sexta-feira, 23 de abril de 2010

Baixada tem mais uma madrugada violenta; já são 16 mortes

A onda de violência continua na Baixada Santista, apesar do reforço do policiamento. Já são 16 mortes desde a noite do último domingo. Na madrugada desta sexta-feira, uma mulher, identificada como Alessandra Aparecida Matos Madeira de 29 anos, foi assassinada a tiros por desconhecidos, por volta das 2 horas, na esquina das ruas Alfaia Rodrigues e Lacerda Franco, no bairro de Aparecida, em Santos.

Ainda no bairro da Aparecida, ruas começaram a ficar desertas ao anoitecer em razão de boatos de que bandidos teriam decretado o toque de recolher.

Segundo a polícia, dois homens em uma moto teriam sido vistos por testemunhas deixando o local após os tiros. Mesmo levada para o pronto-socorro da Zona Leste, Alessandra, que mora no mesmo bairro, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Desde o início da noite de domingo, 16 pessoas foram assassinadas na Baixada Santista (seis em Guarujá, cinco em São Vicente e cinco em Santos), fora alguns atentados a tiros cujas vítimas só não morreram por erro de pontaria dos autores dos disparos.

O primeiro assassinato aconteceu em Vicente de Carvalho e teve como vítima um soldado da Força Tática do 21º BPM/I, que atuava em Guarujá. Ele foi abatido com tiros de fuzil. Na Zona Noroeste, em Santos, um cabo da PM lotado no 39º BPM/I, em São Vicente, sobreviveu a um ataque.

Além da tocaia contra o soldado no Bolsão 8, outro crime ocorrido nesta semana tem fortes indícios de ligação com o PCC. Por volta das 5 horas de terça-feira, Adevânio José da Silva, de 30 anos, morreu após ter o seu Fiat Palio atingido por vários tiros na Marginal Sul da Via Anchieta, altura do Km 62, no Jardim São Manuel, em Santos.

Adevânio ficou conhecido nos meios policiais em 2006, quando o PCC deflagrou uma série de ataques em todo o Estado contra o patrimônio público e privado. A facção também canalizou as suas ações criminosas contra agentes de segurança, principalmente policiais militares, causando a morte de vários deles.

Suspeito de integrar o PCC e ser um dos envolvidos nos ataques a coletivos na Baixada Santista, Adevânio teve a sua casa revistada por policiais civis em 29 de julho de 2006. Na época, ele residia na Alemoa, em Santos, local próximo de onde sofreu o atentado que resultou em sua morte.

Como respaldo de mandado judicial, os policiais revistaram a residência de Adevânio, apreendendo 17 munições, um revólver calibre 38 com a numeração raspada e uma

garrafa pet de 2 litros com gasolina. Nos ataques aos ônibus, o PCC utilizou bombas incendiárias feitas com gasolina e conhecidas por coquetéis molotov.

O coronel do Comando de Policiamento do Interior - 6 (CPI-6) da Polícia Militar, Sérgio Del Bel, anunciou na quinta-feira o reforço do policiamento nas áreas onde foram registradas as 11 execuções durante esta semana e o aumento da ostensividade da corporação nos centros comerciais.

As duas medidas foram colocadas em prática após uma reunião com os responsáveis pelos cinco batalhões da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Um total de 300 homens faz o patrulhamento em pontos estratégicos de Guarujá e São Vicente.

"À noite vamos ter cerca de 10% a 15% a mais de policiais, sem contar o reforço da Rota, em horários que não divulgamos", revelou o coronel, que acredita em uma ligação entre os crimes e reforça o pedido por informações, anônimas, sobre os responsáveis.

De acordo com Del Bel, a região conta com cerca de dois a três pelotões da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), vindos da Capital. "Isso propicia maior visibilidade na rua, em termos de policiamento, principalmente nos locais onde foram realizados os crimes, como o PaeCará, Vicente de Carvalho e o Centro de Guarujá", disse.

Mesmo com o reforço de viaturas da Polícia Militar, no início da noite desta quinta-feira, um novo boato de toque de recolher fez com que comerciantes de São Vicente fechassem as portas mais cedo.

Segundo moradores, pessoas telefonaram e motoqueiros passaram dizendo que era para encerrar as atividades às 18 horas. Para reforçar o policiamento do local, o helicóptero águia da PM sobrevoou alguns bairros da Cidade.

Um comentário:

  1. Em Cotia a coisa ta preta também...
    PCC ta atacando policia sem medo e a policia invés de combater o crime fica fazendo blitz pra prender carros com IPVA atrasados, batendo boca com a população e ironizando os cidadão!
    Sera que é essa policia que nois queremos?

    ResponderExcluir