terça-feira, 1 de setembro de 2009

Outro secretário de Serra tem a casa assaltada

Mais um integrante do primeiro escalão do governo de José Serra (PSDB) foi vítima de assalto: Luiz Roberto Barradas Barata, secretário do Estado da Saúde de São Paulo, teve a casa invadida e roubada na quarta-feira passada.

O assalto foi realizado dois dias antes de ocorrência envolvendo outro secretário de Serra, Guilherme Afif Domingos, do Emprego e Relações do Trabalho, cuja casa, no Jardim Paulistano (zona oeste de SP), foi invadida na sexta-feira.

Barradas mora no Alto de Pinheiros (zona oeste de SP), mesmo bairro em que Serra tem casa. A primeira-dama Monica Serra vive na residência da família.

Os assaltantes chegaram na casa de Barradas por volta das 13 horas. Um deles estava numa moto e disse que precisava entregar uma encomenda ao secretário. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, ele usava uniforme dos Correios.

Uma funcionária de Barradas abriu a porta. Outros dois ladrões apareceram e se juntaram ao terceiro para invadir a casa. Todos estavam armados. As duas funcionárias do secretário foram amarradas.

Os ladrões levaram dois notebooks, uma câmera de vídeo e dinheiro vivo: R$ 300 e uma "quantia não especificada em euros e dólares". A ação foi rápida: em poucos minutos, o grupo deixou a casa e fugiu. Barradas confirmou a ocorrência. Por meio da assessoria de imprensa, ele disse ontem que não pretende comentar o caso por se tratar de "problema particular".

A Secretaria de Segurança afirma que foi aberto um inquérito policial e que a ocorrência está sendo investigada.

Os dois assaltos envolvendo secretários de Serra ocorrem no momento em que os índices de criminalidade aumentam. Só o número de roubos cresceu 19% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2008. Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) subiram 79,3%.

O grupo que roubou a casa de Barradas atuou de forma semelhante ao da casa de Afif: nas duas ocorrências, os criminosos se apresentaram para entregar uma encomenda e foram autorizados a entrar.

Dias antes, um publicitário vizinho de Afif teve a casa invadida por ladrões que afirmavam trabalhar na Sky. Como tinha solicitado o serviço, suas funcionárias abriram a porta. A secretaria anunciou ontem que, atendendo a pedidos dos moradores e, diante da sucessão de assaltos, reforçará a segurança no bairro. Uma das medidas é colocar policiais em ronda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário