segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Criminoso é morto pela Rota em troca de tiros


O desocupado Mário Roberto dos Santos, de 26 anos, foi morto em uma troca de tiros com policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar de São Paulo, no último sábado à tarde, no México 70, em São Vicente. Ele era suspeito de tráfico de entorpecentes e tentou fugir quando avistou a viatura. No barraco onde ele se escondia, cenário do confronto, foram encontradas duas balanças de precisão e 2,5 quilos de drogas.


Os policiais realizavam patrulhamento na Avenida Brasil às 15h30 quando se aproximaram de um ponto de tráfico de entorpecentes. Em rondas anteriores,a Rota já havia identificado que naquele trecho funcionava uma boca de fumo. Naquela ocasião, os meliantes se valeram da vantagem de conhecerem a área e correram por entre os becos, o que dificultou a perseguição.

Quando se aproximaram desta vez, o vigia da boca ­- cidadão que avisa os comparsas criminosos da presença da Polícia -­ correu para o interior da favela e se escondeu. A atitude chamou a atenção dos soldados. Três deles seguiram o suspeito e, como não o encontraram de imediato, iniciaram uma varredura na área, procurando principalmente nos espaços entre os barracos e as palafitas.

Um dos policiais passou próximo ao barraco onde o suspeito estava escondido e não percebeu que a moradia não tinha porta de entrada, mas apenas o vão. Naquele momento, o bandido tentou surpreender a diligência, saindo repentinamentede dentro do barraco e atirando, porém errou o alvo. Sua imperícia foi, ao mesmo tempo, a salvação do soldado e sua sentença de morte. Ele foi alvejado três vezes: no tórax, na barriga e na perna direita (região do fêmur).

O criminoso foi levado ao Centro de Referência em Emergência e Internação (CREI), onde morreu.

No barraco, os policiais encontraram 357 gramas de cocaína (distribuídos em 176 tubos) e maconha disposta em 22 papelotes (totalizando 74 gramas) e dois tijolos com um quilo cada. Além disso, apreenderam duas balanças de precisão e o revólver que estava em poder do bandido ­ uma pistola Taurus calibre 9 com 11 cartuchos não deflagrados. Todo o material será enviado para análise, assim como um projétil retirado do corpo do servente pela equipe médica do Crei. O crime foi qualificado como resistência à prisão e o Boletim de Ocorrência, registrado no 1º Distrito Policial da Cidade.

Um comentário: