sábado, 24 de outubro de 2009

Tráfico usa baile funk para atrair adolescentes

A Polícia Civil deteve ontem 75 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que mataram aula para participar de um baile funk em São Bernardo do Campo (ABC). Dois responsáveis pelo evento foram presos por vender cocaína, maconha e bebidas alcoólicas para os estudantes.

O "Baile do Mata Aula" acontecia semanalmente havia pelo menos dois meses. Segundo o delegado Mitiaki Yamamoto, titular do 6º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, o evento era divulgado no site de relacionamentos Orkut e na porta de quatro escolas públicas da região da Vila São Pedro.

"O local onde as festas aconteciam era divulgado minutos antes de elas começarem. O público alvo eram os estudantes dessas quatro escolas", disse o delegado.

As festas eram feitas de manhã --das 7h às 12h, no período das aulas-- e também à noite, normalmente nas sextas-feiras ou nos sábados. Moças entravam de graça, e os rapazes pagavam R$ 1, de acordo com a polícia.

Yamamoto acredita que o objetivo principal dos bailes era viciar os estudantes em drogas. Dessa forma eles passariam a consumir e, para sustentar o vício, até poderiam trabalhar como "aviõezinhos" (pessoas que transportam e vendem drogas) para traficantes da região.

"A equipe da delegacia está prendendo, em média, quatro pessoas ligadas ao tráfico de drogas por semana na região. Investigamos se os traficantes estão usando os bailes para conseguir mais mão de obra", disse Yamamoto.

A investigação da polícia começou com as prisões de pessoas ligadas ao tráfico de drogas da região, que forneceram as primeiras pistas sobre os bailes.

A polícia investiga inclusive relatos --ainda não comprovados-- de que estudantes teriam se prostituído para obter dinheiro para comprar drogas nos bailes funk.

Depois de conversar com professores e informantes, a polícia descobriu que um dos bailes seria realizado às 7h de ontem em um sobrado na avenida Dom Pedro de Alcântara. Às 7h30, a polícia invadiu o local e conduziu 75 estudantes para prestar esclarecimentos na delegacia.

Foram presos no local o comerciante José Oliveira Santos, 48 anos, responsável pelo salão de bailes, e sua funcionária Mariana Peres, 19 anos. No local, foram apreendidos 30 porções de cocaína e um pacote de maconha.

Os dois presos foram indiciados por corrupção de menores, tráfico de drogas e desacato, segundo a polícia.

O advogado da dupla, Lourival Dias Tranches, disse que seus clientes negam todas as acusações. "Os estudantes pediram o local emprestado para ensaiar uma peça de teatro, e ele [Santos] concordou", disse. O advogado também negou o comércio de drogas, mas não se manifestou sobre o fato de bebidas alcoólicas, como cerveja e pinga, terem sido vendidas no local.

A polícia também investigará se os suspeitos têm ligação com traficantes de drogas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário