terça-feira, 15 de setembro de 2009

Jovem faz reféns em creche e se entrega após 7 h

Um adolescente de 17 anos armado com uma faca invadiu uma creche e fez uma estudante e três funcionários reféns por quase sete horas ontem, em Santos (72 km de SP). Cerca de 80 crianças --com idades entre um e seis anos-- foram retiradas às pressas por policiais e educadores da unidade.

O objetivo do criminoso era chamar a atenção de sua ex-namorada, a cozinheira Marília de Jesus dos Santos, 46 anos --com quem namorava havia quatro meses--, que estava entre as reféns. Segundo o tenente-coronel da PM Armando Leite, por volta das 9h de ontem, o adolescente invadiu um açougue e furtou uma faca do estabelecimento.

Cerca de 30 minutos depois, ele foi para a Escola de Educação Infantil Estrela Guia (conveniada com a prefeitura de Santos), onde a ex-namorada trabalha, no bairro Macuco. Na recepção, o jovem rendeu a monitora Telma Delgado Fontes, 34 anos, um pedagogo de 24 anos e uma adolescente de 12, que fazia um curso no local. "Ele tirou a faca, botou no meu pescoço e nos levou para uma sala da creche", disse Telma.

Por ordem do criminoso, sua ex-namorada deixou a cozinha da creche e se juntou aos reféns em uma sala da administração. Como a porta não tinha fechadura, o criminoso ordenou que os reféns fizessem uma barricada com uma mesa na frente da porta.

Telma foi mantida pelo suspeito com a faca no pescoço durante toda a ação. A ex-namorada e os outros dois reféns ficaram sentados próximo à porta. "Eu falei para ele: Pelo amor de Deus, não me mata porque tenho um filho para criar. Achei que a polícia ia invadir e ele ia cortar o meu pescoço", disse Telma.

Pivô do incidente, Marília afirmou que brigou com o ex-namorado anteontem e o expulsou da casa onde os dois moravam. "Ele saiu chorando e disse: Você me aguarde."

O adolescente disse à reportagem que agiu motivado pelo ciúme da ex-namorada. As cerca de 80 crianças que estavam na creche foram levadas para um refeitório por educadores. A PM cercou o local e, uma hora depois da invasão, retirou as crianças.

Por volta do meio-dia, o criminoso libertou a refém de 12 anos em troca da presença da imprensa. Segundo a polícia, o criminoso aparentava estar sob o efeito de drogas.

Segundo a PM, a principal exigência do jovem era que um vizinho e o ex-marido de Marília fossem ao local, pois queria tirar satisfações com eles. A polícia não atendeu a exigência e informou que ele se entregou após um promotor de Justiça ser levado para negociar. Telma teve cortes superficiais no pescoço. Os demais reféns foram soltos sem ferimentos às 16h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário