terça-feira, 27 de julho de 2010

Imagens das câmeras de Praia Grande ajudam polícia no combate ao crime


A Central de Monitoramento de Praia Grande registrou 902 ocorrências de janeiro a maio. Do total, 267 foram averiguações de pessoas suspeitas, 100 de acidentes com vítimas, 76 de diversas que abrangem atos obscenos, depredação, incêndio, entre outros, além de 14 de roubos e quatro furtos qualificados.

Com essas imagens, segundo o inspetor Alexandre Nascimento, foi possível prender 31 suspeitos e fazer 24 flagrantes. No entanto, ele alerta que não adianta apenas ter uma câmera, é preciso que haja monitoramento constante para que o criminoso não saia impune.

“Algumas vezes os bandidos podem até ignorar a presença da câmera, mas se há alguém monitorando, com certeza ele não terá sucesso no seu ato criminoso. Não adianta um comerciante ou até proprietário de imóvel colocar uma câmera em seu estabelecimento ou residência e ninguém acompanhar a movimentação, então é melhor optar por um alarme”, explica o inspetor.

Na madrugada da última quinta-feira, três homens e uma mulher foram detidos após tentativa de roubo a um supermercado no Bairro Ocian. A ação dos bandidos só foi frustada por causa das câmeras.

Os guardas civis que operam a Central captaram as imagens da quadrilha tentando arrombar a porta do estabelecimento e informaram a Polícia Militar, que prendeu os acusados antes mesmo de eles saírem do comércio.

Mais de 1.500 câmeras em ação

Praia Grande conta com cerca de 1.530 câmeras de monitoramento, sendo 73 do tipo domo (com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros). Elas estão presentes em vários pontos da Cidade e também nas escolas. São 64 colégios monitorados e também 24viadutos.

Criada no final de 2002, a Central de Vídeo Monitoramento registrou, no período de janeiro de 2003 até maio de 2009, mais de 11.500 ocorrências. Dessas, 552 foram flagrantes, 808 pessoas foram presas, além de 89 armas e 124 menores apreendidos, ainda segundo o balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário