investigadores do 69º DP seguiram o carro do advogado até ele entrar na garagem do prédio. Após alguns minutos, os policiais subiram até o apartamento do acusado, no segundo andar, e o flagraram no quarto só de camisa, deitado na cama com uma das meninas, que estava de "lingerie".

L. foi indiciado pelo crime de favorecimento à prostituição e será investigado por estupro. A polícia investiga a acusação de que ele saía havia pelo menos dois anos com uma das jovens. Por ter curso superior, ele aguarda nova decisão da Justiça na carceragem do 40º DP (Vila Santa Maria), onde está também o médico Roger Abdelmassih.

Resposta
A defesa do suspeito afirmou ontem que o cliente "foi vítima de uma armação". Questionada sobre o motivo da possível armação, a defesa disse: "Nós não conseguimos chegar no objetivo para isso ter acontecido". À polícia, o advogado disse ter levado as meninas para casa porque iria tomar banho e, na sequência, as levaria a um shopping para comprar sandálias. Ele nega participação nos crimes.

Dois são presos com jovens dentro do carro

Dois homens foram presos por suspeita de pedofilia com adolescentes dentro do carro, entre ontem e anteontem, na Grande SP.

Em um dos casos, um motorista de van escolar de 56 anos foi detido em flagrante, por volta das 16h15 de anteontem, no Jardim d'Abril, em Osasco, assistindo a um filme pornográfico ao lado de uma estudante de 12 anos dentro da perua. Segundo a polícia, a vítima foi abordada pelo acusado quando andava numa calçada, próximo à sua casa.

Em depoimento, ela contou que o motorista a obrigou a entrar na perua, sob a ameaça de que, se o desobedecesse, ela ou seria estuprada ou morreria. Pouco tempo depois, uma testemunha disse a policiais militares, que patrulhavam a região do Jardim d'Abril, que tinha acabado de ver um homem assistindo a um filme pornográfico ao lado de uma menina.

De acordo com a Polícia Civil, no momento da chegada dos PMs ao local indicado pela testemunha, o motorista da van escolar estava saindo do carro, com o zíper da calça aberto. A menina estava vestida. A polícia solicitou ao IML (Instituto de Medicina Legal) um exame de conjunção carnal, que vai esclarecer se o caso envolve ou não estupro.

Dentro da van, foram apreendidos o DVD do filme pornográfico, três embalagens de pipoca, um chocolate, o cupom fiscal da locadora de vídeos em que o motorista alugou o filme, além do celular do suspeito, que vai responder à acusação de estupro. A reportagem não localizou o advogado do acusado.

Já em Cotia, um motorista de 61 anos foi preso anteontem por suspeita de atentado violento ao pudor. Ele é acusado de ter praticado violência sexual contra um garoto de 14 anos, também dentro do carro.

Polícia descobre golpe após carro quebrar a caminho do desmanche

A quebra de um carro frustrou o plano de uma universitária de 36 anos de simular o roubo do próprio veículo para receber o dinheiro do seguro, segundo a Polícia Civil de Guarulhos (Grande SP).

Contratado para desaparecer com o carro no último dia 15, um homem demorou para fazer o serviço e foi preso por receptação, anteontem à tarde, quando a falsa queixa de roubo já havia sido feita. A universitária, cujo nome não foi informado, daria R$ 1.000 ao cobrador Danilo Mariano Sansevero, 25 anos, para ele encaminhar seu Fiat Palio Weekend a um desmanche. A jovem, agora, será investigada por falsa comunicação de crime, mas não fica presa.

O cobrador seguirá preso suspeito de receptação de veículo roubado até que essa investigação, sobre a suposta aplicação do golpe, seja finalizada pela Polícia Civil. Ele admitiu aos policiais que foi pago para levar o carro até um desmanche. A suspeita entregou o carro ao cobrador no dia 15 e, no dia seguinte, registrou queixa no 1º DP de Guarulhos, dizendo que dois homens o haviam roubado. Mas o Palio havia quebrado nas mãos de Sansevero, que teve de levá-lo a uma oficina localizada em Ermelino Matarazzo (zona leste de SP) e, por isso, não cumpriu sua parte no plano. Policiais da DRDesmanches (Delegacia de Repressão a Desmanches), do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), localizaram o carro na oficina e prenderam o cobrador.

A polícia não informou o nome da seguradora alvo do suposto golpe, que não chegou a ser acionada pela universitária. Nenhum representante do Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros) foi encontrado ontem para comentar as medidas adotadas contra golpes aplicados a seguradoras de carros.

STJ manda Rugai voltar para a prisão

O ex-seminarista Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta em 2004, terá de voltar à cadeia. A Justiça voltou atrás em uma decisão de fevereiro que garantia a liberdade provisória do rapaz.

Rugai foi preso dias após a morte do casal e consegui o direito de esperar o julgamento em liberdade dois anos depois, em 2006. Em setembro de 2008, no entanto, ele foi flagrado vivendo em Santa Catarina, fora do endereço que havia dado à Justiça.

Na época, o Ministério Público Estadual entendeu a mudança como uma fuga e pediu a volta dele à prisão. A Justiça concordou.

Mas os advogados de Rugai entraram com um habeas corpus para que ele novamente fosse solto. Em fevereiro deste ano, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Arnaldo Esteves Lima, que recebeu o pedido, deu liminar (decisão provisória) libertando o rapaz. A decisão definitiva, no entanto, ficou para depois quando o caso fosse julgado pelos outros ministros.

Ontem, os demais ministros opinaram sobre o assunto e a maioria entendeu que, como Rugai saiu de São Paulo sem avisar a Justiça, não poderia mais ficar em liberdade.

O advogado de Rugai, Fernando José da Costa, foi procurado para comentar a decisão da Justiça e dizer se seu cliente iria se apresentar à Justiça. Uma secretária disse que ele não estava na cidade.

O casal Luiz Carlos Rugai e Alessandra de Fátima Troitiño foi morto a tiros dentro de casa, em Perdizes (zona oeste de SP). O crime aconteceu em março de 2004. A polícia diz que o jovem havia fraudado a empresa do pai e que testemunhas viram ele na casa na noite do crime.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Negro é espancado por seguranças só porque tinha carro bom


Ele é negro , vigilante, trabalha de dia e de noite e já pagou 21 das 72 parcelas do EcoSport 2007 que comprou financiado, com suor. Januário Alves de Santana, de 39 anos, não aguenta mais ser humilhado e confundido com bandido por dirigir seu próprio carro. Já foram três casos.

No último, em 7 de agosto, ele afirma ter sido espancado e perseguido por 40 minutos por cinco seguranças do hipermercado Carrefour de Osasco, na Grande São Paulo, pela mesma suspeita. Quando, enfim, chegou a Polícia Militar, ele pensou: “Graças a Deus.” Pensou errado. Januário se identificou, disse que a filha de 2 anos estava dentro de seu veículo, precisando de sua companhia.

E ouviu de um policial identificado por Pina: “Fala logo, negão. Você tem cara de quem tem pelo menos uns três BOs (boletins de ocorrência) Confessa que é melhor.” Januário não suportou tamanha humilhação e fez queixa na delegacia. “Não tenho medo de represália e nem de ser morto. Morri naquele dia. Vou levar à frente porque se tiver que viver, quero viver com dignidade”, afirmou.Ele já adiantou que seu advogado, Dojival Vieira, está se preparando para mover uma ação contra o estado e contra o hipermercado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Autoridades policiais discutem medidas para impedir fuga de bandidos pelo mar

Autoridades das Polícias Militar, Civil, Federal e Ambiental, do 17º Grupamento do Salvamar Paulista e da Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, se reuniram na manhã de ontem, na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPM/I), em São Sebastião, para discutir ações que impeçam a fuga de grupos criminosos pelo mar.

O encontro, que durou aproximadamente duas horas, foi desencadeado pela ação de uma quadrilha, formada por pelo menos oito pessoas, que na última segunda-feira assaltou três estabelecimentos comerciais da Vila, na região central de Ilhabela, e fugiu de barco pelo Canal de São Sebastião.

Segundo o major Eduardo Rosmaninho, comandante do Batalhão da PM, foi feito um acordo em relação a uma maior comunicação entre as corporações para que a interceptação contra os infratores no mar possa ser realizada com maior agilidade. Segundo ele, por questões de segurança, as táticas não podem ser divulgas, porém, serão desenvolvidas com todos os recursos disponibilizados na região. “Essas ações, se necessárias, não serão restritas apenas à Ilhabela e São Sebastião, mas também para Caraguatatuba e Ubatuba. A ideia é que haja uma maior integração entre todas corporações no Litoral Norte”, explica Rosmaninho.

Ainda de acordo com o major, o caso registrado em Ilhabela não foi o único. No final do ano passado, um outro grupo também fugiu pelo Canal após assaltar um estabelecimento comercial da Vila. Também marcaram presença na reunião representantes do Conselho de Segurança (Conseg) de Ilhabela.

Dono de bar morre baleado em Guarujá

O comerciante Antônio Joaquim Gonçalves, de 53 anos, foi assassinado com um tiro no peito durante assalto em seu bar no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho, Guarujá, na quarta-feira à noite. A vítima teria entrado em luta corporal com um dos três marginais, que fugiram levando R$ 1 mil e cartões telefônicos.

Cabo Bruno vai seguir para regime semiaberto

A Justiça de São Paulo decidiu ontem que Florisvaldo de Oliveira, 50 anos, mais conhecido como Cabo Bruno, ex-policial militar condenado a 103 anos de prisão por homicídios, cumprirá o restante de sua pena em regime semiaberto --no qual só passará a noite na prisão.

Preso há 18 anos, e atualmente cumprindo pena na penitenciária de Tremembé (147 km de SP), Cabo Bruno foi acusado de, nos anos 1980, chefiar um grupo de extermínio na zona sul de São Paulo, contando com o apoio de comerciantes da região, que lhe pagavam para ter proteção. A direção do presídio tem prazo de até uma semana para fazer a transferência. A sentença é da juíza Sueli Armani de Menezes, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté (140 km de SP).

A manifestação da Promotoria levou em consideração que o ex-PM nunca cometeu uma falta grave enquanto esteve preso, além de trabalhar e ser um dos capelães do presídio. Contudo, Bruno fugiu três vezes do presídio militar.

Além de já ter cumprido um sexto de sua pena e ter bom comportamento prisional, Bruno teve o resultado de seu exame criminológico --que avalia se o preso tem condições de conviver em sociedade-- amplamente favorável à progressão de regime.

Hoje evangélico, o ex-policial militar se casou em julho de 2008 com Dayse França, de Pindamonhangaba (156 km de SP), que fazia serviço voluntário de evangelização na penitenciária de Tremembé.

Em entrevista concedida em novembro de 1991, Cabo Bruno disse nunca ter matado ninguém. Sobre um depoimento à imprensa em que admitiu ter participado de mais de 50 homicídios, afirmou que o caso foi uma invenção, pela qual recebeu dinheiro e um texto pronto.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Envolvidos em assalto a centro comercial são identificados em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela já identificou um dos envolvidos no arrastão ao centro comercial da cidade na manhã de ontem. De acordo com a polícia a quadrilha especializada é do Guarujá, e tem a participação de pessoas que vivem na Ilha.

Também já se descobriu que o bote usado na ação foi alugado em São Sebastião. Cerca de 8 homens armados renderam o segurança do píer e invadiram três lojas de onde levaram aparelhos eletrônicos, roupas e dinheiro.

Inglesas presas no Rio pegam 8 meses de serviços comunitários

As turistas inglesas Rebecca Turner e Shanti Andrews, ambas de 23 anos, foram condenadas nesta quarta-feira a um ano e quatro meses de reclusão e mais um mês de detenção pelos crimes de falsidade ideológica, falsa comunicação de crime e tentativa de estelionato. As jovens foram presas no dia 26 de julho após forjar um roubo das suas bagagens com o objetivo de receber o dinheiro do seguro.

O juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RJ, converteu a pena em prestação de serviços comunitários. Shanti e Rebecca terão que trabalhar por sete horas diárias durante oito meses em serviços cuja natureza ainda não foram determinados.

As inglesas terão que pagar uma multa no valor de dois salários mínimos por dia durante 13 dias, somando o total de R$12.090. A natureza dos serviços prestados pelas jovens ainda será estipulado pela Vara de Execuções Penais do Rio. Os advogados de defesa terão um prazo de cinco dias para recorrer da decisão do juiz.

Formadas em Direito, as duas turistas foram presas no dia 26 de julho, ao registrarem a ocorrência de um falso furto na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

Na última segunda-feira ocorreu a audiência de instrução e julgamento, quando as duas jovens confessaram os crimes e disseram que estavam arrependidas. Elas informaram também que estão viajando há nove meses por diversos países do mundo e que tomaram conhecimento desse tipo de golpe em conversa com outros turistas. Elas entraram no Brasil por Foz do Iguaçu, vindas da Argentina.

Quadrilha armada assalta lojas em Ilhabela e foge pelo mar

Moradores e comerciantes da Vila, bairro situado na região central do município, iniciaram o dia de ontem com mais um registro de ocorrência inusitada, porém grave.

Por volta das 7h, uma quadrilha composta por dez pessoas encapuzadas e armadas invadiu três estabelecimentos comerciais no centro da cidade, um deles em funcionamento.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, a ação da quadrilha teve início em uma loja de artigos esportivos e uma joalheria, que no momento estavam fechadas. Após arrombá-las, os assaltantes recolheram relógios, roupas e joias.

Por último, eles assaltaram uma loja de conveniência 24h, mantendo funcionários e seguranças amarrados. Do local, foram levados dois notebooks, dinheiro com valor não revelado, bebidas, um celular e uma pistola de um soldado da Polícia Militar que estava no local.

Logo depois do roubo nos três comércios, o bando seguiu para realizar sua última ação no arquipélago, fugindo da cidade pelo mar, após renderem o segurança de um píer e seguindo de lancha pelo Canal de São Sebastião.

Durante todo o dia de ontem, policiais militares e investigadores da Polícia Civil percorreram marinas de Ilhabela e de cidades da região para desvendar de onde era procedente a embarcação utilizada na fuga. As últimas informações dão conta de que a quadrilha tenha saído de Caraguatatuba.

As Polícias Militar e Civil trabalham na investigação do caso com a hipótese de que o assalto tenha sido premeditado, em função do horário do roubo, quantidade de pessoas envolvidas na ação e pela forma inusitada da fuga dos bandidos.

Procurado pela polícia secretário envolvido em esquema de funerárias

O secretário de Agricultura e Pesca de Porto Seguro (BA), Robson Roberto Oliveira Santana, um policial civil que trabalha na delegacia da cidade, Cláudio dos Santos Bispo, e outras duas pessoas ligadas a eles estão sendo procurados pela polícia.

Eles são acusados pelo Ministério Público baiano de integrar a chamada “máfia das funerárias”, que agiria em oito cidades do litoral sul do Estado. Duas outras pessoas envolvidas no esquema foram presas na segunda-feira.

De acordo com as investigações do MP, em parceria com a Polícia Civil, Santana e Bispo lideram o grupo, que teria iniciado as atividades há dez anos. O secretário e o policial, segundo a acusação, usavam suas posições para monopolizar os serviços funerários e fraudar licitações que tinham como objeto a prestação de auxílio-funeral para famílias carentes da região.

Todos os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, concussão (extorsão feita por funcionário público), violação de sigilo funcional, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, o secretário foi exonerado na última sexta-feira.

Bandidos fazem sequestro para pagar enterro de traficante

Para arrecadar dinheiro para o enterro de um traficante e sequestrador, dois criminosos resolveram fazer um sequestro-relâmpago no final da noite de anteontem na região de Santo Amaro, Zona Sul da capital.

A dupla manteve um casal e sua filha por cerca de uma hora e meia dentro do carro da família enquanto um terceiro bandido fazia saques em caixas eletrônicos com os cartões bancários das vítimas.

A polícia foi avisada e conseguiu prender os ladrões que estavam no automóvel. Um deles já tinha sido preso três vezes, duas delas pelo mesmo crime. As vítimas foram libertadas sem ferimentos.

Dupla mata homem dentro de carro em Moema

O representante de vendas Alessandro Nicolosi, 27 anos, foi assassinado ontem com um tiro na cabeça, dentro do carro, no cruzamento da avenida Moema com a alameda dos Guaramomis, em Moema (zona sul de SP). Esse foi o primeiro homicídio registrado neste ano no bairro de classe média alta.

A polícia abriu investigação de tentativa de homicídio. Segundo a polícia, uma testemunha disse ter visto quando dois homens abordaram a vítima. Um deles teria atirado e fugiu junto com o comparsa. Segundo a polícia, nada foi roubado da vítima.

Já os familiares do vendedor acreditam que Nicolosi foi levado até o local do crime em meio a um sequestro relâmpago e, depois, assassinado.

Segundo eles, Nicolosi saiu de casa, no Tatuapé (zona leste de SP), pouco depois das 23h de anteontem para se encontrar com amigos no Porto Alcobaça, boate localizada na avenida Francisco Matarazzo, na Barra Funda (zona oeste). Ele teria deixado o local sozinho por volta das 2h.

Colegas disseram à família que se despediram dele e, em seguida, cada um foi pegar seu carro para ir embora. Os amigos foram os últimos a ver o representante vivo.

"Meu filho chegou da faculdade, trocou de roupa, pegou o carro e saiu para ver os amigos. Só que o local onde o encontraram baleado não tem nada a ver com o caminho de casa. Acho que alguém o seguiu quando ele saiu do bar e o matou no cruzamento", disse o vendedor Emilio Nicolosi Neto, 58, pai da vítima.

"Ele poderia voltar [para o Tatuapé] ou pela Francisco Matarazzo, para pegar a Radial Leste, ou pela marginal [Tietê]. Mas não por Moema, não tem nada a ver", disse a vendedora Lizandra Pascoal, 33 anos, prima do vendedor.

Além de trabalhar como representante de vendas da Panasonic, Nicolosi, que era solteiro e não tinha filhos, cursava gestão ambiental na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), na Liberdade (centro de SP). O rapaz chegou a ser socorrido, mas teve morte cerebral constatada ontem.

Até a conclusão desta edição, nenhum suspeito havia sido preso. Esse foi o primeiro homicídio doloso (quando há intenção de matar) registrado neste ano no 27º DP (Campo Belo), que atende a região.

Detentos com suspeita de gripe suína fogem do HGA

Dois presos já condenados pela Justiça e com suspeita de estarem com gripe suína escaparam domingo à noite do quarto nº 139 do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), onde estavam internados em isolamento. Ontem de manhã, policiais militares os recapturaram no Morro Santa Maria, em Santos. Para a Polícia Civil, houve o crime de facilitação de fuga.


José Carlos Bibiano, de 41 anos, e Edgar Mata de Oliveira, de 23, começaram a apresentar sintomas de gripe suína, sendo transferidos da Penitenciária III de São Vicente para o HGA. Algemados às camas do hospital e vigiados por um agente de segurança penitenciário, eles teriam aproveitado o momento em que o agente público adormeceu para fugir.

As algemas que prendiam os condenados foram achadas presas às camas. De posse das fotos dos fugitivos e com base em denúncia anônima, policiais militares foram ao Morro Santa Maria, onde suspeitaram de um adolescente de 17 anos e o abordaram. Ele portava R$ 402,00 e, sem saber revelar a origem do dinheiro, alegou que "cuidava" de uma pessoa com gripe suína.

Indagado sobre onde estava o doente, o adolescente levou os policiais até um barraco, onde refugiavam-se a dupla que escapou do HGA. Segundo os condenados, eles conseguiram fugir forçando a passagem das mãos através das algemas, sem fazer qualquer menção ao agente penitenciário.

De acordo com os PMs, os acusados não resistiram à prisão e admitiram ser os fugitivos do hospital. A direção da Penitenciária III de São Vicente foi avisada sobre a recaptura e providenciou o recambiamento dos detentos à unidade. No barraco havia um pequeno tablete de maconha. O adolescente assumiu a propriedade da droga, afirmando que ela se destinaria a consumo próprio.

Titular do 7º Distrito Policial de Santos, em cuja área fica o HGA, o delegado Jair Oswaldo Grassi Mazzetto determinou a instauração de inquérito para apurar responsabilidade pela evasão. Para ele houve o crime de facilitação de fuga, mas é necessário apurar se de modo doloso (intencional) ou culposo (decorrente de negligência).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Menor é atingido por três tiros no Sumaré

Um caso chamou a atenção de policiais militares e de homens do Corpo de Bombeiros no início da manhã de ontem. Por volta das 10h, as corporações atenderam o chamado do adolescente S.H.C., 17 anos, que foi atingido por três tiros, sendo dois no peito e um de raspão da cabeça.

O menor foi encontrado na estrada da Serraria, que dá acesso ao Morro Santo do Antônio, localizado no bairro do Sumaré, na região central do município.

De acordo com informações provenientes da 2ª Companhia da PM, o adolescente teria informado que na noite de domingo pegou uma corona de carro do Centro até a Praia do Camaroeiro, onde reside. No entanto, a veículo, ocupado por dois homens e uma mulher, teria tomado direção à Estrada da Serraria, onde foi enforcado e desmaiou. Segundo a polícia, ele só percebeu que foi alvo das balas quando acordou.
Contudo, apesar das explicações, a PM suspeita de que o motivo para a tentativa de homicídio não seja apenas esse.

O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações da autoria e motivo. O estado de saúde do adolescente, que foi atendido na Santa Casa, é considerado normal.

Vigilante é baleado no Porto de São Sebastião

Um homem foi baleado na madrugada de ontem, dentro do Porto de São Sebastião, durante seu expediente de trabalho. O vigilante L.C.O, 38 anos, foi ferido por uma arma de fogo, por volta das 24h45, e está internado no hospital da cidade.

Segundo informações divulgadas, o projétil teria atingido o ombro direito do vigilante, que trabalhava com colete à prova de balas. Segundo o delegado seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, o colete não foi perfurado. “A possibilidade de uma ação criminosa no local é mínima”, afirma o delegado, ao ser questionado sobre a segurança nas dependências portuárias.

Alvarenga também chama atenção para o fato da vítima não ter cumprido o protocolo de segurança. “Ele deveria ter ligado inicialmente para as autoridades, o que não aconteceu. Ele ligou para a esposa, e o cunhado dele foi ao local de bicicleta para pedir ajuda”, e complementa: “A arma da vítima tem capacidade para seis cartuchos e encontramos cinco deles intactos”. O delegado finaliza dizendo que ainda é cedo para tirar conclusões, e afirma que irá aguardar o avanço das investigações e o restabelecimento da vítima para colher o seu depoimento.

A vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da cidade e passou por uma cirurgia no período da tarde, e até o fechamento desta edição, segundo informações divulgadas pela Companhia Docas, permanecia em estado crítico.

L.C.O era funcionário de uma empresa terceirizada do Porto, que presta serviços de vigilância patrimonial. De acordo com as informações obtidas na Polícia Militar, um supervisor da Guarda Portuária recebeu um pedido de socorro através do rádio, mas na chegada ao local, havia apenas a vítima estendida no chão. Ainda segundo a polícia, o boletim de ocorrência não relata se o autor do disparo deixou vestígios no local, ou se houve algum tipo de luta corporal.

O vigilante trabalhava armado, mas de acordo com o relato de testemunhas, não houve troca de tiros, pois foi possível ouvir apenas um disparo. Um inquérito foi aberto para investigar as causas do crime.