sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dados apontam aumento da violência no litoral norte em 2009

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública apontam que o litoral está mais violento.

O Ipiranguinha é o bairro mais povoado de Ubatuba e um dos que a polícia intensificou as ficalizações por conta das acorrências ligadas ao tráfico de drogas e homicídio. Mas o local não foi o único que fez subir as estatísticas de criminalidade.

Em todo o município, em 2009 foram registrados 29 mortes, número maior que em 2008, quando a cidade apresentou 8 casos de homicídio doloso. aumento de 250%. "Os homicídios ocorreram em função do aumento do tráfego. Já pegamos indivíduos com relação com facções criminosas", diz o delegado Fausto Cardoso.

Além de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião também registram aumento desse tipo de crime, a única cidade que registrou queda no homicídio foi Caraguatatuba, o município mais populoso do litoral norte segundo o IBGE.

De acordo com balanço da Secretaria de Segurança Pública, os homicídios em Caraguá diminuíram de 41 para 32. Em Ilhabela subiu de quatro para seis. E em São Sebastião, de 15 para 16.

Para a Polícia Militar, as questões sociais e territoriais são as responsáveis por essa diferença. "A questão pode ser geográfica. Caraguatatuba é uma cidade mais concentrada e Ubatuba é uma cidade um pouco mais distribuída. Nós acreditamos que haverá uma queda e nós estamos trabalhando para isso", diz Evandro Góes, da Polícia Militar.

Um comentário:

  1. Olá!

    Recentemente o Instituto Sangari publicou estudo sobre a violência nos últimos 10 anos no Brasil. Dados alarmantes, que demonstram que a violência que nos assusta no local onde moramos é um fenômeno nacional. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUMAS REFLEXÕES? QUAL O PAPEL DE TODOS? Leia! Divulgue e deixe seu comentário:
    www.valdecyalves.blogspot.com
    Veja um vídeo do qual participei comentando sobre a violência na mídia:
    http://www.youtube.com/watch?v=ljsdz4zDqmE
    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! Não deixe de seguir o meu blog e assinar o feed.

    ResponderExcluir