quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Atirador do shopping" tenta matar colega de cela em Salvador (BA), diz secretaria

O ex-estudante de medicina Mateus da Costa Meira, condenado por assassinar três pessoas num cinema em São Paulo em 1999, tentou matar um colega de cela na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador (BA), onde está preso desde fevereiro. Segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, o "atirador do shopping", como é conhecido, atacou o colega no dia 8 de maio.

Na ocasião, Meira usou uma tesoura utilizada nas atividades artesanais contra um dos dois colegas com quem dividia a cela. Ferida sem gravidade na cabeça, a vítima foi atendida no centro médico da penitenciária e liberada em seguida.

Conforme o superintendente de Assuntos Penais da pasta, Isidoro Rodriguez, a ação do ex-estudante foi impulsiva. "Segundo disse um dos presos, o Mateus ficou bravo pelo fato de eles [colegas de cela] falarem em voz alta de noite", afirmou.

Conduzido no mesmo dia à 10ª Delegacia de Polícia de Salvador, Meira foi autuado por tentativa de homicídio. Ele retornou à unidade prisional, mas foi transferido para outra cela.

Condenação

Em 3 de novembro de 1999, Meira entrou na sala 5 do cinema do Morumbi Shopping e, armado com uma submetralhadora 9 mm, atirou contra as pessoas que assistiam ao filme "Clube da Luta". Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas.

Pelo crime, ele foi condenado inicialmente a 110 anos e seis meses de prisão. Em 2007, magistrados da 4ª Câmara Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo reduziram a pena para 48 anos e nove meses. Na prática, acusado não poderá ficar na cadeia por mais de 30 anos, pena máxima permitida pela legislação brasileira.

Em fevereiro deste ano, ele foi transferido da Penitenciária 2 de Tremembé (147 km de São Paulo) para a prisão em Salvador após a Justiça acatar o pedido de seus pais, que moram na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário