domingo, 4 de outubro de 2009

Comerciante é feito refém por sete horas

Um homem foi preso depois de fazer o dono de uma casa do norte refém em seu próprio estabelecimento por cerca de sete horas, no Parque Santo Antônio (zona sul de SP), ontem. O acusado, que toma remédios controlados, pegou uma faca, saiu do bar em que estava e rendeu o comerciante, alegando que estava sendo ameaçado. Ele foi detido após cortar a mangueira de gás do local.

Por volta das 21h de anteontem, Diego Igor Pereira Ricarte, 25 anos, estava bebendo em um bar que fica em frente à Casa do Norte (comércio de produtos nordestinos). Segundo sua mulher relatou à polícia, ele disse que alguém o estava ameaçando, atravessou a rua e rendeu Ricardo de Almeida Ramos, 48 anos. Ela tentou desarmá-lo e teve a mão cortada.

O Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) chegou logo em seguida e iniciou às negociações. Segundo o delegado Carlos Alberto Delaye Carvalho, do 92º DP (Parque Santo Antônio), que também acompanhou as negociações, o acusado alternava momentos de calma e de extrema agitação e violência. Em alguns períodos, Ricarte quase cochilou.

No entanto, os militares tiveram de agir rápido depois que ele cortou a mangueira de gás, por volta das 4h30. "Foi usada uma arma de choque para dominá-lo. Todo mundo ficou com medo de acontecer uma explosão e ferir muita gente", contou o delegado. A vítima e o acusado não tiveram ferimentos.

De acordo com o delegado, o acusado estava sob efeito de bebida alcoólica e teria tido um surto psicótico. "Ele não tem ficha na polícia e disse que toma remédio controlado. Parece que isso ajudou a culminar na perda de controle psicológico", afirmou.

Em depoimento, Ricarte disse que se arrependeu do que fez. Ele foi indiciado por cárcere privado.

Parentes e vizinhos de Ricarte não sabem explicar o motivo da violência contra o dono da casa do norte. Uma tia do acusado, que apenas se identificou como Darci, o sobrinho é um "rapaz doce, tranquilo e carinhoso". Chorando muito por conta do episódio, ela acredita que o álcool e "alguma coisa mais forte" podem ter causado o surto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário