quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Operação descobre família ligada ao PCC e responsável por tráfico de drogas na Costa Sul

O dia de ontem mal tinha amanhecido, mas já movimentava o bairro de Boiçucanga, situado na Região Sul do município.

Uma operação conjunta desenvolvida pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia Seccional e 2º Distrito da Polícia Civil, resultou na descoberta de uma família, formada por quatro pessoas, responsável pela comercialização de drogas na área. A ação foi realizada por volta das 6h e também confirmou as suspeitas de que o grupo era ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), milícia que comanda atos criminosos dentro e fora das carceragens.

Apesar de culminar nas prisões apenas ontem, as investigações das autoridades já ocorriam durante três meses. Durante esse período, investigadores da Dise destacaram que as pessoas eram monitoradas por meio de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Por sinal, foi esse trabalho que fez com que policiais civis prendessem há quase dois meses, um outro traficante com envolvimento com o PCC.

Desta vez, os detidos tratam-se de Ângelo Passos dos Santos, 24 anos, apontado como o “disciplina”, que segundo os agentes, é a forma como os líderes da facção chamam os comandantes do tráfico de drogas em pontos estratégicos, no caso do Litoral Norte, no território sebastianense. Ele, que ainda de acordo com os investigadores, já foi preso quando menor de idade também pela comercialização de entorpecentes, estava dentro da residência da namorada, a universitária Lana Gil Ornela Chagas, 25, localizada na Francisco Scarpa.

Na Rua dos Tucanos, os policiais civis detiveram a mãe de Santos, a doméstica Ângela Maria dos Passos Santos, 43. Ela assim como Lana, era uma das pessoas de confiança do “disciplina”, mesma condição do estudante F.R.S., 16, que distribuía drogas nas imediações do bairro.

Segundo os agentes da Dise, Santos fazia, junto com os três comparsas, a distribuição dos entorpecentes pela cidade, principalmente, na Costa Sul. Além disso, segundo os policiais, mantinha contato diário com os membros do PCC da região e de outras localidades do Estado de São Paulo.

Detidos, os infratores foram levados diretamente por um comboio composto de seis viaturas e 20 homens das corporações envolvidas, até a sede da Dise, no bairro do Arrastão, na Região Central da cidade. Na unidade, os quatro passaram por interrogatórios e foram enquadrados por tráfico de entorpecentes, com exceção do menor de idade, que foi enquadrado apenas por ato infracional.

Segundo os investigadores, ontem, Santos foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP), em Caraguatatuba; Lana e Ângela foram levadas à Cadeia Pública Feminina, em Ubatuba. O menor, ficou a disposição da Promotoria da Infância e a Juventude.

Contudo, a operação não ficou apenas restrita as prisões dos envolvidos. Durante o período em que estavam nas residências vistoriadas – ao todo foram oito, incluindo as dos traficantes –, os policiais apreenderam 10 pinos de cocaína prontos para a comercialização; apetrechos para preparação dos produtos, como fitas e sacos plásticos; celulares; duas motocicletas, sendo uma Honda CB 500 e uma Honda CBX 250 cilindradas; dois carros, sendo um Gol e um Golf; além de mais R$ 1,7 mil em dinheiro trocado em notas pequenas, o que evidencia ainda mais, a comercialização de drogas pela quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário