Pelo menos três menores e um agente socioeducativo feridos e 25 carteiras escolares quebradas. Este foi o resultado de um princípio de rebelião registrado na manhã de ontem na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Caraguatatuba. Policiais militares, civis e Corpo de Bombeiros foram acionados para dar apoio à ocorrência.
As primeiras informações que chegaram é que os internos estavam na sala de aula, por volta das 10h30, quando um deles, que não deve o nome revelado, teria iniciado uma discussão com o agente. O clima teria esquentado e houve o confronto com os adolescentes quebrando as carteiras. Outros funcionários da unidade tentaram controlar os jovens e as polícias foram acionadas.
O diretor da Fundação Casa de Caraguá, Paulo Luiz Borges da Silva, explicou que um menor ficou com um pé ferido e outro machucou a mão enquanto um agente também se feriu. “Não houve rebelião, mas uma briga que vamos apurar para saber como teve origem e tomar a devidas providências”, explicou Borges. Ainda segundo ele, será aberta uma sindicância para apurar as causas e a estimativa é que seja concluída em 30 dias.
A Polícia Científica também foi acionada para fazer exame de corpo delito nos feridos e na estrutura. Conforme o diretor, com exceção das cadeiras, não houve mais danos no prédio da Fundação.
Esse foi o primeiro caso de confusão e tentativa de motim registrado na Fundação Casa de Caraguá, que foi inaugurada no final de maio de 2009. A unidade conta, atualmente, com 40 adolescentes infratores, sendo 30 na Unidade de Internação – para aqueles com sentenças já definidas pelo juiz da Infância e do Adolescente – e 10 na Unidade de Internação Provisória – que aguardam definição da justiça e onde devem ficar por um prazo máximo de 45 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário