Por seis dias, as crianças ficaram sozinhas e em condições precárias em uma casa na zona norte de São José dos Campos. Três meninos, de 5, 7 e 9 anos, e uma menina de 3, foram deixados pela mãe.
Eles cozinharam sozinhos, não tomaram banho e estavam com muita fome. “As crianças estavam aí, dormiam, comiam pão. O menino que fazia comida no fogão à lenha”, diz a vizinha, Nesia Maria Juliao.
A mãe, uma mulher de 24 anos, teria dito para as crianças que iria para São Paulo com um quinto filho, rescém-nascido, mas afirmou que voltaria no dia seguinte. Como ela não retornou, os vizinhos chamaram a polícia. “Nós recebemos a denúncia que as crianças estavam sozinhas através da Polícia Militar. Constatamos que a situação era precária, de alto risco”, explica Sueli Pereira, conselheira tutelar.
O caso está sendo investigado pela delegacia de defesa da mulher de São José dos Campos, que deve fazer uma perícia na casa onde estavam as crianças.
Segundo a polícia, a mulher vai responder por abandono de incapaz, pondo em risco a vida dos menores, com um agravante: essa não teria sido a primeira vez. As crianças já tinham sido recolhidas anteriormente pelo conselho tutelar e a mãe foi buscá-las há duas semanas.
O conselho tutelar encaminhou as crianças para abrigos municipais. “As crianças foram abrigadas, foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia da mulher e agora está sendo comunicada a Vara da Infância e o juiz tomará as devidas providências”, diz Sueli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário