segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Polícia Federal apreende mais de 160 comprimidos de ecstasy dentro de cruzeiro em Ilhabela

Uma operação da Polícia Federal (PF) iniciada na noite do último sábado e finalizada na madrugada de ontem apreendeu 163 comprimidos de ecstasy dentro do navio cruzeiro “Vision of the seas”, da empresa Royal Caribbean International, que estava fundeado no arquipélago. A ação resultou na prisão de dois bancários, identificados por F.A., 28 anos, e R.S., 24, ambos da capital paulista, que embarcaram em Santos (SP) e seguiam rumo à Ilha de Búzios (RJ).

De acordo com Eduardo Marcondes do Amaral, delegado da PF de São Sebastião, a operação foi motivada pelo perfil de público que o navio atendia durante a viagem. “No sábado, Ilhabela recebeu cinco navios e de todos esses, o ‘Vision’ era o único voltado para adeptos de música eletrônica, um estilo que, geralmente, pode atrair usuários de drogas sintéticas”, conta. “Os navios restantes eram mais diversificados, inclusive, o que realizava o show do cantor Roberto Carlos [Costa Concórdia, da empresa Costa Cruzeiros]. A possibilidade de termos uma apreensão como a que tivemos nesse fim de semana seria bem menor”, acrescenta.

Amaral detalha que a equipe de policiais entrou com apoio de seguranças da própria agência marítima da embarcação e que todos os homens da corporação estavam à paisana, vestidos com roupas normais do dia-a-dia, sem que pudessem ser identificados pelos passageiros. “Lá dentro nós éramos pessoas normais. Isso facilitou a identificação das pessoas que estavam com comprimidos de ecstasy. Através desse disfarce, poderiam até nos oferecer as drogas sem que percebessem que éramos policiais”, conta.

Os bancários, de acordo com o delegado, não ofereceram resistência à prisão e disseram que não estavam comercializando o entorpecente, argumento que não foi aceito pelos policiais. “Não tem como os dois consumirem cerca de 200 comprimidos de ecstasy. Se a pessoa consumir 10, por exemplo, já morre”, enfatiza.

Inicialmente, os dois estavam com pouca quantidade do entorpecente. A maior parte do material estava dentro das cabines. “Acho que a ficha deles ainda não caiu. Por serem de um nível econômico elevado e buscarem dentro do navio apenas diversão, acreditavam que não praticavam nenhum crime”, diz.

Além do ecstasy, também foram apreendidos alguns tubos de cola acrílica B-25, uma espécie de lança-perfume, que não é considerada ilegal, mas que tem o mesmo poder de prejudicar a saúde do usuário. “Nesse caso, não podemos prender as pessoas. O jeito mesmo é tirar o produto de circulação do local. Esses tubos, em média, custam R$ 50 o litro”, complementa Amaral.

Por conta de toda a ação, o navio “Vision of the Seas”, que tinha previsão para sair de Ilhabela às 21h de sábado, só conseguiu prosseguir com sua viagem às 0h.

Os bancários e outras sete pessoas encontradas com droga foram levados do navio diretamente para a delegacia da Polícia Federal, onde prestaram depoimentos durante a madrugada. Ao contrário dos sete jovens envolvidos, considerados apenas usuários e liberados após a realização dos procedimentos policiais, os bancários foram enquadrados por tráfico de entorpecentes, crime previsto no Artigo 33 da Lei 11.343/06 e que pune o indiciado com cinco até 15 anos de reclusão.

Ainda ontem, os dois foram recolhidos ao Centro de Detenção Provisória (CDP), em Caraguatatuba. Já as drogas apreendidas passarão por perícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário