quarta-feira, 29 de julho de 2009

Guarda municipal é torturado

Se não bastasse manter duas crianças de 8 e 10 anos amarradas durante um assalto, três marginais obrigaram o pai delas, de 37 anos, a inalar gás de pimenta. A tortura ocorreu logo após os marginais descobrirem que a vítima era guarda civil municipal.


Os ladrões usaram um Fusca 1975 na fuga, e a Polícia Militar os localizou logo depois. O pedreiro Leandro Vicente de Jesus, de 24 anos, foi morto após resistir à prisão e um menor, de 17 anos, acabou apreendido. O terceiro escapou.

O guarda relatou à polícia que por volta das 19h30 de domingo, ele estava em sua residência, no Balneário Flórida, em Praia Grande, consertando o carro, quando foi surpreendido pelo trio, que violentamente anunciou o assalto. Um dos marginais estava armado.

Os assaltantes renderam, além do guarda, seus dois filhos e sua esposa, de 31 anos. Todos foram amarrados com cordões de calçados em um dos cômodos da casa, o que, segundo a vítima, "levou pânico às crianças e à mulher". Na sequência,eles recolheram aparelhoseletrônicos, como um notebook e um computador, além de joias e cartões bancários.

Porém, a situação se agravou quando os marginais encontraram o uniforme da guarda municipal. A partir daí, a vítima contaque os três ficaram nervosos e passaram a exigir que entregasse suas armas sob ameaça de ser esfaqueado.

Apesar de o porte ser permitido aos guardas civis no Município, não havia qualquer arma no imóvel da vítima. Nesse momento, o guarda relatou que foi obrigado a aspirargás de pimenta e, em seguida, foi algemado. Os assaltantes fugiram levando o colete balístico, a moto Honda CG Titan prata da vítima, uma bicicleta e os aparelhos eletrônicos. Os marginais escaparam em um Fusca amarelo.

Após o trio sair, mesmo amarrada, a mulher do guarda alcançou a janela e pediu ajuda a vizinhos, que acionaram a Polícia Militar.

Além de responder pelo crime de roubo, os envolvidos foram indiciados por tortura, conforme determinou o delegado Francisco Wenceslau.

Ele revelou que a vítima, em seu relato, declarou ter sido submetida a intenso castigo pelos marginais. "Amarrado, ele foi obrigado a aspirar o gás de pimenta. Esse gás causa bastante urticária e dificulta a respiração. As crianças, que estavam no piso superior, ouviam o pai tossindo e sofrendo. A mulher achou até que ele estava sendo estrangulado", declarou o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário