sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pimenta Neves não aprova cela em Tremembé, mas advogados gostam

A Penitenciária de Tremembé é o novo endereço de Pimenta Neves. É para onde vão os condenados dos casos que mais chocam a opinião pública em São Paulo. Por que a mesma cadeia? A vida desses presos conhecidos estaria ameaçada em um presídio comum.

Na cidade de Tremembé ficam quatro unidades prisionais: três masculinas e duas femininas. Juntas, elas abrigam quase 2,5 mil presos. A unidade onde Pimenta Neves vai ficar foi construída para abrigar 239 presos, mas ela já começa a apresentar índices de superlotação. Hoje são 322 internos.

Em Tremembé estão presos que enfrentariam situações de risco em outro presídio comum. Trata-se de pessoas que cometeram crimes que geraram uma comoção pública. O presídio de Tremembé é um lugar seguro para esse tipo de preso.

“Em um presídio comum poderia virar refém da população carcerária, ser agredido ou ser vitima de homicídio. Por segurança à integridade física do preso é que ele é encaminhado a Tremembé”, explica Marcelo Orlando Mendes, promotor de Justiça das execuções criminais de São Paulo.

Nas próximas duas semanas, o jornalista Pimenta Neves deve ficar sozinho em uma cela para se adaptar ao presídio de Tremembé. Depois disso terá de dividir o mesmo espaço com outros presos.

Cada uma tem camas de concreto, chuveiro com água fria água quente só com ordens médicas e uma latrina. TVs são permitidas nas celas. “O diretor do estabelecimento consegue fazer uma leitura da população sabendo qual delas aceita melhor o novo preso, e aí sim ele divide com outros presos a cela”, acrescenta Marcelo Orlando Mendes.

Como muitos dos presos que estão no Presídio de Tremembé têm boa formação escolar, há várias empresas que mantêm escritórios dentro do presídio e usam a mão de obra dos detentos. Ainda não se sabe se Pimenta Neves vai trabalhar no presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário