quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Para salvar filha, idosa enfrenta ladrão em área nobre de SP

Para salvar a filha de um assaltante, a aposentada Maria Angélica Sountag, de 69 anos, lutou com o ladrão na porta da casa da família, nesta quarta-feira pela manhã, em Higienópolis, na região central, área nobre de São Paulo.

Maria Angélica conseguiu correr atrás do suspeito, pulou em cima dele e o imobilizou até que o homem fez dois disparos para o alto e fugiu. Um dos tiros atingiu de raspão o joelho de um estudante de Jornalismo de 23 anos que havia ido buscar a namorada na Universidade Mackenzie. O jovem foi hospitalizado e, após remover a bala, recebeu alta.

O assaltante, identificado como Dalessandro Manguelli, de 31 anos, acabou detido pela Polícia Militar (PM). Ele confessou a tentativa de roubo e foi reconhecido pelas vítimas. Um comparsa, que teria fugido em uma moto, continuava foragido até a noite de ontem.

De acordo com o primeiro-tenente da PM André Luiz Zandonadi, comandante da 3 ª Companhia do 7º Batalhão (Higienópolis), a filha de Maria Angélica, a corretora de imóveis Suzana Sountag, de 46 anos, foi abordada pelo assaltante por volta das 11 horas de ontem quando abriu o portão de casa. A vítima tinha acabado de sacar dinheiro em um banco do bairro e entregaria a quantia para a mãe. As duas tinham mudado para o endereço há pouco. Mãe e filha iriam dormir pela primeira vez na casa na noite de ontem.

Ainda segundo o primeiro-tenente, o suspeito ordenou que Suzana entregasse a bolsa e queria ainda entrar na residência para pegar mais dinheiro. Suzana teria ficado com medo de a mãe se assustar com a presença do criminoso e gritou por socorro.

A mãe dela, que cuidava do jardim da residência, ouviu os apelos e correu até o portão para ver o que acontecia e encontrou a filha caída na calçada. Segundo o oficial da PM, Manguelli teria dado uma coronhada em Suzana e a derrubado sem levar nada. Maria Angélica correu atrás do homem. Os dois lutaram no meio da rua. “Eu pulei várias vezes em cima dele e ele em cima de mim”, contou a dona de casa. A briga só acabou depois que o assaltante deu três coronhadas na cabeça da dona de casa e vários arranhões. Em seguida, o homem atirou duas vezes e correu em direção à Consolação.

Ficha

De acordo com o oficial, Manguelli tinha passagem por roubo. Ele foi preso no ano de 2006 e estava em liberdade condicional. O rapaz portava uma pistola 380 com a numeração raspada. O preso foi reconhecido por mãe e filha e pelo estudante baleado.

Um segundo homem foi preso quando estava parado na frente de um túmulo no Cemitério da Consolação. Ele era suspeito de dirigir uma moto e dar cobertura a Manguelli. Ao ser levado para o 4º Distrito Policial (DP), da Consolação, ele acabou liberado, pois mostrou que em seu RG havia o nome da mãe, o mesmo da placa do túmulo.

“É importante dizer que a ajuda da população foi fundamental na captura do indivíduo. As pessoas ligaram para o telefone 190 da PM e passaram as características do suspeito, que acabou preso por nós”, disse o primeiro-tenente.

Um comentário: