quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Balanço aponta 23 mortes em bancos em 2010

Pelo menos 23 pessoas morreram em assaltos envolvendo bancos em todo País durante o ano de 2010, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com base em informações da imprensa.

Entre as vítimas fatais, oito são vigilantes, oito são clientes, dois são policiais e um bancário. Os casos ocorreram em São Paulo (5), Rio Grande do Sul (3), Rio de Janeiro (3), Pará (2), Pernambuco (2), Paraná (3), Minas (2), e um caso cada na Bahia, Maranhão e Distrito Federal (DF).

Entre as ocorrências, há dez crimes conhecidos como 'saidinha de banco', que, segundo o diretor da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, "começa dentro das agências e, por isso, esse crime não é somente um problema de segurança pública como alegam certos bancos, mas é um golpe que também precisa ser enfrentado por eles, através do reforço dos equipamentos de prevenção e os lucros permitem investir mais em segurança".

Para o Contraf, os bancos precisam ampliar as medidas preventivas, como procedimentos que dificultem a visualização por terceiros das operações dos clientes nas agências e postos, como a instalação de divisórias individualizadas e biombos entre a fila de espera e os caixas, além de portas de segurança com detectores de metais, câmeras de filmagem com monitoramento em tempo real e vidros blindados nas fachadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário