quinta-feira, 16 de junho de 2011

Foragido é preso em Jacareí; ele trabalhava em frente à delegacia


Joaquim Morais, foragido da Justiça, foi preso em Jacareí. O curioso é que ele trabalhava há dois meses bem próximo a uma delegacia. A prisão levanta a questão da captura de presos. Muitos saem do presídio e levam uma vida normal fora das celas. A saída temporária funciona?

Foi durante uma blitz de rotina na Rodovia Nilo Máximo, ligação entre Santa Branca e Jacareí, que Joaquim Morais foi capturado. Joaquim, condenado por tráfico de drogas, é foragido do sistema prisional. Saiu pela porta da frente de uma penitenciária, em Tremembé, durante a saída temporária do dia das mães em 2007.

Há quatro anos, Joaquim andava livremente pelas ruas. Há pouco mais de dois meses, trabalhava como ajudante em uma loja de materiais de construção. Ele não era registrado, faltava bastante e ganhava por semana. O dono, que não quis gravar entrevista, não pediu os antecedentes criminais do funcionário, mas informou que ele nunca levantou suspeitas. Para policia também não. A loja de materiais de construção fica bem próxima à delegacia da cidade. “A pessoa tinha um comportamento normal, dificilmente vai ser abordada pelos policiais”, contou o delegado Roberto Martins.

A falha na captura de presos foi levantada, em março deste ano, quando um foragido do sistema prisional, Ananias dos Santos, matou duas irmãs, em Cunha. Desde que saiu da prisão, ele morava o tempo todo na casa dos pais. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, nas últimas duas saídas temporárias, desse ano, a de Páscoa e dia das mães, dos cerca de 40 mil presos que deixaram os presídios, 2 mil não retornaram e são considerados foragidos.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou ainda que o benefício está previsto em lei e é dado a presos de bom comportamento. E que quando os foragidos são capturados, voltam para o regime fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário