segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Onda de violência deixa saldo de 18 mortos na Baixada Santista em quatro dias

Dezoito assassinatos em apenas quatro dias assustam a Baixada Santista. Na quinta-feira, em 20 horas sete pessoas foram mortas em Vicente de Carvalho. Neste fim de semana, a matança se repetiu e o período em que os assassinatos ocorreram foi ainda mais curto. Da 0h45 às 4h55 de ontem, outras sete pessoas foram mortas em Santos, entre elas um policial militar.  

Por conta disso, o secretário estadual da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, e o comandante geral da Polícia Militar no Estado, coronel Roberval Ferreira França, estiveram ontem em reunião na sede do comando da PM, no canal 6, em Santos. Policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a elite do batalhão de choque da PM, desceram a Serra e ficarão por tempo indeterminado na região. Investigadores do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) também estão em Santos. 

Com receio das investidas, os PMs chegaram ontem uma hora antes ao trabalho, no sexto batalhão. O primeiro crime ocorreu na Ponta da Praia, em Santos, onde um sargento da Força Tática, do 6o BPM/I e um segurança foram mortos nas primeiras horas de ontem. O sargento, Marcelo Fukuhara, 45 anos, foi morto com vários tiros de fuzis calibres 5.56mm e 7.62mm. 

O segurança, José Antônio Alves de Carvalho, 35 anos, que tentou socorrer a vítima, foi atingido por um tiro de fuzil na perna direita e faleceu após receber atendimento médico. De acordo com o apurado pela Reportagem, o sargento estava de folga, em trajes civis, e passeava com seu cachorro pela Avenida Rei Alberto I, às 0h43, quando foi alvejado. Fukuhara estava em frente ao número 327, onde funciona o Buffet Viva um Sonho Lounge, de propriedade de sua mulher. Os disparos teriam sido efetuados pelos ocupantes de bum veículo Hyundai IX35 de cor preta. Deacordo com uma testemunha que não quis se identificar, o veículo parou alguns metros à frente do ponto em que o policial estava e os ocupantes atiraram várias vezes. Ao ser atingido pelos disparos, o sargento caiu, sofrendo traumatismo craniano.

Percebendo o ocorrido, o homem que fazia a segurança do bufê, José Antônio Alves de Carvalho, correu para socorrer a vítima. Enquanto isso, o IX35 fez o retorno e parou do outro lado da avenida. Um dos ocupantes, então, desceu do veículo usando um capacete e efetuou novos disparos. As balas atingiram o sargento e o segurança, que teve a coxa direita perfurada. Os dois foram socorridos e levados ao Pronto Socorro Central, onde receberam atendimento, mas não resistiram. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado no 1o DP de Santos, Fukuhara vinha recebendo ameaças de
nas últimas semanas. 

O cunhado de José Antônio, Florival Dias, comentou apenas que ele trabalhava há muitos anos como segurança e que era um homem religioso. “Foi uma fatalidade. Há anos ele presta serviço de segurança e nunca esteve envolvido em nada. Sou casado com a irmã dele há 35 anos e sei que era um  alegre e religioso”. Segundo informações da polícia, filmagens dos prédios vizinhos foram solicitadas para ajudar no esclarecimento do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário