terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aposentado de 70 anos é barrado em ônibus da Praiamar

O aposentado Benedito Moreira da Silva, 70 anos, passou por uma situação constrangedora em Caraguatatuba. Na tarde da última sexta-feira, por volta das 14h, foi barrado pelo motorista ao tentar subir em um ônibus da empresa Praiamar Transportes Ltda. A situação ocorreu na Avenida da Praia, na região central, quando tentava se dirigir ao bairro do Travessão, na área Sul do município.

De acordo com o aposentado, a linha que planejava utilizar era o Centro-Pegorelli, porém, ao contrário de outras oportunidades, quando foi bem atendido pelos condutores, foi impedido ao subir no degrau do veículo. “Mostrei minha documentação, com foto e tudo, para confirmar a minha idade e a aposentadoria, mas o motorista, sem razão nenhuma, disse que não poderia subir e se permitisse, teria que pagar passagem e passar pela catraca”, relata Silva. “Sempre andei normalmente nesses ônibus. Não sei por que desta vez ocorreu isto”, lamenta.

Surpreso com a situação, o usuário, que também é hipertenso, ainda informa que passou por um quadro nada agradável. “Mesmo estando no começo do trajeto, o ônibus tinha uma boa quantidade de passageiros. Enquanto eu tentava entrar no ônibus e o motorista tentava me tirar, todo mundo era expectador da cena”.

Morador do bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, o aposentado conta que usa com freqüência o transporte coletivo em Caraguatatuba. Ainda segundo ele, em outras cidades, como São José dos Campos, e até em uma viagem para Santa Catarina, não teve problemas ao utilizar o tipo de serviço.

A situação vivida por Silva, segundo o Estatuto do Idoso, é considerada ilegal. No artigo 39, a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos é assegurado aos maiores de 65 anos. A única exigência neste caso é a apresentação de um documento que comprove a idade. Além disso, as empresas são obrigadas a reservar 10% dos assentos aos idosos.

Um comentário:

  1. aproveitando essa matéria.. fico indignada, em sp mulheres de 60 anos e homens de 65 anos não pagam passagem, em Mato Grosso aposentados e pensionista não pagam passagens .. em Caraguatatuba eu não sei nada, tenho feito busca de todo jeito ... quem não paga onibus em caraguatatuba e não achei nenhuma lei??? eu penso que como mulher de 60 anos dá vontade de não pagar.. pois ganho salario minimo como posso pagar passagem? isso não é só um problema meu e sim de muitos...

    ResponderExcluir