terça-feira, 29 de junho de 2010

Polícia diz que facção já fabrica ecstasy

A aparência não é das melhores. Parece um comprimido antigo, meio tosco, lilás, do tamanho de uma jujuba. A novidade é o conteúdo. É o primeiro comprimido de ecstasy cuja produção é atribuída a um laboratório da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), segundo a Polícia Civil de São Paulo.

"Não tem uma cara boa, tem uma aparência meio 25 de Março, mas é ecstasy", diz a delegada Sueli Neute, do Denarc, o departamento de narcóticos da Polícia Civil, citando a rua da capital, que vende produtos mais populares. Ela fez a apreensão dos 20 comprimidos numa favela perto do aeroporto de Congonhas, no dia 28 de maio.

Pílulas similares já haviam sido encontradas pela polícia com traficantes, diz a delegada. Mas, após análise laboratorial, constatava-se que não havia droga na pílula.

Sintetizar ecstasy exige laboratório e um grau de conhecimento mais especializado do que o aplicado no refino de cocaína e crack, segundo o delegado Rodrigo Avelar, da Polícia Federal.

O lote cujo exame deu resultado positivo na análise do Instituto de Criminalística pode indicar que algum integrante da facção aprendeu a sintetizar a droga ou contratou alguém para essa tarefa.

A polícia já encontrou pelo menos três laboratórios de ecstasy no país: um em São Paulo, em 1990, outro em Pinhas (PR), em 2008, e um terceiro em Imaruí, no interior de Santa Catarina, em 2009.

Todos tinham por trás um estudante universitário de química ou um técnico.

"Essa apreensão de ecstasy mostra que o PCC está se sofisticando, diversificando seus negócios e buscando novos públicos", diz o sociólogo Guaracy Mingardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário