terça-feira, 18 de agosto de 2009

Preso médico acusado de abusar de pacientes

O médico Roger Abdelmassih, 65 anos, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, foi preso na tarde de ontem.

A prisão foi realizada por policiais civis em sua clínica no Jardim América (zona oeste de SP), em cumprimento à ordem do juiz Bruno Paes Stranforini, da 16ª Vara Criminal da capital. O magistrado acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual e determinou a prisão preventiva (sem prazo determinado, até um provável julgamento) do médico, mas não deu detalhes dos motivos de sua decisão. O Ministério Público também não se manifestou sobre o assunto.

O juiz decretou também segredo de justiça sobre o caso, razão pela qual a íntegra da decisão e detalhes da denúncia não foram divulgados. Nota divulgada ontem à noite pelo Tribunal de Justiça afirma que o juiz tomou tal decisão para preservar "a intimidade dos envolvidos". Abdelmassih foi denunciado pela Promotoria na última quinta-feira sob acusação de 56 estupros.

A denúncia foi feita com base em legislação que passou a vigorar no dia 7 de agosto segundo a qual o antigo "ato libidinoso" passa a ser considerado como "estupro". Pela legislação anterior, seriam 53 atentados violentos ao pudor (atos libidinosos) e três estupros (quando há conjunção carnal).

A investigação contra o médico foi revelada pelo jornal "Folha de S.Paulo"
em janeiro. Cerca de 60 mulheres --quase todas ex-pacientes-- o acusam de crimes sexuais.

Em geral, as mulheres o acusam de tentar beijá-las ou acariciá-las quando estavam sozinhas --sem o marido ou a enfermeira presentes. Algumas disseram ter sido molestadas após a sedação.

O advogado José Luis Oliveira Lima, um dos defensores do médico, disse considerar a prisão "ilegal". "Não há qualquer fato novo. Não há qualquer circunstância. Não há qualquer prova, é importante que se diga isso, da acusação de estupro. Não é verdade. Não consta nos autos [do processo]", disse o advogado.

Banheiro
De acordo com o delegado Aldo Galiano Júnior, titular da 1ª seccional (centro) e responsável pela prisão, o médico foi preso quando chegava à clínica para trabalhar, por volta das 15h. Ele disse que o médico tentou evitar a prisão determinando aos seguranças o fechamento de um dos portões da clínica e se escondendo num banheiro.

Ainda segundo o delegado, a localização do médico foi conseguida sem esforços, pois uma policial se passava por cliente e estava na clínica quando o médico chegou correndo. "Ele [Abdelmassih] disse que achou que se tratava de um assalto."

À noite, o médico foi levado para fazer exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal) central. Depois, o médico foi levado sem algemas para o 40º Distrito Policial (Vila Santa Maria), onde ficaria em cela especial. O DP conta com celas exclusivas para presos que têm diploma universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário