terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Homens são mortos durante fuga em presídio de Mongaguá; três foram resgatados

Dois bandidos foram mortos durante o resgate de presos ocorrido entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de terça, nas imediações do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, no litoral sul.  A ação dos criminosos aconteceu em pelo menos duas fases, envolvendo ainda perseguição e troca de tiros no Centro da Cidade. Enquanto a Polícia Militar era mobilizada para deter a fuga de um detento (o primeiro da noite), outros eram retirados do complexo.  

Informações iniciais indicam que, ao todo, três homens conseguiram ser retirados ilesos do regime semiaberto. A quantidade dos criminosos que prestaram apoio a ação ainda não foi estipulada, mas estima-se ao menos outros seis, sendo dois deles mortos em combate na primeira ocorrência. Estes, por sua vez, não estavam presos. Todos portavam armas, revólveres e metralhadoras automáticas, e estavam em veículos que foram utilizados em todo o processo.

De acordo com o major Rogério Silva do 29º Batalhão do Interior (BPM/I), responsável por cobrir as Cidades do litoral sul, tudo começou quando três homens chegaram às imediações do complexo em um Citroen C3 prata atirando contra os guardas do alambrado. Um reeducando conseguiu pular a grade, acessou a rua e entrou no veículo, que seguiu em direção ao Centro. Um alerta emitido via rádio fez com que uma equipe encontrasse o carro na Rua Monteiro Lobato, iniciando a perseguição.

Em determinado ponto, os criminosos dispararam contra a viatura da polícia. Houve revide, começando assim um intenso tiroteio. Dois homens, ainda não identificados, foram mortos em combate. Eles estavam com revólveres  ponto 40. Um outro criminoso, junto com o presidiário, conseguiu fugir por um matagal que fica nas proximidades. O veículo utilizado na fuga foi deixado no local. A viatura foi danificada por alguns disparos, assim como as construções no entorno, mas os oficiais saíram ilesos .

Enquanto boa parte das equipes da Polícia Militar era mobilizada para prestar apoio aos oficiais em combate com os atiradores, um outro bando, semelhante ao primeiro, chegou ao Centro de Progressão, localizado na Avenida dos Mariscos, no Balneário Arara Vermelha. Lá estavam mais dois homens, que haviam acabado de pular o alambrado que cerca o complexo. Houve resistência dos vigias do local, mas não foi suficiente para evitar a fuga. Todos estão sendo procurados.

Ainda não há detalhes do segundo veículo de fuga. Sabe-se que dentro dele também havia homens armados, dois pelos menos, que prestaram apoio à dupla de reeducandos. O criminoso e o primeiro fugitivo também têm o paradeiro desconhecido da polícia, que passa a investigar todo o ocorrido. A ação foi registrada na Delegacia Sede da Cidade, onde a Polícia Civil já iniciou os trabalhos para tentar apurar tudo o que ocorreu durante a noite e madrugada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário