quarta-feira, 27 de maio de 2009

Com menos de um ano em funcionamento, CDP de Caraguá está com lotação acima da capacidade


Inaugurado em julho de 2008, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Doutor José Eduardo Mariz de Oliveira”, localizado na Estrada Pirassununga, no bairro Porto Novo, na região central de Caraguatatuba, já está com lotação acima da capacidade.
Unidade foi inaugurada em julho de 2008 e custou R$ 19,9 milhões aos cofres públicos.

De acordo com informações divulgadas pelo site da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) (www.sap.sp.gov.br), órgão do Governo do Estado, atualmente, a unidade que foi construída para abrigar 768 detentos, conta com uma população de 823 presos, número 7,1% maior do que o estipulado.

Inicialmente, um dos objetivos da implantação do CDP em Caraguatatuba era desafogar as carceragens dos distritos policiais do Litoral Norte e, consequentemente, desativá-las, tanto que, em sua primeira semana de funcionamento cerca de 600 presos foram transferidos para a unidade. Segundo a assessoria da SAP, o CDP caraguatatubense recebe infratores do Litoral Norte e de outras regiões.
Ainda de acordo com o site da SAP, o CDP de Caraguatatuba não é o único que está com população acima de sua capacidade máxima. Com o mesmo limite, de abrigar 768 detentos, as unidades de Guarulhos I e II são duas das que figuram com maior população, com 1782 e 1725 presos, respectivamente.

Na mesma condição também estão os CDP’s de Itapecerica da Serra, com 1766; Hortolândia, com 1644; Campinas, com 1562 e Mogi das Cruzes, com o total de 1466 infratores recolhidos. Já no Vale do Paraíba, Taubaté comporta atualmente 1454 e São José dos Campos 705, entretanto, neste caso, a unidade joseense tem capacidade para 512 detentos. Ao todo, dos 36 CDP’s do Estado de São Paulo, apenas a unidade de Franco da Rocha, que foi construída para abrigar 864 presos e conta com 220, não está fora da realidade de hoje em dia.FONTE: I. LIVRE

8 comentários:

  1. não pois cada policia exerce uma função, a militar o policiamento ostensivo e preventivo, já a civil o judiciário, outro fator determinante é que a policia civil não é regido pelo militarismo,um regime totalmente rigoroso, o que não ocorre na policia civil por não serem regidos por tal regime.

    ResponderExcluir
  2. com certeza não, o que se deve fazer é aumentar o efetivo das policias, dar melhores condições aos policiais, um salario digno, coisa que isso não ocorre há muitos anos, os governantes deveriam se concientizar em relação a segurança publica, pois um governador que deixa sua policia fazer greve não merece o respeito de seus eleitores pois mostra um total descaso.

    ResponderExcluir
  3. AS PESSOAS QUE VÃO VISITAR OS DETENTOS DEVERIAM TER MAIS CONSCIENCIA E RESPEITO.POIS NÃO SÃO TODOS QUE CONVIVEM O SEU DIA A DIA COM ESTES ACONTECIDOS.

    ResponderExcluir
  4. so quem sabe o que e uma cadeia e quem vive dentro, quem trabalha o dia a dia numa unidade prisional, e muito facil a imprensa falar que esta lotado, mas antes deveria saber o que realmente ocorre la dentro

    ResponderExcluir
  5. anônimo disse em 10 de novembro de 2009 as 09h5lmin: "não pois cada policia exerce uma função, a militar o policiamento ostensivo e preventivo, já a civil o judiciário, outro fator determinante é que a policia civil não é regido pelo militarismo,um regime totalmente rigoroso, o que não ocorre na policia civil por não serem regidos por tal regime." DISSE NADA NA VERDADE! AS DUAS ATÉ QUE SE CONFUNDEM NAS FUNÇÕES, CIVIS UNIFORMIZADOS (GOE,GARRA,GER ENTRE OUTROS) MILITARES COM FUNÇÕES SOCIAIS E ADMINISTRATIVAS DENTRE OUTRAS, É FATO DE QUE SÃO DISTINTAS E NECESSÁRIAS, PORTANTO SUPORTE-AS ATÉ QUE O ARREBATAMENTO ESTEJA PRÓXIMO...

    ResponderExcluir
  6. cadeia na verdade era para pessoas ficarem ciente que ali ela ia estar longe de tudo e de todos mais fico indgnado que elas entra de um jeito e sai pior ainda do que entrou a unica coisa que mais me dói é saber que até nas visitas a mulheres de presidiarios acham que manda e corta fila daquelas pobres coitadas que vem de longe aí daquela que reclamar isso é muito errado cadeia é para ter ordem e naum desordem precisam mudar isso e a respeito de presos que estaum presos por motivo de drogas ou trafico olha realmente eu acho que tem crime pior para vcs se preocupar um dia droga ainda vai ser liberada aí vcs vão ver

    ResponderExcluir
  7. quero meu pai, só isso.

    ResponderExcluir