quinta-feira, 11 de junho de 2009

Presa mulher que comanda finanças de facção

A polícia de Jundiaí (58 km de SP) prendeu, anteontem, uma das mulheres mais procuradas do Estado. Fernanda Vetori Maria, 28 anos, é acusada de controlar as finanças da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em, pelo menos, 14 cidades e participar de sete sequestros, além da morte de uma policial militar.

"Irmã Ju" --como é conhecida-- agia como uma espécie de "caixa" do PCC, segundo a polícia. Ela recebia dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas, festas e rifas, dividia as quantias e repassava para diversas contas em agências bancárias de Bauru, Marília, Sorocaba, Americana e Sumaré, entre outros municípios do interior do Estado.

As informações foram obtidas, segundo a polícia, a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça durante os últimos 30 dias. O delegado Antonio Seleguin Júnior informou que Fernanda era procurada desde 2005. Nessa época, ela trancou a matrícula em uma universidade, onde cursava direito. "Foi nesse ano também que o primeiro mandado de prisão contra ela foi expedido por participação em um sequestro. Depois, foram mais quatro", disse.

A acusada foi presa no Jardim São Camilo e resistiu à prisão, mostrando a carteira de habilitação e o RG falsos. Em sua casa, os policiais encontraram outros documentos falsos, além de R$ 3.500 e CDs que continham planilhas da facção. Como fachada, ela mantinha uma loja de roupas.

"Nos CDs há listas de depósitos codificadas, mas sem os valores. Há também apelidos dos criminosos", disse o delegado. Os dados são semelhantes aos das escutas. "Nos grampos as drogas eram codificadas. Maconha, por exemplo, era tratada como camisa verde." A polícia vai pedir a quebra do sigilo bancário das contas. A acusada responderá por sequestro, homicídio, tráfico e falsidade ideológica.

Resposta
A reportagem não conseguiu o contato com o advogado da acusada. À polícia, Fernanda assumiu participar da facção porque namora um integrante do PCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário