sexta-feira, 12 de março de 2010

Número de atropelamentos cresce 12% no litoral paulista

Mais pedestres foram atropelados no ano passado em 9 de 13 cidades do litoral paulista. Levantamento do Corpo de Bombeiros revelou aumento de 12% no número de ocorrências em Bertioga, Cananeia, Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e Ubatuba. Esses municípios acumularam 714 casos, contra 627 em 2008.

Cidade mais populosa do litoral, Santos lidera há dois anos o ranking desse tipo de acidentes. Houve 338 no ano passado, 10 a mais em relação a 2008. A Companhia de Engenharia de Trânsito de Santos confirma o número e afirma que, ao contrário do levantamento dos bombeiros, entre 2008 e 2009 houve uma diminuição no número de ocorrências. Em 2008, os bombeiros registraram 328 casos e a companhia, 359.

Com 153 casos, o Guarujá, também na Baixada Santista, é o segundo pior trânsito para o pedestre. A falta de radares para controle de velocidade é apontada como a principal causa dos atropelamentos, de acordo com Cleusa Aparecida Braga, diretora de Trânsito e Transporte do Guarujá.

Apesar de não apresentarem aumento no último ano, Praia Grande e São Vicente estão entre as cidades litorâneas com maior incidência de ocorrências: 122 pessoas foram atropeladas em São Vicente e 76 na Praia Grande.

A remoção de todos os radares de velocidade e lombadas eletrônicas contribuiu para o aumento no número de atropelamentos no Guarujá, segundo Cleusa Aparecida Braga. A cidade está sem 22 equipamentos desde o ano passado. “Na mudança de governo, terminou o contrato com a empresa responsável por operá-los”, disse.

“Estamos preparando uma licitação e dentro de 60 dias deveremos recolocá-los”, afirmou a diretora. Sem os radares, a Estrada de Pernambuco, que liga a Praia de Pernambuco ao centro, é considerada hoje uma das mais perigosas para os pedestres. No ano passado, os bombeiros registraram três ocorrências na via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário