A Polícia Civil de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) deve ser a primeira do Estado a ter um "Caveirão". O "blindado tático", conforme definição da polícia, foi doado há mais de um ano pela empresa Brinks à prefeitura, que o reformou para doá-lo à Polícia Civil.
A Delegacia Seccional diz que não há demanda imediata para o uso do blindado na região, mas é preciso que a polícia esteja sempre à frente dos criminosos.
O ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho afirma que não vê sentido na doação de um veículo blindado para a Polícia Civil.
"Em primeiro lugar não é função da Polícia Civil fazer esse trabalho ostensivo. Cabe a ela investigar os crimes. Em segundo, não acredito que a região tenha um histórico que justifique o uso deste tipo de veículo."
Na última estatística da SSP (Secretaria da Segurança Pública), foi identificado um aumento de 8% no tráfico de drogas na região, mas latrocínios e crimes contra o patrimônio tiveram queda.
O blindado passou por adaptações que custaram R$ 54 mil e o transformaram num veículo semelhante ao usado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O serviço foi realizado pela empresa Mib Blindados e R$ 50 mil saíram de emendas propostas pelo vereador Samuel Zanferdini (PMDB), que é delegado.
Na última terça-feira os últimos documentos referentes à doação foram entregues e serão encaminhados à SSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário