quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PM baleado em 2006, atualmente aposentado, é novo integrante da Secretaria de Segurança Urbana

A Secretaria de Segurança Urbana (Segur) de São Sebastião, contratou, nesta semana, o policial militar reformado, Rodrigo Tude Santana, para fazer parte da equipe, trabalhando no Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).

Tude Santana tem 32 anos e entrou para os serviços da Polícia Militar aos 26 anos, quando fez sua escola militar no 5º Batalhão de Taubaté, em seguida retornou ao Litoral Norte, atuando na Região Sul. Durante dois anos, após a escola, o policial foi muito atuante, até que uma tentativa de assalto o deixou deficiente.

No dia 1º de maio de 2006, quando Tude saia de casa para o trabalho, quatro homens o renderam. Sem pensar nas consequências, o policial alega que, até mesmo por instinto, reagiu havendo troca de tiros, foi quando uma das balas atingiu seu pescoço o deixando paraplégico.
Por cerca de oito meses Tude ficou internado no Hospital Militar se recuperando, até voltar para casa. Por conta do acidente, o policial foi reformado e aposentado. Mas reconhecendo seus dedicados trabalhos à região, seus conhecimentos nesta área de segurança, e mesmo incentivando à mão de obra de deficientes físicos, a secretaria de Segurança Urbana, contratou Tude para fazer parte do quadro de profissionais da Segur.

Para Rodrigo Tude Santana, é muito gratificante este reconhecimento. “De certa forma me sinto um vitorioso, pois renasci e agora estou sendo reconhecido, além de poder voltar trabalhar, passando meus conhecimentos aos novos colegas e somando forças. É uma integração do deficiente físico no mercado de trabalho, isso é muito bom e importante para mim”, finaliza.

Este já é o segundo profissional com deficiência física, por conta de confrontos com bandidos, e com vasta experiência, que o prefeito contrata na Secretaria de Segurança Urbana. O primeiro foi 2º sargento reformado Policial Militar Odair Restani Valentim, 37 anos, que foi ferido, em novembro de 2006, na praia de Martin de Sá, em Caraguatatuba, durante uma ocorrência de assalto com reféns, onde o policial para tirar a refém dos braços de um dos assaltantes que a segurava pelo pescoço, distraiu-lhe a atenção para que este soltasse a adolescente, o que deu resultado positivo, mas o assaltante vendo-se desprotegido pela refém deu três disparos de uma arma calibre 38, que lhe acertaram o pescoço, a axila e o ombro. O projétil que atingiu seu pescoço o deixou tetraplégico.

Esta deficiência não foi motivo para fazê-lo desistir, com apoio dos familiares e amigos, ele conseguiu recuperar um pouco dos movimentos dos membros superiores, o que lhe permitiu aceitar o convite desta administração para assumir a função de ouvidor.

Esta nomeação é mais uma evidência da preocupação de inclusão social do deficiente físico no mercado de trabalho, que é pauta constante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e defendida com prioridade pelo prefeito Ernane e o Secretário de Segurança Urbana Vicente Perine Junior. “É cada vez maior o número de vagas e oportunidades para deficientes físicos, resultado da busca por especialização, das melhores condições de trabalho e a certeza de que algumas deficiências não impedem a pessoa de continuar sua vida adaptada à nova condição física”, ressalta Perine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário