domingo, 30 de agosto de 2009

Aposentado espera mais de três horas por atendimento no hospital e caso vai para Ministério Público


Mais um embate foi formado entre a Casa de Saúde Stella Maris e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores, Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapcut) de Caraguatatuba. Dessa vez foi a falta de atendimento preferencial a um homem de 78 anos que deu entrada na unidade hospitalar com fortes dores. Com isso, a entidade entrou com uma representação no Ministério Público contra o hospital.

O caso teria ocorrido no dia 16 passado por volta das 18h15. Segundo o diretor de base do sindicato, José Rodrigues Cidreira, o paciente estava com dores decorrentes de problemas de coluna e teria ficar mais de três horas deitando em um banco de cimento à espera de atendimento médico.

“Após acionado, me dirigi ao balcão de atendimento do hospital solicitando que fosse respeitado o direito do idoso no que diz respeito à prioridade no atendimento, mas isso foi negado”, esclarece Cidreira
A informação que teria recebido, conforme consta na representação, é que “a entidade não dispõe de atendimento preferencial ao idoso e por este razão deveria continuar aguardando pela chamada”.

Diante do fato, a Polícia Militar foi acionada por meio do 190 e só após a chegada dos policiais é que o paciente teria sido atendido, bem como outros que se encontravam no local.

Invocando afronta ao dispositivo legal do artigo 71, inciso 3º do Estatuto do Idoso, Cidreira disse que a opção foi acionar o Ministério Público para que a Casa de Saúde passe a respeitar os direitos dos idosos e implante placas informativas relativas ao atendimento preferencial.

Ontem, o promotor dos Direitos Humanos, de Caraguá, Matheus Jacob Fialdini, explicou que vai analisar a representação, ouvir os envolvidos, antes de tomar qualquer medida.

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