sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ministério Público quer cercamento de praça e pista de skate para combater tráfico de droga no Centro

Pelo menos 80% dos Atos Infracionais (AI) que vão parar no Ministério Público de Caraguatatuba estão relacionados com o tráfico e uso de entorpecentes.

Desse total, cerca de 70% é de crack. Esta constatação é do promotor da Vara da Infância e da Juventude, Moacyr Whitaker, que identificou a Praça Diógenes Ribeiro de Lima e a Pista de Skate da Avenida da Praia, ambas no Centro, com o principal ponto de apreensão envolvendo menores.

Diante desse fato, ele instaurou Inquérito Civil para apuração e também está propondo que sejam instaladas cercas tanto na praça como na pista. “Depois de um certo horário, à noite, o que mais se vê nesses locais são jovens vendendo e usando drogas.

A polícia até tem feito as rondas e uma ação no local, mas basta eles verem uma viatura para se dispersarem”, disse Whitaker. Para ele, cerca com mais de dois metros de altura com apenas algumas entradas pode restringir esse acesso considerado maléfico para toda a sociedade. “Com o cercamento, diante de uma ação policial, se eles forem fugir, terão de ser por uma das entradas, e fica mais fácil para a atuação do policial”.

Com relação à pista de skate, a sugestão é ter um instrutor da atividade esportiva até um determinado horário e depois disso, ter a área trancada para evitar que os jovens se escondam nas ‘piscinas’ e pratiquem os atos infracionais aos quais estão sujeitos.

Na avaliação do promotor, é necessário desenvolver mais programas sociais para atendimento desses jovens que encontraram no centro da cidade uma zona neutra para o comércio e consumo da droga. Segundo ele, nas periferias, há os chefões do tráfico e seus ‘funcionários-aviões’, enquanto no centro, qualquer um pode chegar com alguma pedra de crack e vender para aqueles que passam as noites e madrugadas na praça, transformando o local em uma área sem lei.

A média de atendimento da Promotoria da Infância e Juventude é de pelos menos três jovens envolvidos com roubos ou drogas. Essa proporção, conforme o promotor, chega a 70% para o crack e 30% para roubo, uma vez que a maioria pratica o crime para ter acesso à droga. Essa também é a proporção de menores internados da Fundação Casa, de Caraguatatuba. “Essa é uma preocupação que temos e que precisamos, de certa forma, tentar resolver”.
Segundo ele, foi solicitado à Polícia Militar um
levantamento de todo o flagrante envolvendo menores nas duas áreas e relacionados com tráfico e consumo de entorpecentes.

A Praça Diógenes Ribeiro de Lima fica na Avenida da Praia, é ligada ao Calçadão da Rua Santa Cruz, dá acesso a uma casa de alimentação, a danceteria, lojas, restaurantes e no centro dela ainda fica a Secretaria de Turismo e o prédio do Acessa São Paulo.

Um comentário:

  1. Agora sim vi vantagem, fica que nem o Parque Santos Dumont em SJC, apenas 2 acessos!

    ResponderExcluir