O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Jundiaí (58 km de SP), Jefferson Barbin Torelli, decidiu ontem à tarde que o bebê de um ano e dois meses retirado à força do colo da mãe na segunda-feira seja devolvido a ela.
Cumprindo determinação judicial do próprio juiz Torelli, guardas municipais retiraram a criança da mãe. O fato foi registrado por câmeras da "TV Tem" --afiliada da Rede Globo. As imagens mostram o desespero da mãe no momento em que é agarrada por um guarda, dentro de uma delegacia, enquanto outro guarda puxa a criança para levá-la a um abrigo.
O bebê saiu do local aos prantos e continuou chorando horas depois do episódio.
A decisão do juiz ocorreu porque a mãe, Delvana Dias, 24 anos, que é cigana, foi acusada de usar a filha para pedir esmolas. Durante audiência de conciliação, realizada ontem à tarde, Torelli aceitou os argumentos da defesa. A mãe alegou que não usava o bebê para isso. A família, porém, terá acompanhamento social e psicológico, conforme a decisão judicial.
Durante a manhã, a cigana, e seus familiares, já haviam sido autorizados a visitar a criança no abrigo municipal. A mãe se emocionou ao reencontrar a filha, pouco antes da audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário