terça-feira, 4 de agosto de 2009

Turistas acusadas de estelionato são soltas e criticam cadeia

Depois de passar seis dias em carceragens do Rio, as inglesas Shanti Andrews e Rebecca Turner, ambas de 23 anos, relataram à imprensa britânica terem vivido um “pesadelo” na cadeia feminina da Polícia Civil, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Também compararam a penitenciária Bangu 7, para onde foram transferidas e onde permaneceram por um dia, ao “portão do inferno”.
Elas foram presas no domingo, depois de terem comunicado o roubo de pertences que, no entanto, foram localizados pelos policiais momentos depois no albergue em que estavam hospedadas.
Para a polícia, elas tentavam dar um golpe na seguradora de suas bagagens. As inglesas foram libertadas no fim da tarde de sábado e serão julgadas por estelionato, crime sujeito a pena de 1 a 5 anos de prisão.
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, Rebecca e Shanti reclamaram que a cela que ocupavam em Mesquita estava superlotada e elas tiveram de deitar no corredor, no chão de concreto.
“Mesmo assim era tão apertado que você só podia deitar de um lado”, contou Rebecca ao diário inglês. “Dormimos duas ou três horas na semana passada. Estávamos tão cansadas”, disse Shanti. As inglesas queixaram-se ainda de que havia apenas um chuveiro na cela para ser usado por todas as detentas, e que chegou a faltar água num dos dias. Houve reclamação também sobre a falta de descarga no único vaso sanitário existente no local. “O cheiro era terrível”, afirmou Shanti.
Apesar das inúmeras reclamações sobre as condições da cela na cadeia, elas afirmaram que foram bem tratadas pelas detentas em Mesquita. Mas tiveram de ficar ao lado de assassinas e traficantes.
Na sexta-feira passada, as turistas foram transferidas para Bangu 7. Ali, segundo contaram, outras presas perguntaram se eram lésbicas. Foi quando elas temeram sofrer algum tipo de abuso sexual. “Quando os advogados disseram que seríamos libertadas, começamos a chorar. Tudo o que queríamos era tomar um banho”.
As garotas inglesas tiveram os passaportes confiscados pela Polícia Federal e vão permanecer no Brasil até o julgamento, o que deve ocorrer num prazo de até um mês. A primeira audiência está marcada para quarta-feira. Enquanto isso, as jovens vão ficar num hotel, com o pai de Shanti. O pai de Rebecca deve chegar hoje ao Rio.

“Elas estão traumatizadas. Não comeram nada do que era servido na cadeia. Só beberam água mineral. Tiveram muito medo das condições de higiene e sanitária da prisão. Depararam-se com a situação das nossas carceragens precárias”, afirmou Renato Tonini, advogado das inglesas.

Carceragem - O delegado Orlando Zaccone, coordenador de Controle de Presos da Polícia Civil, disse que há 4 mil presos nas cadeias da polícia e que aguarda a construção de quatro casas de custódia para desafogar o sistema. “Desde 2000, a Polícia Civil do Rio tem o projeto de acabar com as carceragens. Infelizmente, faltou decisão política para que isso ocorresse”, afirmou o delegado, que assumiu o cargo há cerca de 2 meses.

Zaccone espera que, com a construção das casas de custódia, já licitadas, o número de presos em cadeias da polícia caia para mil. “Não temos condições, hoje, de garantir a assistência que a Lei de Execuções Penais prevê, como atendimento médico e programas educacionais”, afirmou o delegado Ele negocia com prefeituras a implementação do programa Carceragem Cidadã, pelo qual médicos e professores dos municípios passariam a atender também presos.

O delegado fez ainda uma crítica: “É muito estranho que a sociedade brasileira só dê atenção quando é o estrangeiro que sofre nas nossas carceragens. O sofrimento das brasileiras não é motivo de atenção.” A Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária informou que só se manifestará hoje.

Um comentário:

  1. Pobre Brasil... Pobres brasileiros... Está tão banal a criminalidade e a violência aqui, que se já não bastasse os muitos pilantras que já existem aqui, também veem importados de fora. Todo mundo está se sentindo confortável de vir aqui e pisar mais um pouquinho nos brasileiros de bem, já tão sofridos. CHEGA DE IMPUNIDADE! CHEGA DE LEIS BRANDAS QUE PROTEGEM BANDIDOS!!! CHEGA! CHEGA! CHEGA! ALGUÉM TEM QUE MUDAR TUDO NESSE PAÍS. ANTES QUE SUCUMBAMOS DE VEZ!!!

    ResponderExcluir