quarta-feira, 2 de junho de 2010

Esquadrão da morte em São Paulo é denunciado pela ONU

O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para Execuções Extrajudiciais, Philip Alston, demonstrou preocupação com a atuação dos esquadrões da morte em São Paulo. Segundo ele, em 2008, o estado registrou 97 vítimas destes grupos. No ano passado, foram 61.

O relatório de Alston cita ainda o assassinato do coronel José Hermínio Rodrigues, que investigava os esquadrões e foi morto a tiros em 2008. Alston elogiou a prisão de 14 policiais, suspeitos de integrar um grupo de matadores conhecido como "Highlanders". O grupo decapitava as vítimas para dificultar a identificação.

O relator atestou no relatório de 2010 que as execuções extrajudiciais no País continuam generalizadas e que o número de criminosos mortos em confronto com as forças policiais permanece inaceitável.

Segundo ele, os policiais do Rio e de São Paulo mataram em serviço 11 mil pessoas entre 2003 e 2009. O relatório aponta ainda que nenhuma das 33 recomendações anteriores foram cumpridas integralmente pelas autoridades brasileiras e classifica como "medonha" a situação dos cárceres no País.

Um comentário:

  1. Esse cidadão não é levado a sério nem no país dele e vem encher o saco aqui.Lá no país dele,Estados Unidos,vagabundo cisca e o polícia mete 16 tiros nele e no dia seguinte ganha medalha e é heroi na cidade.Poe isso que os cidadãos americanos em segurança e os trouxas dos brasileiros não.Bando de idiotas politicamente corretos.

    ResponderExcluir