segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Líder do PCC na cadeia planejava morte de policiais civis responsáveis pela sua prisão

O Ministério Público Estadual, por meio dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Vale do Paraíba, ofereceu no início deste mês, à Justiça Pública, denúncia (acusação formal) contra quatro integrantes de uma associação criminosa ligada ao PCC, voltada à prática do tráfico de drogas em Ubatuba.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de Carlos Henrique Lopes de Oliveira, vulgo “Caio” ou “Barrigudo”, em setembro último. “Caio” comandava o comércio de drogas há mais de 3 anos no Litoral Norte, mantendo, inclusive, um laboratório para preparação e refinaria da droga, local em que foram apreendidos mais de 18 quilos de cocaína, por ocasião de sua prisão.

Logo após a prisão de “Caio”, o setor de inteligência da polícia recebeu informações de que ele planejava a morte dos policiais civis responsáveis por sua prisão, bem como de uma outra denunciada, que o delatou no IP. Para executar os crimes, convocou Fernando Alexandre dos Santos, vulgo “Galego” ou “Irmão Psicopata”, que cumpria pena em regime semi-aberto em Tremembé.

A partir desta informação, foi interceptada a linha telefônica utilizada por “Galego”, o que permitiu a identificação de outra organização criminosa, também voltada para a prática do tráfico em Ubatuba, diretamente ligada à facção criminosa, PCC. Fernando, vulgo “Galego” ingressou recentemente para o PCC e assumiu o posto de “disciplina” da cidade de Ubatuba.

Fernando comandava o tráfico na cidade de Ubatuba junto com Ivo da Silva Santos, vulgo “Chico Bento”, também denunciado pelo Gaeco, sendo ambos auxiliados por Cristiano Alexandre dos Santos e Juraci de Araújo.
Na residência de Fernando a polícia apreendeu material comprovando sua ligação com o PCC, como o estatuto manuscrito do partido e sua certidão de batismo. Foram apreendidos, também, 78 quilos de cocaína na residência de um adolescente, que guardava a droga para Cristiano e Juraci, a mando de Fernando.

Foram denunciados pelos crimes de associação para o tráfico, com aumento de pena em razão do envolvimento de adolescente: Fernando, Cristiano e Juraci. Ivo foi denunciado apenas pelo crime de associação para o tráfico.

No último dia 6, a juíza Daniela Pazzeto Meneghine Conceição, da 2ª Vara Criminal de Ubatuba acolheu o pedido de prisão preventiva dos denunciados Fernando Alexandre dos Santos, Ivo da Silva Santos, Cristiano Alexandre dos Santos e Juraci Dias de Araújo, estando todos presos, com exceção de Juraci que está foragido.

Um comentário:

  1. a sede do PCC não está na capital, como muitos devem imaginar!
    Há, conforme investigações uma base operante da facção na cidade de São José dos Campos-SP, principalmente na zona leste, em bairros como o Jardim da Granja, Pq Sta Rita, Uirá etc.

    Cobram mensalidades dos irmãos para sustentar as atividades criminosas, tem tribunal interno com leis próprias para julgar como quiserem aqueles qu estiverem sobre o teu jugo.

    Treinam adolecentes infratores com técnicas de guerrilha, para se unirem e dispersarem em momentos oportunos, pois como são visivelmente mais fracos que as forças policiais, fazem uso de técnicas de guerrilha e terrorismo para combater o agressor mais forte.

    Utilizam avançado sistema de comunicação e evasão, pois como sabem como agem as investigações policiais, evitam falar em telefones públicos e celulares...

    Uns carregam consigo "colheres de pedreiro" para quando forem abordados, justificarem que trabalham enquanto infratores mais jovens carregam bolas de futebol consigo.

    Algumas jovens do crime, utilizam mochilas e falsos uniformes escolares para despistar a policia. Algumas são treinadas para seduzir policiais para depois estorqui-los, e informar aos comparsas para assassiná-lo.

    Segundo investigações, um dos possíveis chefes do tráfico dessa facção, que tem bases na zona leste de São José dos Campos, seriam os indivíduos com as alcunhas:

    "ISAAC DO PSDB?" "GERALDINHO DO JOGO BICHO"
    "MAGRELÃO DA GASOLINA" "MALONE" "LOIRA DO PCC"
    "JUNINHO DO PCC" dentre outros.

    ResponderExcluir