quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rota completa 39 anos nesta quinta-feira


O 1º Batalhão de Polícia de Choque - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) - completa, nesta quinta-feira (15), 39 anos de existência. Para celebrar o aniversário, será realizado na sede da unidade, no número 440 da avenida Tiradentes, na Luz, Centro da Capital, um evento comemorativo. Também serão entregues medalhas alusivas ao centenário do Batalhão Tobias de Aguiar, anterior à Rota e com 118 anos de existência.

Na solenidade, os 720 policiais militares que compõem o efetivo da Rota - oito deles mulheres - serão representados pelo comandante da unidade, o tenente-coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada. O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, e o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto.

Criado em 1891, o Batalhão Tobias de Aguiar teve um dos seus mais tradicionais símbolos instituído no 79º aniversário, quando a Rota foi criada: a boina negra. Assim como o braçal, a boina é sinônimo de orgulho e responsabilidade para os policiais do 1º BPChq.

A Rota atua no controle a distúrbios civis, escoltas especiais (presos perigosos, autoridades federais, armamento, menores da Fundação Casa), participa ativamente de operações de patrulhamento inteligente e Operações Saturação por Tropas Especiais (Oste).

A unidade, que é uma modalidade específica de patrulhamento, não atende ocorrências do serviço 190 (Copom), pois tem a finalidade de realizar esse patrulhamento específico e apoiar as viaturas de área. O 1º BPChq é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, e é composto por quatro Companhias e um setor administrativo.

Hoje, a unidade conta com 100 viaturas, entre operacionais e leves. A Rota atende a Capital e Grande São Paulo rotineiramente, além de cidades do Interior e Litoral em operações específicas de área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário