terça-feira, 15 de março de 2011

Polícia Federal apreende mais de 16 quilos de cocaína

A droga estava em um caminhão interceptado em Caraguá e seria comercializada em São Sebastião; depois de processada, seu valor no mercado seria em torno de R$ 1,6 milhão

O Serviço de Inteligência da Polícia Federal (PF) de São Sebastião apreendeu ontem mais de 16 quilos de cocaína durante uma operação interestadual em parceria com a PF do Mato Grosso, no Centro-Oeste do País. A droga era transportada por um caminhão-baú especializado em mudanças e foi interceptada na rodovia Manoel Hypólito do Rego (Rio-Santos), no trecho de Caraguatatuba.

Conforme dados da PF, o destino final da droga seria em uma residência na região central de São Sebastião. F.F.G.F., 28 anos, e J.O.N., 35 anos, ambos de São Sebastião, foram presos em flagrante. A ocorrência foi por volta do meio-dia.

Segundo a Polícia Federal, a droga deveria ser transportada diretamente para a residência dos acusados, contudo F.F.G.F. e J.O.N. resolveram interceptar o caminhão no meio do trajeto rumo ao município. Através das investigações do Serviço de Inteligência, a PF chegou ao local no mesmo momento em que os acusados de tráfico retiravam a cabeceira de uma cama de dentro do caminhão-baú.

Dentro da cabeceira foram encontrados 11 quilos de pasta base de cocaína. Mais tarde, na casa dos acusados, que também servia de laboratório para o refino da droga, foram encontrados mais cinco quilos de cocaína em pó, três balanças de precisão e uma máscara de proteção contra gases.
A PF informou, ainda, que o motorista do caminhão alegou que não sabia sobre a droga que estava dentro da cabeceira e que vinha do Mato Grosso trazendo encomendas de diversas pessoas.

O motorista está sob investigação, mas a após coleta de seu depoimento ele foi liberado.

Já F.F.G.F. e J.O.N., depois do término do interrogatório, foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, onde vão aguardar por julgamento. Os dois foram indiciados por tráfico de entorpecentes com agravantes de tráfico interestadual e também por associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 20 anos de reclusão. J.O.N. já possuía passagem na polícia por porte ilegal de arma restrita.

De acordo com a Polícia Federal, essa apreensão é a maior do ano na região. Depois de processada, a pasta de cocaína refinada e misturada renderia cerca de 160 mil pinos de 1 grama cada de cocaína, além da merla, substância que também é extraída da pasta e que origina o crack. Após todo esse processo, a droga estaria avaliada em aproximadamente R$ 1,6 milhão.

O setor de Inteligência da Polícia Federal dos Estados de São Paulo e Mato Grosso mantêm as investigações e acreditam que haja mais pessoas envolvidas na associação de tráfico.

Depois de expedido laudo pelo Ministério Público a droga vai ser incinerada em local e data a serem agendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário