sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PF investiga envolvimento de traficantes internacionais no Litoral Norte

Uma operação denominada “Mato Grosso” e realizada pela Polícia Federal (PF) nesta semana em São José dos Campos pode abrir caminho para uma apuração mais detalhada sobre a comercialização de entorpecentes na região. Isso porque, uma quadrilha, composta por 15 pessoas, acusada de envolvimento com o tráfico internacional de drogas foi desarticulada no Vale do Paraíba e soma um patrimônio estimado em R$ 2 milhões. O fato de uma das propriedades do grupo estar localizada no bairro Tinga, na Região Central de Caraguatatuba, levantou suspeitas da corporação e a necessidade de extensão do caso para o Litoral Norte.

Aide Paula de Andrade, 42 anos, detido em Jacareí, seria o líder da quadrilha. De acordo com a delegada Graziela Costa e Silva Zanini, ele, que é paraplégico e um dos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), teria conseguido a propriedade juntamente com os comparsas após lavar o dinheiro da venda de drogas em empresas de fachada, como revendedoras de veículos, imobiliárias e até depósitos de gás. Em Caraguatatuba, segundo a delegada, a propriedade tratava-se de uma residência. “Essa casa servia para que amigos de Aide frequentassem durante épocas de temporada, como a que passou, por exemplo”, diz.

É exatamente essa frequência que Graziela considera importante para as investigações. De acordo com ela, todos os detidos faziam negociações de pasta base de cocaína em Cuiabá (MT) e até na Bolívia. “O que temos que checar é se a casa em Caraguá era usada apenas para lazer ou também havia alguma movimentação comercial ilícita. Até porque, os carregamentos de entorpecentes eram grandes e poderiam ser distribuídos pela região”, frisa. “Ainda não temos nada concreto, mas se houver indícios, pode haver tráfico internacional de drogas no Litoral Norte”, avisa.


As investigações a respeito da quadrilha já ocorriam há cerca de oito meses, resultando na expedição de 15 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Cachoeira paulista, São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Entre os detidos estão o investigador Paulo Rodolfo Zucareli Morais, da Delegacia Especializada Anti-sequestro de São José (Deas), e o empresário Gaspar Duarte e Arnóbio Arus, dono de uma lanchonete e candidato a vereador também em São José em duas eleições. Duas pessoas ainda estão foragidas.

Policiais federais ainda apreenderam durante a “Operação Mato Grosso” R$ 184 mil, 12 carros, armas e munições. Além disso, cinco imóveis foram arrestados por ordem já Justiça Federal de Taubaté. Em ações anteriores, 154 quilos de cocaína foram apreendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário