sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Negro é espancado por seguranças só porque tinha carro bom


Ele é negro , vigilante, trabalha de dia e de noite e já pagou 21 das 72 parcelas do EcoSport 2007 que comprou financiado, com suor. Januário Alves de Santana, de 39 anos, não aguenta mais ser humilhado e confundido com bandido por dirigir seu próprio carro. Já foram três casos.

No último, em 7 de agosto, ele afirma ter sido espancado e perseguido por 40 minutos por cinco seguranças do hipermercado Carrefour de Osasco, na Grande São Paulo, pela mesma suspeita. Quando, enfim, chegou a Polícia Militar, ele pensou: “Graças a Deus.” Pensou errado. Januário se identificou, disse que a filha de 2 anos estava dentro de seu veículo, precisando de sua companhia.

E ouviu de um policial identificado por Pina: “Fala logo, negão. Você tem cara de quem tem pelo menos uns três BOs (boletins de ocorrência) Confessa que é melhor.” Januário não suportou tamanha humilhação e fez queixa na delegacia. “Não tenho medo de represália e nem de ser morto. Morri naquele dia. Vou levar à frente porque se tiver que viver, quero viver com dignidade”, afirmou.Ele já adiantou que seu advogado, Dojival Vieira, está se preparando para mover uma ação contra o estado e contra o hipermercado.

3 comentários:

  1. Enquanto isso em Brasília os verdadeiros ladrões estão soltos, e os negros honestos e trabalhadores são tratados como ladrões...o Brasil é uma pátria madrasta.

    ResponderExcluir
  2. Não e só o racismo que nos afligi.
    Já fui abordado por policiais (soldados) e é muito diferente quando a mesma abordagem é feita por oficiais, que impõem o respeito sem ter que humilhar ninguém.
    Precisamos de bons policiais que saibam que agir como bandido não e defender a nossa Cidadania.

    ResponderExcluir
  3. estou fazendo um trabalho de escola sobre rasismo, e vou utilizar a sua reportagem e depoimentos para fazer o trabalho , espero que os ciguranças sejam punidos!

    ResponderExcluir