terça-feira, 27 de abril de 2010

EUA recomendam não viajar para o litoral de SP

O órgão do governo dos EUA responsável pela segurança de seus cidadãos no exterior recomendou, em comunicado, que os norte-americanos "evitem viajar" para quatro das maiores cidades do litoral paulista --Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande-- até que a onda de violência da última semana esteja encerrada. O OSAC (Conselho Assessor de Segurança no Exterior), ligado ao Departamento da Defesa dos EUA, baseou o comunicado em informações coletadas pelo Consulado em São Paulo.

Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que "a vida na cidade transcorre dentro da normalidade" e que, portanto, o comunicado "não se justifica". A última vez em que o órgão fez um alerta semelhante sobre cidades paulistas foi em agosto de 2006, após a segunda onda de ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), quando recomendou que os americanos evitassem "viagens desnecessárias".

O novo comunicado se baseia em informações da polícia e em notícias de jornais sobre a série de mortes ocorridas na semana passada. Seis pessoas foram assassinadas em apenas três dias no Guarujá --para efeito de comparação, a cidade teve 53 vítimas de homicídio em 2009, ou menos de cinco por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário