terça-feira, 30 de abril de 2013

Ação da Corregedoria da PM deixa dezenas de famílias de militares indignados em Caraguá


domingo, 28 de abril de 2013

Ação da Corregedoria da PM deixa dezenas de famílias de militares indignados em Caraguá


De acordo com familiares de policiais militares da cidade a ação foi um desrespeito á família e em alguns casos, policiais foram tratados como se fossem bandidos.

Uma ação da Corregedoria da Policia Militar, ocorrida na ultima sexta-feira 26/04 em Caraguá, deixou dezenas de famílias e policiais militares indignados em Caraguá.

Nas primeiras horas da manhã, assim que o dia clareou vários policiais tiveram suas casas vistoriadas por policiais corregedores em vários pontos da cidade. Segundo relatos de familiares, o motivo dos cumprimentos de mandados de buscas expedidos pela justiça militar não teria sido informado o que deixou todos apreensivos sem saber o que estava acontecendo.

Nossa reportagem ouviu a filha de um policial que contou que saia de casa para ir á escola, quando no portão foi abordada por um homem perguntando pelo pai. Com medo, pois não sabia do que se tratava, pois o homem não usava uniforme da policia e não estava de viatura policial a menina ficou sem entender nada e quando perguntada se lá morava o policial e o que ela era dele, ela teria sido intimidada com uma arma que foi mostrada e de maneira grosseira o tal policial teria a mandado ir pra escola. Ainda segundo a menina, este teria chutado sua cachorrinha ao entrar na casa e sido grosso com o pai dentro de casa o que á deixou indignada.

Na ação da Corregedoria, foram apreendidos na casa de 4 policiais, munições velhas, duas armas antigas calibre 22 que estavam no forro das casas, e duas espingardas de caça que pertenciam á parentes dos militares. Dois policiais foram levados até a Corregedoria da PM em São Paulo e após serem ouvidos foram liberados. Neste caso nada teria sido encontrado na casa dos militares e o motivo da condução não informado.

A ação revoltou familiares e policiais da cidade, “fomos tratados como bandidos... fazemos o máximo pela segurança da cidade e temos nossas casas invadidas pela Corregedoria e não somos informados nem o motivo? Acabou! não vou mais me matar de trabalhar no combate ao crime e como troca ser tratado como bandido. Minha família não vai mais passar por esta humilhação. Disse um PM que pediu para não ser identificado, pois pode ser punido. Vários PMS indignados com a ação, comentavam que de hoje em diante a policia de Caraguá não será a mesma, “quem teve esta idéia que venha agora combater os criminosos”.

Ainda segundo apurou nossa reportagem, os mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça militar só é válido para a casa de militares, os corregedores teriam cometido abuso de autoridade, entrando também na casa de parentes de policiais e de um homem que não é policial militar.

Gostaríamos de saber o porquê?, qual a acusação? qual o motivo?, é um direito de todo acusado de algum crime saber do que esta sendo acusado para se defender e não tivemos este direito até agora. Finalizou um PM.

Na delegacia de policia, os materiais encontrados na casa dos 4 militares foram apreendidos e registrado ocorrência de “apreensão de objetos”, a maioria do material apreendido era muito velho e provavelmente não tinha nem condições de uso.

No final da ação os policiais conduzidos á delegacia, foram ouvidos e liberados.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PM é preso por integrar quadrilha de roubo a caixas eletrônicos em SP


Quatro suspeitos de envolvimento em explosões de caixas eletrônicos foram presos na manhã desta terça-feira (23) por policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), na zona leste da capital e em Santo André, no ABC. Na ação, as equipes apreenderam cinco carros, entre eles um Mustang que custa em torno de R$ 200 mil. Um dos presos é um policial militar, suspeito de fornecer apoio logístico ao bando.

As investigações da quadrilha começaram em fevereiro deste ano, na delegacia especializada em crimes contra o patrimônio. Os quatro casos aconteceram em dezembro de 2012, em São Sebastião. Três dos presos pertencem a uma cooperativa de transporte público.
A Justiça expediu os mandados de buscas e apreensões e de prisões contra o diretor administrativo Wendel Barbosa da Silva, o “Lobisomem”, de 32 anos, o coordenador Rodrigo Sanches, o “Metralha”, de 35, o fiscal “Diego Jacinto”, de 25 anos e o policial militar Carlos Eduardo Borges o "Borjão", que seria responsável por fornecer o apoio logístico para as ações criminosas.
Segundo o delegado Eduardo Camargo Lima, responsável pela investigação, os presos são suspeitos de envolvimento em, pelo menos, outras duas explosões de caixas eletrônicos. Ele também afirmou que deve apurar se a cooperativa era usada para lavar dinheiro do crime. 


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Caraguá registra duas tentativas de assassinato


A cidade de Caraguatatuba registrou duas tentativas de assassinato. O primeiro caso ocorreu na noite de sexta-feira 19/04, no bairro Travessão na região sul da cidade.

O crime teria ocorrido após uma troca de tiros entre dois criminosos, após ser alvejado por dois disparos de arma de fogo o homem baleado teria adentrado no CIAF do bairro onde foi socorrido por populares. O autor dos disparos não foi localizado pela policia.

O segundo caso foi registrado na tarde de domingo 21/04, na Avenida Arthur Costa Filho na região central de Caraguatatuba. Um rapaz foi alvejado por dois disparos de arma de fogo em plena luz do dia nas proximidades da praia do camaroeiro. A vitima foi socorrida ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A suspeita é que em ambos os casos a motivação seja o envolvimento das vitimas com o crime e entorpecentes. 

Ex-presidiário é preso após agredir e roubar idosa na Prainha


Na tarde de quinta-feira 18/04, o ex-presidiário W.B.G de 31 anos vulgo “Bijú”, foi preso após roubar e agredir uma senhora de 71 anos no bairro Prainha em Caraguatatuba.

A vitima a aposentada C.J de 71 anos, estava em sua casa na Rua. José Vieira da Mota, quando o acusado pulou o muro da residência e rendeu à senhora dando lhe uma gravata vinda à senhora á ficar desacordada. 

O criminoso recolheu os objetos de valor da residência e colocou em uma mochila, mas antes de sair a vitima acordou e foi agredida novamente pelo criminoso.

Os policiais militares Sd. Júlio e Lima foram acionados para atender a ocorrência e detiveram o bandido nas proximidades em fuga. Com passagens pela policia pelos crimes de furto e tentativa de homicídio, o acusado acabou preso pelo crime de roubo.

Procurado por estupro é preso na Ponte Seca


Policiais da ROCAM (Rondas com Auxilio de Motocicletas), prenderam na semana passada o ajudante geral R.P.C que era procurado pela justiça pelo crime de estupro.

Os policiais patrulhavam pela Rua. G no bairro Ponte Seca, quando depararam com o acusado em atitudes suspeitas. Abordado, nada de ilícito foi encontrado durante a revista pessoal. Pesquisado os antecedentes do acusado foi constatado passagem por estupro e mandado de prisão válido até 2032.

O crime teria ocorrido na cidade de Jacareí no Vale do Paraíba, a vitima era enteada do acusado e quando teria sido violentada a primeira vez tinha apenas 8 anos de idade.

O homem estava morando e se escondendo em um quarto alugado no bairro Ponte Seca, onde os policiais não encontraram na ilícito. O homem foi encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba, onde permanece á disposição da justiça.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Pelotão da Policia Rodoviária será fechado em Caraguá


O Pelotão da Policia Rodoviária localizado no bairro Caputera em Caraguatatuba, deve ser fechado nos próximos dias. As atividades serão centralizadas na Companhia na cidade de Taubaté no Vale do Paraíba. 

O fechamento do Pelotão faz parte de uma nova adequação da instituição que vem extinguindo os pelotões em todo estado.

O fechamento deve trazer transtornos aos moradores da cidade e da região, que não terão mais um auxilio local. Ainda a nova adequação deve dificultar as liberações de veículos apreendidos, pois este serviço deve ser centralizado em Taubaté, onde será feito todo o trabalho burocrático.

Os moradores do bairro Caputera onde está instalado o pelotão são contra o fechamento, pois se sentem mais seguros com a existência do posto policial. Ainda os moradores pretendem fazer um abaixo assinado para tentar a permanência do pelotão no bairro.

foto: Eduardo Campos

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de armas no Rio do Ouro


Na tarde do ultimo sábado 13/04, a policia ambiental de Caraguatatuba prendeu dois rapazes por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, no bairro Rio do Ouro.

Os policiais chegaram até os criminosos, após serem acionados para atender uma ocorrência de deposição de entulho em área de preservação permanente, quando receberam denúncia de tráfico de drogas no local e abordaram os desocupados P.C.M de 21 anos e M.J de 19 anos. 

Abordados na Travessa 5, os policiais encontraram 280 pedras de crack, 4 porções de maconha, uma porção de cocaína e R$ 988,00 em dinheiro. Além das drogas foram encontradas duas armas, uma pistola de chumbinho e um revolver calibre 32 com dois cartuchos intactos, além de munições calibre 22.

Conduzidos á delegacia de policia, ambos permaneceram presos por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Suspeito de estuprar a filha é preso em São José dos Campos

O ajudante geral Edgar Cassino de 40 anos foi preso pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira  11/04, na zona sul de São José, suspeito de estuprar a filha, de nove anos. O caso ocorreu no bairro Cantagalo, em Caraguatatuba, em agosto do ano passado e desde então ele era procurado pela polícia.

Os policias chegaram até ele, por volta das 9h30, depois que moradores acionaram a polícia após reconhecê-lo. De acordo com a polícia, cartazes que estavam espalhados pela cidade de São José dos Campos ajudaram na identificação do homem. Ele foi encaminhado à cadeia de Caçapava.

O crime aconteceu no dia 29 de Agosto na casa onde o homem vivia com sua mãe no bairro Canta Galo. 

A avó paterna da criança teria saído da casa e deixado a menina sob a responsabilidade do pai. Quando voltou para a residência, encontrou sangue na cama e levou a criança para o hospital. Lá foi constatado que a menina havia sidi vítima de estupro.

A policia civil informou também que já havia um registro anterior de abuso sexual contra esta mesma criança praticado pelo pai. A ocorrência é de 2009, quando a menina tinha apenas 5 anos. No ano passado a vitima chegou a ficar internada e passou por uma cirurgia de reconstrução dos órgão genitais. 






terça-feira, 9 de abril de 2013

Disputa por pedra de crack acaba em tentativa de assassinato


A disputa por uma pedra de crack terminou em tentativa de assassinato na noite de segunda-feira 08/04, em uma construção na Avenida Emilio Granato no bairro Enseada em São Sebastião.

O usuário de drogas E.F.B de 34 anos, levou uma facada no pescoço que foi desferida pelo colega também usuário de crack  o ajudante geral M.C de 27 anos. A vitima teria se negado em entregar ao colega uma pedra de crack que havia encontrado na construção e por isso ele teria desferido uma facada em seu pescoço.

Os policiais da ROCAM (Rondas Ostensivas com Auxilio de Motocicletas), Soldados Marcelo e Scarpa, detiveram o acusado que conduzido á delegacia de São Sebastião foi indiciado por lesão corporal e liberado. 

Menor é surpreendido com 18 pedras de crack no Pegorelli


O menor J.C.R.P de 17 anos, foi surpreendido com 18 pedras de crack no bairro Pegorelli na região sul de Caraguatatuba.

Os policiais da Força Tática, equipe do sargento Paes e os soldados Modesto e R. Oliveira, patrulhavam pela Rua. Dois, quando avistaram o menor em atitudes suspeitas. Abordado pelos policiais, o menor teve encontrado em seu poder 18 pedras de crack, R$30,00 e um celular.

Conduzido á delegacia, foi registrado o ato infracional de tráfico de entorpecentes.

A mesma equipe deteve na noite de domingo 07/04, dois menores por tráfico de drogas, na Rua. Benedito de Oliveira Barbosa no bairro Casa Branca.

Os policiais patrulhavam pelo local, quando avistaram dois indivíduos que correram ao avistar a viatura. 

Detidos e abordados, os menores tiveram localizadas 20 pedras de crack e confessaram a prática de tráfico no local. 

Dois assassinatos são registrados em menos de 24 horas em Caraguá


No ultimo final de semana dois assassinatos foram registrados em Caraguá em menos de 24 horas. As motivações e autorias dos crimes ainda são investigadas pela policia e ninguém foi preso.

O primeiro caso foi por volta das 19h00 no bairro Jardim Gaivotas. A policia militar foi acionada para comparecer na Avenida Cardeal, onde um homem identificado por Fabio Sócrates Jaques, que levou uma facada no peito. A vitima foi socorrida com vida e consciente ao pronto socorro, mas morreu aos receber os primeiros atendimentos. Segundo informações que a policia civil irá investigar o autor do crime seria o filho de uma ex-namorada do homem. Após cometer o crime o suspeito que saiu recentemente da cadeia teria ligado para a mãe e contado que havia matado seu ex-namorado que havia lhe trocado por outra mulher.

A policia militar deteve um indivíduo suspeito de cometer o crime o açougueiro J.F.S.O, que foi conduzido á delegacia onde foi ouvido e liberado. A policia civil dever pedir a prisão do suspeito que está em liberdade condicional.

O segundo caso ocorreu por volta das 3h30 da madrugada de domingo para segunda-feira 08/04, na Rua. Benedito de Oliveira Barbosa no bairro Casa Branca. O ajudante geral Fernando de Lucas Camargo de 22 anos, conhecido como “Véia”, foi assassinado no quintal de sua casa com dois tiros que atingiram o ombro e tórax.

Segundo a policia, a vitima seria usuário de drogas e não é descartada a hipótese de acerto de contas. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Assaltos á residência preocupam moradores de Caraguá


Uma onda de assaltos á residências tem preocupado os moradores de Caraguatatuba. A cidade que já registrou altos índices deste tipo de crime em anos anteriores, voltou a sofrer com uma nova onda de assaltos.

O primeiro caso foi registrado na sexta-feira 29/03, por volta das 19h30. A vitima foi bancário M.V de 59 anos. Segundo o bancário, ele e familiares foram rendidos na residência na Avenida Campos Salles no bairro Sumaré, por dois indivíduos armados. A dupla roubou vários objetos da residência e fugiram levando o veículo da vitima um Ford Fiesta de cor prata que foi localizado abandonado na segunda-feira 01/04, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva no bairro Jardim Aruan.

No domingo 31/04, por volta das 4h00 da madrugada, o motorista D.C.F de 32 anos foi vitima de roubo na Rua. Cuibá no bairro Indaiá. Rendido por 4 indivíduos a vitima teve vários pertences roubadas e seu veículo um GM Celta de com prata levado na fuga pelos criminosos. A vitima relatou aos policiais que um dos criminosos portava uma arma longa que seria provavelmente uma espingarda.

O veículo foi localizado abandonado na Avenida Américo Timóteo do Rosário no bairro Rio do Ouro.
Outro caso registrado na cidade aconteceu na Rua. São Benedito no Centro por volta das 18h00 de segunda-feira 01/04. A vitima um senhor de idade foi rendido quando estava na sala de casa.
A vitima foi amarrada pelos criminosos que estavam armados de revolveres. Os bandidos levaram tudo que havia de valor na residência, televisor de 52 polegadas, notebook, computador, eletrodomésticos.

Na fuga o trio levou o veículo da vitima uma caminhonete Ford Eco Sport, que foi encontrada abandonada no bairro Cidade Jardim. Neste caso a vitima teve praticamente todos os pertences roubados, nem mesmo o aparelho auditivo da vitima escapou dos ladrões. A policia investiga os crimes e até agora ninguém foi preso. Denúncias podem ser feitas nos telefones 190 ou 197. 

Menores são apreendidos após fazerem arrastão na Martim de Sá


Os menores D.B.D.F de 17 anos e E.J.F de 15 anos, foram detidos na noite de segunda-feira 01/04, após terem participado de um arrastão na pra Martim de Sá, ponto turístico de Caraguatatuba.

As vitimas os turistas D.L.S e M.A.C ambos de 17 anos, passeavam pela Avenida Aldino Shiavi, quando foram abordados por vários indivíduos que mediante agressões, roubaram vários objetos das vitimas como : bonés, correntes de prata.

Após serem roubados e agredidos pelo bando de criminosos, as vitimas encontraram com policiais da ROCAM (Rondas Ostensivas com Auxilio de Motocicletas), que patrulhavam pela Rua. Fioravante Paschoalim no mesmo bairro e foram informados sobre o crime. 

Os policiais militares, Cabo Siqueira e os soldados Jomar e Quirino, passaram a patrulhar com vistas aos criminosos e detiveram os dois acusados.
A dupla foi conduzida á delegacia de policia, onde foi registrado o ato infracional de roubo.