sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Polícia recupera 800 kg de explosivos roubados em caminhão

Ao menos 800 kg de explosivos, de espoletas e cordéis de detonação foram recuperados nesta quinta-feira pela Polícia Civil de São Paulo. Todo o material, que foi abandonado em um caminhão em uma estrada ao lado do Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, é a parte restante de uma carga, de 2,35 toneladas, que havia sido roubada no começo do mês na Rodovia Fernão Dias, segundo o delegado José Mariano de Araújo Filho, da Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). Ninguém foi preso.

Outra parte da mesma carga roubada - cerca de 1,5 tonelada - já havia sido encontrada no último dia 9 em um furgão, na Zona Norte de São Paulo. Ao perceber a aproximação da polícia, o motorista parou o veículo e fugiu correndo. De acordo com Araújo Filho, os investigadores já sabiam que os criminosos iriam tentar transportar o restante dos explosivos nesta quinta-feira na região onde o veículo foi abandonado. "O caminhão foi roubado nesta manhã já com esta finalidade.

Depois do trabalho de investigação que realizamos, nós intensificamos o policiamento na Avenida Aricanduva. Quando eles perceberam a movimentação da polícia, creio que decidiram abandonar o veículo. Eles devem conhecer bem a região", disse.

Apesar disso, a polícia ainda não sabe qual era o destino da carga nem a utilização dela pelos criminosos. Para o delegado, tudo indica que se trata de uma quadrilha especializada. "Estamos próximos de identificar os envolvidos (no roubo e no transporte da carga explosiva). Desde o roubo dos explosivos, nossa prioriadade foi localizar essa carga, para evitar que tivesse uma destinação criminosa. E está confirmado que é o restante da carga roubada", afirmou. O material já foi periciado e, depois de retirado do local, será entregue ao fabricante, que será indicado como fiel depositário pela polícia, já que tem melhores condições para estocar este tipo de produto.

No roubo que ocorreu no começo deste mês, cinco assaltantes levaram um caminhão que carregava 2,35 toneladas de explosivos de alto potencial destrutivo. A carga estava sendo transportada para duas pedreiras - uma em São Paulo e a outra em Santana de Parnaíba. O caminhão-baú carregado de explosivos entrava na capital quando foi interceptado por dois carros na altura do km 4 da Rodovia Fernão Dias.

Cinco ladrões forçaram o motorista a parar no acostamento. Eles roubaram o caminhão e sequestraram a vítima. O condutor do veículo não foi agredido e acabou liberado em seguida pelos criminosos. A empresa fabricante do explosivo informou que trabalha de acordo com todas as exigências feitas pelo Exército e que o material roubado só pode ser manuseado por pessoas de alto conhecimento técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário