sábado, 15 de agosto de 2009

Denúncias contra Santa Casa vão para Secretaria do Estado e Conselho de Saúde


As constantes denúncias sobre a atual situação da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, foram parar na Secretaria de Estado, no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e agora chegam ao Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Deterioração de equipamentos, banheiros dos pacientes em mau estado de conservação, sala de entendimento de enfermagem sem a devida ventilação e bancos de alvenaria que servem aos pacientes em espera sem a devida higienização são algumas das irregularidades apresentadas.

Em abril passado, o diretor do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados (Sintapcut), base no município, José Rodrigues Cidreira, encaminhou ofícios ao deputado estadual Marcos Martins, membro da Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa e ao próprio Coren relatando a situação da unidade hospitalar. Na ocasião, ele pediu fiscalização da Vigilância Sanitária nas dependências do Pronto-Socorro e do hospital.

Ofício semelhante foi encaminhado pelo deputado ao secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata, que em recente visita à Santa Casa foi apurar as denúncias. Esta semana o vereador Wilson Gobetti (PDT) conseguiu a aprovação do requerimento 523 solicitando informações do Comus sobre a veracidade das denúncias apresentadas. “As denúncias são graves e é preciso que se apure”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com o presidente do Comus-Caraguá, Marcos da Costa Nunes Gomes, o conselho já recebeu ofício da presidência da Câmara e do próprio deputado, inclusive outras denúncias relacionadas, protocoladas por munícipe, sobre índice de mortalidade provocada por infecção hospitalar.

Ele adianta que essa será a pauta da próxima reunião do Comus, que ocorre na segunda quarta-feira do mês. “Se houver embasamento a Santa Casa será notificada para tomar as providências cabíveis”, adiantou.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Hospital Stella Maris informou que a unidade passa por reestruturação para dar um atendimento mais adequado à população. O hospital ressaltou ainda que os profissionais que trabalham em suas instalações são habilitados tecnicamente para o atendimento aos pacientes, segundo suas funções e seus respectivos Conselhos.

3 comentários:

  1. faltou um monte de denuncia ai em !
    pergunta: quanto foi gasto desde estas denicias até o prezado momento?
    quem deu o dinheiro e quanto?
    faça - me o favor!

    ResponderExcluir
  2. a mais tem muito mais coisas ai viu,o atendimento é péssima,os medicos sao mau pagos,por isso que atendem a populaçao de qualquer jeito,esse tipo de instituiçao tem que ser administrado pelas autoridades municipais,e ai sim o povo vai ter um pouco de credibilidade na instituiçao.sinto dizer mais enquanto continuar assim todos vao pagar o preço.

    ResponderExcluir