quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Guarda envolvido em morte de adolescente em Heliópolis foi expulso da PM em 1997

Um dos guardas municipais de São Caetano do Sul envolvidos no tiroteio que resultou na morte da adolescente Ana Cristina de Macedo, de 17 anos, em Heliópolis, zona sul de São Paulo, havia sido expulso da Polícia Militar de São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública confirmou que Édson Damião Estevam, de 43 anos, havia sido expulso da PM em 1997.

Ele trabalhou na corporação por 4 anos e o motivo da expulsão não foi divulgado pela Secretaria, que alega que o processo está num 'arquivo morto', no 8º Batalhão da Polícia Militar, no Tatuapé.

Estevam é um dos três guardas municipais da cidade vizinha que perseguiram um carro roubado e trocaram tiros com os bandidos dentro da Favela de Heliópolis. Ana Cristina voltava da escola quando foi atingida pelos disparos. Mãe de uma menina de um ano e oito meses, ela planejava formar família até o fim do ano.

Pelas normas da Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul, o fato de Estevam ter sido expulso da PM implicaria imediata desclassificação dele no concurso público para a guarda civil. O motivo da presença deles nos quadros do órgão, no entanto, não foi esclarecido pela Prefeitura de São Caetano do Sul.

Testemunhas disseram que Ana Cristina chegou a se esconder atrás de um veículo durante o tiroteio e teria sido confundida com um dos ladrões pelos guardas. O tiro que a matou acertou na cabeça e teria saído da arma de um dos guardas. Os três portavam revólver calibre 38, que foram recolhidos para perícia. Os guardas foram afastados dos serviços de rua e receberão apoio psicológico até o fim do inquérito.

Além de Estevam, participaram da ocorrência os guardas Luziel Pereira da Costa, de 48anos, e Vicente Pereira Passos, de 45.


No boletim de ocorrência registrado no 95º Distrito Policial (Cohab Heliópolis), Estevam afirmou ter tentado atirar contra o pneu do Ford Ka vermelho, roubado, no momento da perseguição. Os dois ladrões do veículo fugiram. Uma mulher foi presa e é apontada como comparsa da dupla.


Segundo o boletim, foi Estevam quem abordou a mulher, que estaria no banco traseiro do automóvel, na Estrada das Lágrimas, próximo à Rua Cônego Xavier, onde Ana Cristina foi encontrada morta.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, somente após a troca de tiros, a prisão da mulher e a fuga dos ladrões de carros é que os guardas civis perceberam que a adolescente estava caída, vítima de disparo de arma de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário