Três homens e um adolescente de 14 anos foram detidos em flagrante, na manhã de ontem, pela guarda do Parque Estadual da Serra do Mar, por extração ilegal de palmito.
Com eles foram apreendidos cerca de 500 unidades de palmito juçara in natura. Os palmiteiros foram levados para a delegacia de Natividade da Serra. Eles foram surpreendidos pelos guardas da reserva, que faziam o acompanhamento diário do reflorestamento de algumas áreas desmatadas.
O diretor do núcleo de Caraguá do parque, Carlos Zacchi Neto, afirma que a da extração irregular do palmito gera grandes danos à reserva. “As plantas foram extraídas prematuramente, com isso a proliferação e reabilitação da espécie no local ficam comprometidas. Além de todo o desmatamento que o processo gera”, diz.
O Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba é o mais preservado tanto nas espécies da flora quanto da fauna. Ele foi criado em 1956 e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar em 1977. O Núcleo guarda aproximadamente 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário