sexta-feira, 12 de março de 2010

Sargento do Exército morre após explosão de helicóptero no Pantanal


O sargento Renan Moreira Orizo, 23 anos, uma das vítimas do acidente com o helicóptero do Exército Brasileiro, prefixo AS-50AZ, que explodiu na noite de quarta-feira, era morador de Caraguatatuba. O acidente ocorreu quando era realizado o exercício de adestramento chamado ‘Operação Caburé’, no Pantanal Mato-grossense.

Também morreram no local os pilotos André Luiz Almeida dos Santos, de Itajubá (MG) e Vinícius Viglioni Salgado, de juiz de Fora (MG); e o cabo Rodrigo da Silva Corrêa, de Campo Grande (MS).

Ainda em choque com a notícia do acidente, Roberto Orizo conta que estava em São Paulo quando foi informado pelo Comando Militar do Oeste (CMO), com sede em Campo Grande, onde Renan servia, sobre o ocorrido.

O jovem militar havia se casado no início de 2009 e junto com a esposa, também de Caraguá, partiu para Campo Grande após se oferecer como voluntário para ir trabalhar na cidade para onde seria transferido o 3º Batalhão do Exército, até então situado em Taubaté, no Vale do Paraíba. Na região ele estava desde que se formou na Escola de Sargentos e depois na Escola de Aviação do Exército.

Filho de militar, o pai relembra que essa sempre foi a vocação do filho que dizia que se não entrasse no Exército iria para a Polícia Militar.
“Um rapaz brincalhão, alegre, disposto a ajudar a todos”. Assim foi como definiu amigos do militar caraguatatubense que ficaram chocados com a notícia do acidente.

O corpo de Renan Orizo será enterrado hoje à tarde no Cemitério de Caraguá. O horário não foi definido. Segundo a família, logo pela manhã, entre às 7h30 e 8 h, haverá uma homenagem para os militares mortos. Na sequência, o corpo virá no avião do Exército até o aeroporto de São José dos Campos, de onde segue, via carro, até a igreja Nossa Senhora da Glória, no bairro Travessão, na região sul, onde será velado.

O corpo do jovem militar será enterrado com honras militares pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

A queda do helicóptero ocorreu em uma área de mata fechada do Pantanal de Mato Grosso do Sul onde pelo menos 88 militares da BavEx faziam exercícios. A aeronave explodiu, mas ainda não se sabe se isso foi enquanto estava no ar ou após a queda.

O acidente aconteceu a três quilômetros da cabeceira da pista da Fazenda São Paulino, localidade de Nhecolândia, no Pantanal, a 70 quilômetros da cidade de Corumbá, na divisa com a Bolívia, onde o aparelho faria o pouso por volta de 22h, depois de um voo de adestramento noturno.

2 comentários:

  1. AO MEU QUERIDO SOBRINHO E AFILHADO RENAN MOREIRA ORIZO ,SAUDADES DESDE MENINO QUE PRA MIM SERÁ SEMPRE MEU MENINO PESSOA QUERIDA E AMADA QUE VAI FAZER MUITA FALTA ,UM DIA A GENTE VAI SE ENCONTRAR .

    ResponderExcluir
  2. BRAVO GUERREIRO... SAudades deste Sargento; Amigo e companheiro, sempre disosto a ajudar.

    Bons vôos.

    ResponderExcluir